Questões de Comunicação Pública nas Relações Públicas (Relações Públicas)

Limpar Busca

A função do ombudsman dentro de uma organização, sobretudo na esfera da comunicação social, é garantir a interlocução entre os cidadãos e a instituição. Quanto a este encargo, assinale a alternativa correta:

  • A O ombudsman tem autonomia total para determinar mudanças na linha editorial de um veículo de comunicação, podendo adicionar e censurar conteúdos considerados inadequados ou não.
  • B No Brasil, a figura do ombudsman foi introduzida na imprensa na década de 1990, sendo inspirada em modelos adotados nos Estados Unidos e na Alemanha.
  • C A função primordial do ombudsman é representar os interesses da instituição, defendendo-a de críticas externas e internas.
  • D O ombudsman atua como mediador entre o público e a organização, analisando reclamações e sugestões e promovendo ajustes quando necessário.
  • E Empresas privadas podem adotar o cargo de ombudsman, embora sua função só faça sentido como representação em instituições e repartições públicas e governamentais.
Analise as informações a seguir:
I. É certo afirmar que as comunicações e propagandas de órgãos públicos devem ter obrigatoriamente um caráter educativo, informativo ou de orientação social, não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.
II. É certo afirmar que a comunicação veiculada por órgãos públicos devem ter o objetivo de atender aos Princípios da Publicidade e da Pessoalidade, de valorizar e fortalecer as instituições públicas, além de estimular a participação da sociedade no debate, no controle e na formulação de políticas públicas.
Marque a alternativa CORRETA:
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.
Analise as informações a seguir:
I. São princípios da comunicação pública: transparência; acesso às informações de interesse público/coletivo; interação do cidadão com os órgãos públicos; promoção da cidadania e da democracia; ouvidoria;
II. A comunicação pública utiliza meios e recursos que viabilizam as informações de interesse público, estimulam a participação da sociedade como protagonista que expressam sua opinião sobre temas relevantes como economia, saúde, educação, arte, cultura, vida privada de celebridades, esportes, direito do cidadão, entre outros.
Marque a alternativa CORRETA:
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.
Analise as informações a seguir:
I. A comunicação deve se pautar pela busca de: promover e valorizar o interesse público; definir conceitos para uma ação pública coerente e integrada; identificar demandas sociais; orientar os administradores em direção a uma gestão mais eficiente.
II. A comunicação pública deve se pautar pela busca de: qualificar a formulação e implementação de políticas públicas; garantir a participação coletiva na definição, implementação, controle e avaliação das políticas públicas; garantir a pluralidade no debate público; estimular uma cidadania consciente, ativa e solidária;
Marque a alternativa CORRETA:
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.
No contexto dos Sistemas e Redes de Serviços em Saúde, assinale a alternativa que apresenta o papel fundamental das políticas de informação, comunicação e inovação.
  • A Facilitar o acesso à internet para profissionais de saúde
  • B Priorizar a implementação de tecnologias de ponta, independentemente de sua relevância para a assistência médica
  • C Garantir a interoperabilidade dos sistemas de informação de saúde para promover o compartilhamento seguro de dados
  • D Restringir o uso de mídias sociais entre os profissionais de saúde para preservar a confidencialidade do paciente
  • E Promover a competição entre instituições de saúde, incentivando a inovação por meio da concorrência