Questões de Missão Profissional do RP (Relações Públicas)

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De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, ao profissional de RP é VEDADO:

I. Utilizar qualquer método, meio ou técnica para criar motivações inconscientes que, privando a pessoa do seu livre arbítrio, lhe tirem a responsabilidade de seus atos. II. Desviar para atendimento particular próprio, com finalidade lucrativa, clientes que tenha atendido em virtude de sua função técnica em organizações diversas. III. Estabelecer qualquer relação política, organizacional ou institucional que configure a prática de lobby. IV. Acumpliciar-se com pessoas que exerçam ilegalmente a profissão de Relações Públicas. V. Disseminar informações falsas ou enganosas ou permitir a difusão de notícias que não possam ser comprovadas por meio de fatos conhecidos e demonstráveis.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A II, III, IV e V
  • B I, II, III e IV.
  • C I, II, IV e V.
  • D I, III, IV e V.
  • E III, IV e V.
Uma das funções do profissional de Relações Públicas é planejar e produzir conteúdo para redes sociais e monitorar comentários e relacionamento com internautas. O uso de hastags (#) está presente na produção de conteúdo e relação com o público alvo dentro dos segmentos da sociedade e das plataformas. Sobre as orientações de uso das hastags, assinale a alternativa incorreta.
  • A Não coloque todo o conteúdo em uma hastag
  • B Não use uma hastag para cada palavra
  • C Use pronomes indicativos para valorizar a hastag
  • D Use uma hastag que esteja de acordo com o tema do post
  • E Confira a ortografia
Alguns autores afirmam que muitas são as definições que poderiam enunciar as funções do profissional de Relações Públicas. Uma das definições que aproximasse do consenso é de que as relações públicas são responsáveis por gerir a relação de uma organização com os diferentes atores sociais, por meio da comunicação planificada. Sobre a denominação de ator social em linguagem mais coloquial, assinale a alternativa correta.
  • A agentes sociais
  • B mobilizadores
  • C servidores sociais
  • D gestores coletivos
  • E públicos
James E Grunig, um dos maiores estudiosos de relações públicas, assinala na aristocracia da China, mesmo de forma rudimentar, já se praticava relações públicas há cinco mil anos. Quando falamos das relações públicas como campo de atuação profissional vemos que a área é estudada desde o Século XX, há 100 anos. Tempo que para muitos autores pode ser classificado como recente. As Relações Públicas tomam corpo nos Estados Unidos da América (EUA) a partir de necessidades apontadas pelas empresas. Assinale a alternativa correta quanto à intenção das empresas em implantar setores de Relações Públicas.
  • A Comunicar com seus públicos para gerar uma imagem positiva
  • B Abrir canais para ampliar vendas e distribuição de produtos
  • C Manter canal para rebater críticas por parte dos consumidores
  • D Comunicar com públicos dos seus oponentes em campanhas agressivas
  • E Ampliar espaços de vendas e debates sobre os produtos
A respeito do papel do profissional de Relações Públicas em uma crise institucional, assinale a alternativa correta.
  • A Auxiliar a organização a dialogar com os públicos de interesse e minimizar os prejuízos/impactos negativos da crise
  • B Auxiliar os jornalistas a conseguir entrevistas com os gestores da empresa
  • C Auxiliar os colaboradores a debater os pontos que estão obscuros em relação à crise
  • D Promover a marca por meio de canais de TV
  • E Promover a empresa por meio do blog