Questões de Produção Gráfica (Relações Públicas)

Limpar Busca

A respeito dos convites, tem-se que observar determinados detalhes. Dentro desse contexto, assinale a alternativa incorreta:

  • A O convite pode ser feito de diferentes formas: convite impresso totalmente, convite semi-impresso, ofício, telegrama, telefone, fax, e-mail. A escolha cabe ao responsável pelo cerimonial
  • B Os convites devem conter os elementos essenciais: quem convida, a finalidade do convite, local, data, hora e, se for o caso, pedir confirmação e indicar o traje
  • C O convite impresso é assinado e pode-se incluir no convite: “pessoal e intransferível”
  • D O convite é um instrumento de comunicação, deste modo torna-se aconselhável usar somente expressões na língua portuguesa, para que a comunicação se complete
  • E Os convites devem ser enviados com antecedência de 10 a 15 dias, para cerimônias de pequeno porte, para grandes eventos é indicado 30 dias

Existem procedimentos para a rotina de expedição de convites. Nesse sentido, analise as alternativas e assinale a correta.

  • A Defnição de modelo, Redação do texto, Anexos, Lista de convidados, Quantidade de convites impressos, Etiquetas com nomes e endereços, Expedição dos convites, Lista de confrmação de presença
  • B Definição de modelo, Redação do Texto, Lista de Convidados, Etiquetas com nomes e endereços, Expedição de convites impressos, Lista de Confirmação de presença
  • C Redação do Texto, Lista de Convidados, Expedição de Convites, Lista de Confirmação de presença
  • D Redação do Texto, Anexos, Quantidade de Convites, Etiquetas com nomes e endereços, Lista de Confirmação de Presença
  • E Definição de modelo, Redação do Texto, Anexos, Lista de convidados, Expedição dos convites, Lista de confirmação de presença

Recursos audiovisuais são ferramentas que auxiliam palestrantes e expositores. Como qualquer ferramenta, o uso deve ser adaptado a cada situação de trabalho. Em relação ao design e à tecnologia que envolvem apresentações, assinale a alternativa correta.

  • A Apresentações que utilizam imagens são necessárias principalmente quando se fala de aspectos quantitativos. A presença de gráficos, organogramas e esquemas faz com que a plateia possa visualizar melhor o que o palestrante quer comunicar.
  • B Expositores que utilizam apresentações em PowerPoint devem se atentar para o conhecimento da plateia acerca da ferramenta em questão, pois ele só é compreensível para interlocutores que também sabem usá-la.
  • C Expositores que utilizam apresentações audiovisuais não são bem vistos pelas plateias, tendo em vista que, trazendo material de terceiros, eles demonstram que pouco sabem do tema em questão.
  • D Sempre é preciso contratar um profissional externo para fazer apresentações de cunho muito específico.
  • E O design da apresentação não deve se relacionar com a temática, devendo sempre ter aspecto neutro, pois ele não influencia na impressão do público quanto ao tema.

Atualmente, todas as empresas e instituições possuem o Sistema de Identidade Visual (SIV), que pode ser definido como:


Sistema de normatização para proporcionar unidade e identidade a todos os itens de apresentação de um dado objeto, por meio de seu aspecto visual. Este objeto pode ser uma empresa, um grupo ou uma instituição, bem como uma ideia, um produto ou um serviço.

(PEÓN, Maria Luísa; Sistemas de identidade visual. Teresópolis: 2AB.)


São considerados elementos primários de um SIV:

  • A o logotipo, o símbolo e o mascote.
  • B o logotipo, o grafismo e o mascote.
  • C o símbolo, a marca e o grafismo.
  • D o mascote, o símbolo e a marca.
  • E o logotipo, o símbolo e a marca.