Questões de Comunicação Pública nas Relações Públicas (Relações Públicas)

Limpar Busca

Comunicadores gerenciam relacionamentos e lidam com opinião pública, comportamentos e conflitos. Entre os principais desafios da área, está o de avaliar resultados. A literatura em comunicação organizacional apresenta alguns modelos de avaliação, a depender dos objetivos de comunicação, entre os quais, pode‐se citar o modelo

  • A contínuo, que estabelece um valor monetário para os efeitos de comunicação.
  • B Yardstick, que mede a efetividade da comunicação, verificando número e qualidade dos produtos e da audiência.
  • C de variação compensatória, que estabelece um comparativo com o trabalho de comunicação da concorrência da organização.
  • D de duas fases, que avalia se as mensagens emitidas pela comunicação foram compreendidas e retidas pelo público.
  • E de curta duração, que estabelece um controle enquanto as ações estão sendo implementadas.

Em Informar não é comunicar, Dominique Wolton destaca que comunicar é mais difícil que informar, pois impõe a questão da relação, ou seja, a questão do outro. Quanto ao conceito de comunicação, é correto afirmar que

  • A diz respeito a seduzir e manipular, estando o controle nas mãos do emissor.
  • B corresponde a um processo massivo, desencadeado, no século passado, por intermédio de meios tecnológicos.
  • C é negociar e conviver, mas nem sempre os resultados são previsíveis.
  • D é transmitir informações e conhecimento a um público previamente determinado.
  • E é formar a opinião de cidadãos por meio de mensagens dirigidas a um receptor passivo.