Questões de Comunicação Visual nas Organizações (Relações Públicas)

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Todas as marcas que buscam o seu espaço no mercado apresentam valores intangíveis como, por exemplo, a reputação; além disso, também possuem os chamados valores tangíveis como logotipo, embalagem e

  • A história.
  • B experimentação.
  • C crença
  • D confiança.
  • E símbolo.

Atualmente, todas as empresas e instituições possuem o Sistema de Identidade Visual (SIV), que pode ser definido como:


Sistema de normatização para proporcionar unidade e identidade a todos os itens de apresentação de um dado objeto, por meio de seu aspecto visual. Este objeto pode ser uma empresa, um grupo ou uma instituição, bem como uma ideia, um produto ou um serviço.

(PEÓN, Maria Luísa; Sistemas de identidade visual. Teresópolis: 2AB.)


São considerados elementos primários de um SIV:

  • A o logotipo, o símbolo e o mascote.
  • B o logotipo, o grafismo e o mascote.
  • C o símbolo, a marca e o grafismo.
  • D o mascote, o símbolo e a marca.
  • E o logotipo, o símbolo e a marca.

A comunicação organizacional, especialmente aquela que se desenvolve nas mídias sociais, desempenha importante papel na construção do capital intangível global de uma empresa.
Relacione os diferentes tipos de capital intangível, listados a seguir, às suas respectivas características.
1. Institucional 2. de Relacionamento 3. Intelectual 4. Organizacional
( ) Imagem, reputação, missão, visão, valores e compromissos com a sustentabilidade. ( ) Sistemas de inteligência competitiva, patentes registradas e capacidade de inovação. ( ) Atuação com a imprensa, órgãos governamentais e competência na utilização das mídias sociais. ( ) Modelos de recrutamento e seleção, modelos de gestão e políticas corporativas.
Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.

  • A 2, 4, 3 e 1.
  • B 1, 2, 3 e 4.
  • C 4, 3, 2 e 1.
  • D 1, 3, 2 e 4.
  • E 4, 2, 1 e 3.

Julgue o item a seguir, a respeito da abrangência da atividade de relações públicas nas organizações.


Como atividade profissional, o relações-públicas, cujo papel consiste em desenvolver políticas de relacionamento e programas de comunicação para administrar conflitos existentes, tem por objeto, especificamente, os públicos das organizações.

  • Certo
  • Errado

Dentro de uma instituição já estabelecida é possível criar marcas para novos programas ou departamentos. Considere as proposições a seguir:
I. Pronunciabilidade e o significado do nome são pontos de controle para a criação de uma marca. II. Uma marca vive para sempre, uma vez criado um nome ele não será alterado. III. A definição de uma marca não se resume à escolha do nome. É preciso dar formas visuais direcionadas para o segmento de atuação.
Está correto o que se afirma APENAS em

  • A II e III.
  • B III.
  • C I e III.
  • D I e II.
  • E I.