Questões de Eventos (Relações Públicas)

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Conforme as regras de cerimonial e protocolo, na formação de mesas de honra com quantidade ímpar de cadeiras, deve ser observado o seguinte: as pessoas são colocadas à mesa

  • A começando da direita para a esquerda, seguindo a ordem de precedência das autoridades. Além disso, o posicionamento é a partir da perspectiva de quem está sentado no auditório, olhando a mesa de frente. 
  • B começando da direita para a esquerda, seguindo a ordem de precedência das autoridades. Além disso, o posicionamento é a partir da perspectiva de quem vai sentar à mesa e não de quem está no auditório, olhando a mesa de frente.
  • C a partir do centro, em seguida à direita e à esquerda desse centro, seguindo a ordem de precedência de autoridades. Além disso, a colocação das pessoas à direita e à esquerda parte da posição de quem está sentado no auditório, olhando a mesa de frente.
  • D a partir do centro, em seguida à direita e à esquerda desse centro, seguindo a ordem de precedência de autoridades. Além disso, a colocação das pessoas à direita e à esquerda parte da posição de quem está sentado à mesa e não de quem está no auditório, olhando a mesa de frente.

O conjunto de formalidades que deve ser seguido em atos solenes é chamado de

  • A guia
  • B etiqueta
  • C protocolo
  • D cerimonial
  • E diplomacia

Julgue o item que se segue.


As regras de reuniões estabelecem que a ordem do dia deve ser elaborada pelo presidente da reunião, não sendo permitido que os participantes sugiram temas para inclusão.

  • Certo
  • Errado

Para Zitta (2014), o organizador de eventos é o profissional que

  • A comercializa espaços físicos para eventos, como também produtos e serviços em hotéis, instituições, órgãos/empresas, entre outras atividades.
  • B recebe os participantes, convidados, autoridades, entre outros. Além disso, orienta, acomoda pessoas, fornece informações, opera equipamentos, distribui documentos e pastas e materiais em geral.
  • C tem a função de controlar, delegar, unir, somar, equilibrar o ambiente, orientar as pessoas e facilitar para que tudo transcorra conforme planejado.
  • D tem a responsabilidade de desenvolver as atividades de planejamento, organização, promoção, realização, administração dos recursos e prestação de serviços especializados de eventos.

São tipos de reuniões dialogais:

  • A informativa, dialética e competitiva.
  • B instrutiva, expositiva e social.
  • C questionadora, recreativa e instrutiva.
  • D recreativa, social e dialética.