Questões de Imagem Organizacional (Relações Públicas)

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A imagem organizacional é resultado de percepções por parte do público.
Para que existam condições de emanar esta imagem, uma instituição precisa construir uma identidade corporativa, que compreende diversos aspectos, a exceção de um. Assinale-o.

  • A A consequência do trabalho estratégico de relacionamento da organização com os seus stakeholders, gerando uma opinião pública positiva.
  • B O modo como a instituição expressa sua missão, valores e visão de futuro.
  • C A maneira de a administração apresentar suas ideias-chave ao público externo, através de comportamentos, produtos e comunicação.
  • D A personalidade da organização, compreendida e partilhada pelos funcionários e colaboradores.
  • E Estilo de gestão organizacional e os signos e símbolos visíveis da instituição, como logomarca, cores e arquitetura.

Enquanto a identidade corporativa retrata o comportamento da organização, a imagem corporativa representa

  • A os ideais dos CEOs, suas ambições com a empresa, o estilo do negócio, as metas a serem alcançadas.
  • B a razão pela qual a empresa existe, contendo, em geral, informações sobre seu negócio e a forma como pretende agir com clientes, colaboradores e comunidade.
  • C o lugar aonde a empresa quer chegar, mostrando ao cliente o que a empresa quer ser no futuro, sendo que, geralmente, orienta a missão da empresa.
  • D a forma como a organização é vista por seus diferentes públicos, sendo o retrato do posicionamento estabelecido pela identidade.
  • E a direção que a empresa deseja seguir, servindo como um ponto de referência para avaliar o desempenho e o sucesso organizacional, tendo metas estabelecidas para guiar suas ações e estratégias.

Nos últimos anos, os termos relativos à ecologia, natureza e desenvolvimento sustentável tornaram-se superexplorados e, nesse cenário, nem sempre a comunicação ambiental de uma empresa é um retrato fiel de suas práticas e ações.

A declaração socioambiental que se relaciona com práticas e ações inverídicas, não comprovadas pela organização é conceituada como

  • A whitewashing.
  • B fake news. 
  • C greenwashing.
  • D ambiental make-up. 
  • E brainwashing.

Em 2018, a Starbucks passou por uma situação de crise de imagem, conforme relatado a seguir:

Em abril de 2018, dois homens negros foram presos em uma cafeteria da Starbucks na Filadélfia, Estados Unidos. Eles aguardavam um amigo e pediram para usar o banheiro, o pedido foi recusado porque eles não estavam consumindo no local. O gerente pediu que eles deixassem o estabelecimento, e, quando estes se recusaram, chamou a polícia. Eles foram algemados e levados para a delegacia, onde ficaram detidos por oito horas. O caso de racismo teve grande repercussão internacional.
(Jornal O Globo, 03/05/2018, adaptado)


Nessa situação, os principais manuais de gerenciamento de crise de comunicação, indicariam

  • A que a melhor maneira de lidar com uma crise seria ignorá-la, evitando o contato com a imprensa e esperar que ela desaparecesse por si só.
  • B limitar a comunicação à alta administração da empresa, que se encarregaria demitir o gerente e justificar a prisão por atos de violência cometidos contra o patrimônio da cafeteria.
  • C Que, como as crises são geralmente imprevisíveis, não há como se preparar, logo apenas o CEO da empresa poderia estabelecer as estratégias de gerenciamento caso a caso.
  • D a transparência e a comunicação proativa com todos os públicos envolvidos seriam essenciais para minimizar os impactos negativos da crise sobre a imagem da empresa.
  • E que a empresa deve evitar assumir a responsabilidade para minimizar os danos à sua reputação e deve desviar a atenção da mídia através de promoções de seus produtos premium.
Na gestão de uma organização, assinale a alternativa que apresenta como a imagem organizacional se relaciona com a comunicação integrada e porque é essencial para o sucesso organizacional.
  • A A imagem organizacional é a percepção pública da empresa, e a comunicação integrada é essencial para garantir consistência nas mensagens transmitidas em todos os canais, mas apenas internamente
  • B A imagem organizacional é construída apenas por meio de publicidade, enquanto a comunicação integrada abrange todas as formas de comunicação interna
  • C A imagem organizacional é a percepção pública da empresa, e a comunicação integrada é essencial para garantir consistência nas mensagens transmitidas em todos os canais, interna e externamente
  • D A imagem organizacional é um reflexo direto da cultura interna da empresa, e a comunicação integrada é necessária apenas para aprimorar a comunicação externa
  • E A imagem organizacional é formada unicamente por meio de estratégias de relações públicas, enquanto a comunicação integrada abrange apenas a publicidade