Questões de Ciclo de Vida do Produto (Marketing)

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A demanda de muitos produtos passa por muitas fases; o conjunto dessas fases é denominada de:

  • A Ciclo de vida do produto.
  • B Ciclo de manutenção do produto.
  • C Ciclo de gestão do produto.
  • D Ciclo de planejamento do produto.
  • E Ciclo de sofisticação do produto.

O termo Long Tail, (literalmente “Cauda Longa” na tradução para o português) ganhou destaque após a publicação de um artigo do autor Chris Anderson sobre o tema. O conceito viralizou ainda mais na Publicidade, no Marketing Digital e no comércio online da internet, depois do livro escrito pelo mesmo autor, em 2006, intitulado de “A cauda longa — do mercado de massa para o mercado de nicho”. Assinale a alternativa que apresenta exatamente a que se refere esse termo e o conceito estratégico descrito por Chris Anderson.

  • A Cauda longa é um termo que se refere a uma estratégia que busca atingir várias coisas com grande procura, em vez de focar em poucas coisas e com poucos pedidos
  • B Se refere a uma estratégia que busca atingir várias coisas com baixa procura, em vez de focar em poucas coisas e com muitos pedidos. Ou seja, a cultura e economia mais voltadas para públicos específicos e segmentados. Os pequenos nichos de público-alvo
  • C Cauda longa é um termo que se refere a uma estratégia que busca atingir várias coisas independentemente da procura. Ou seja, sem público alvo
  • D Cauda longa se refere a uma estratégia que busca exclusivamente atingir poucas coisas que não geram muitos pedidos, desconsiderando público alvo
  • E É o conceito cuja representação pode se dar por uma imagem de um dinossauro com a cauda no chão, tendo no topo as coisas mais específicas e com menos demanda

As ações mercadológicas são direcionadas para atender as necessidades e desejos dos clientes, com oferta de produtos ou serviços. Porém, nos tempos atuais, as organizações buscam ir além dessa simples troca de valor. As ações possuem uma conjuntura de entrega de valor para o mercado, com o intuito de superar as expectativas do consumidor. Sobre o assunto, analise as afirmativas a seguir:


I. O valor agregado se refere aos atributos inseridos no produto ou serviço que proporcionam diferencial competitivo em relação à concorrência, mesmo que, para alcançar esse critério, sejam ofertados com custos mais altos para o consumidor final.

II. As ações mercadológicas buscam direcionar um atendimento mais personalizado com o cliente; para isso, as empresas investem em softwares de banco de dados para obter informações necessárias para desenvolver a personalização, como hobbies, preferências e hábitos.

III. As forças analíticas influenciaram comportamentos dos consumidores e promoveram grandes desafios aos profissionais de marketing, fazendo surgir novos canais de comunicação por meio da globalização e das redes de tecnologia da informação – Internet.

IV. Satisfação do cliente consiste na análise da comparação entre os benefícios e os custos para adquirir um produto ou serviço. Nos custos estão embutidos os fatores tempo, financeiro e psicológico, que devem superar os atributos da aquisição.


Assinale

  • A se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • B se somente as afirmativas I e IV estiverem corretas.
  • C se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • D se somente as afirmativas II e IV estiverem corretas.
  • E se somente as afirmativas III e IV estiverem corretas.

De tempos em tempos, as empresas que faturam com a venda de aparelhos celulares oferecem um modelo atualizado e inovador, com diversas funções. Esse procedimento está atrelado à imagem que essas empresas nos transmitem em suas campanhas publicitárias. (SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: Ibpex, 2011. Adaptado.)
Com base no fragmento apresentado, considere as asserções e a relação proposta entre elas.
I. “O exemplo relacionado à comercialização de novas versões de aparelhos celulares leva a acreditar que o mercado está evoluindo.”
PORQUE
II. “A estratégia de venda com a criação de novos modelos de aparelhos celulares fixa-se ao jogo de custos e preços, em vez de valorizar o efeito de marketing causado nas pessoas pela constante inovação do produto.”
Assinale a alternativa correta.

  • A As duas asserções são falsas.
  • B A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
  • C A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
  • D As duas asserções são verdadeiras e a segunda é uma justificativa da primeira.

Considerando que as exigências do marketing moderno vão além do desenvolvimento de um produto ou serviço de qualidade, sendo necessária a comunicação das empresas entre si, com seus públicos e com partes potenciais envolvidas no negócio, julgue o item subsecutivo.


Mesmo que defina o conteúdo da mensagem de uma propaganda institucional com base em um mix de comunicação de marketing que inclua planejamento e apelos racionais ou emocionais, o comunicador não é capaz de prever o efeito de sentido que a mensagem causará no público-alvo

  • Certo
  • Errado