Questões de Produção Gráfica (Relações Públicas)

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Quando se fala de comunicação nas organizações, é importante ressaltar que, independentemente da terminologia ou nomenclatura utilizada, há diversas formas de uma organização se comunicar: seu comportamento institucional é uma delas; sua arquitetura e sua identidade visual também são formas de comunicação e expressão. Existe um tipo de comunicação que, segundo Lemos, apoia o funcionamento e a estrutura de uma organização. Kunsch a conceitua como aquela que se processa dentro da organização e permite viabilizar todo o sistema organizacional, por meio de uma confluência de fluxos e redes. Para Andrade, ela pode ser definida como o intercâmbio de informações dentro de uma empresa ou repartição, considerando sua maior eficiência e melhor atendimento ao público. As informações se referem ao seguinte tipo de comunicação: 
  • A Interna.
  • B Institucional.
  • C Administrativa.
  • D Mercadológica.

A respeito dos convites, tem-se que observar determinados detalhes. Dentro desse contexto, assinale a alternativa incorreta:

  • A O convite pode ser feito de diferentes formas: convite impresso totalmente, convite semi-impresso, ofício, telegrama, telefone, fax, e-mail. A escolha cabe ao responsável pelo cerimonial
  • B Os convites devem conter os elementos essenciais: quem convida, a finalidade do convite, local, data, hora e, se for o caso, pedir confirmação e indicar o traje
  • C O convite impresso é assinado e pode-se incluir no convite: “pessoal e intransferível”
  • D O convite é um instrumento de comunicação, deste modo torna-se aconselhável usar somente expressões na língua portuguesa, para que a comunicação se complete
  • E Os convites devem ser enviados com antecedência de 10 a 15 dias, para cerimônias de pequeno porte, para grandes eventos é indicado 30 dias

Existem procedimentos para a rotina de expedição de convites. Nesse sentido, analise as alternativas e assinale a correta.

  • A Defnição de modelo, Redação do texto, Anexos, Lista de convidados, Quantidade de convites impressos, Etiquetas com nomes e endereços, Expedição dos convites, Lista de confrmação de presença
  • B Definição de modelo, Redação do Texto, Lista de Convidados, Etiquetas com nomes e endereços, Expedição de convites impressos, Lista de Confirmação de presença
  • C Redação do Texto, Lista de Convidados, Expedição de Convites, Lista de Confirmação de presença
  • D Redação do Texto, Anexos, Quantidade de Convites, Etiquetas com nomes e endereços, Lista de Confirmação de Presença
  • E Definição de modelo, Redação do Texto, Anexos, Lista de convidados, Expedição dos convites, Lista de confirmação de presença

Recursos audiovisuais são ferramentas que auxiliam palestrantes e expositores. Como qualquer ferramenta, o uso deve ser adaptado a cada situação de trabalho. Em relação ao design e à tecnologia que envolvem apresentações, assinale a alternativa correta.

  • A Apresentações que utilizam imagens são necessárias principalmente quando se fala de aspectos quantitativos. A presença de gráficos, organogramas e esquemas faz com que a plateia possa visualizar melhor o que o palestrante quer comunicar.
  • B Expositores que utilizam apresentações em PowerPoint devem se atentar para o conhecimento da plateia acerca da ferramenta em questão, pois ele só é compreensível para interlocutores que também sabem usá-la.
  • C Expositores que utilizam apresentações audiovisuais não são bem vistos pelas plateias, tendo em vista que, trazendo material de terceiros, eles demonstram que pouco sabem do tema em questão.
  • D Sempre é preciso contratar um profissional externo para fazer apresentações de cunho muito específico.
  • E O design da apresentação não deve se relacionar com a temática, devendo sempre ter aspecto neutro, pois ele não influencia na impressão do público quanto ao tema.