Questões de Missão Profissional do RP (Relações Públicas)

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Eventos têm como uma de suas matérias-primas as pessoas. A ética profissional, o uso do bom senso e a habilidade de manter uma boa relação interpessoal é fundamental para equipe de organização executar um evento com sucesso. Para isto, é visto como uma postura adequada do Técnico em Eventos:

  • A Manter o bom humor, com brincadeiras excessivas e respeitando o limite e espaço de cada um.
  • B Cumprimentar todos, independentemente do cargo que a pessoa ocupe, tendo cuidado com a altura da voz e não fazendo o uso de termos de baixo calão.
  • C Atender ou fazer ligações com cunho pessoal durante o horário do evento, sempre mantendo o aparelho em modo silencioso.
  • D Atender com cordialidade apenas as autoridades presentes e direcionar o atendimento da equipe de cerimonial apenas para os convidados de honra.
  • E Utilizar de rispidez e uso da força para gerenciar conflitos durante uma solenidade.
NÃO é atribuição privativa do profissional de relações públicas:
  • A A informação de caráter institucional entre a entidade e o público, através dos meios de comunicação.
  • B Coordenação das assessorias de comunicação social de organizações públicas.
  • C O planejamento e a supervisão da utilização dos meios audiovisuais, para fins institucionais.
  • D Planejamento e execução de campanhas de opinião pública.
Em 1967, no IV Congresso Mundial de Relações Públicas, realizado no Rio de Janeiro, a então Comissão Interamericana de Ensino de Relações Públicas, da Federação Interamericana de Associações de Relações Públicas (FIARP), fixou como funções básicas de RP: assessoria; pesquisa; planejamento; execução (comunicação); e, avaliação. Atualmente, já existem novas concepções a respeito de quais seriam as funções das RPs, que são: função administrativa; função estratégica, função mediadora; e, função política. Estas quatro principais funções das RPs são essenciais, mas não podem ser tratadas ou consideradas separadamente. Na prática diária de exercício de RPs, essas funções devem ser pensadas, planejadas e executadas de forma integrada, para que possam auxiliar as organizações não apenas a resolver problemas ou conflitos, mas, sim, a evitá-los, bem como posicionar as organizações perante a sociedade. Sobre a função estratégica de um RP, assinale a afirmativa correta.
  • A As suas atividades devem auxiliar as organizações a atingirem os seus objetivos (tanto políticos quanto sociais ou econômicos), de acordo com sua missão, sua visão e seus valores.
  • B O objetivo é atingir toda a organização, por meio de atividades específicas e articulações necessárias para integrar e gerar maior interação entre todos os setores da organização.
  • C Lida com as relações de poder dentro das organizações, com a administração de divergências, controvérsias, confrontos, crises e conflitos sociais no ambiente em que estão inseridas (interno ou externo).
  • D Tem um papel fundamental nas relações de comunicação, pois é responsável por fazer a comunicação ser a mais eficiente possível. Tem como principal objetivo fazer os dois lados, que estão se comunicando, entenderem-se, proporcionando, assim, um intercâmbio de informações.

São etapas do planejamento de relações na comunicação organizacional.
(1) Determinação de objetivos e metas (2) Levantamento de informações (3) Identificação dos públicos envolvidos (4) Análise dos dados e construção de um diagnóstico (5) Fixação de técnicas de controle (6) Estabelecimento de ações necessárias (7) Definição de recursos a serem alocados (8) Adoção de estratégias (9) Previsão de formas alternativas de ação
O ordenamento CORRETO das etapas de planejamento de relações públicas é:

  • A 1-4-6-8-3-9-2-7-5
  • B 3-7-5-1-6-2-4-9-8
  • C 4-1-3-2-9-7-8-5-6
  • D 7-5-3-2-4-1-9-8-6
  • E 7-5-9-1-3-6-2-8-4

As atividades de relações públicas que têm de apresentar resultados e ajudar as organizações a atingir seus objetivos, cumprir sua missão, desenvolver sua visão e cultivar seus valores são denominadas corretamente de:

  • A Função Política.
  • B Função Mercadológica.
  • C Função Mediadora.
  • D Função Estratégica.
  • E Função Administrativa.