Questões de Marketing em Relações Públicas (Relações Públicas)

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Segundo Armando Sant’Anna, em Propaganda: teoria, técnica e prática, “O Marketing Cultural não pode continuar a ser considerado como uma técnica adicional de vendas ou como forma de economizar anúncios na mídia.”

Dessa forma, pode-se entender que os objetivos do marketing cultural para as empresas envolvem

  • A isolamento das empresas em seu próprio nicho cultural, sem influenciar outros setores correlatos.
  • B aumento das vendas imediato e crescente, independentemente da autenticidade e da qualidade cultural.
  • C reforço da marca, alcance de novos públicos e fortalecimento das relações com a comunidade.
  • D benefícios intangíveis que são limitados a gastos na promoção da cultura e na comunidade.
  • E estratégias voltadas exclusivamente para produtos culturais, como obras de arte reconhecidas.

O marketing esportivo pode ter diferentes abordagens a partir da visão que se tem do esporte: como produto, como marca ou como experiência.

Na visão do esporte como experiência, entende-se o esporte a partir do foco

  • A na diversidade de modalidades
  • B na vivência esportiva
  • C no marketing do produto esportivo
  • D nos atributos da marca esportiva
  • E nos benefícios do esporte

A hospitalidade pode ser definida de maneira sucinta como a arte de receber bem, de acolher de forma agradável o visitante. Quando tratada por um viés comercial, a hospitalidade entrelaça-se ao turismo embasando-se na prestação de serviços. E a qualidade do serviço prestado depende de cinco (5) elementos: tangibilidade, credibilidade, responsabilidade, garantia e empatia. Por sua vez, a maior parte destes elementos para serem avaliados como de qualidade depende de:

  • A Roteiro turístico.
  • B Local onde ocorre a prestação do serviço.
  • C Valor pago pelo produto turístico.
  • D Interação entre o funcionário das empresas turísticas e de hospitalidade e o turista no momento do serviço.
  • E Interação entre os turistas durante a viagem.

De acordo com GIACAGLIA (2006), as ações sociais, culturais e de entretenimento fazem parte da programação de um evento, bem como a interação entre os organizadores, patrocinadores e público-alvo.
Assinale apenas a alternativa que contempla todas as ações citadas pela autora:

  • A Atividades esportivas, almoços, jantares, salas de relaxamento e beleza, shows, cursos de aperfeiçoamento pessoal, sala para internet e visitação exclusiva.
  • B Almoços, jantares, salas de relaxamento e beleza, shows, sala para internet e visitação exclusiva.
  • C Atividades esportivas, cursos de aperfeiçoamento pessoal, sala para internet e visitação exclusiva.
  • D Atividades esportivas, almoços, jantares, coquetéis, coffee breaks, salas de relaxamento e beleza, shows, cursos de aperfeiçoamento pessoal, sala para internet e visitação exclusiva.
  • E Salas de relaxamento e beleza, cursos de aperfeiçoamento pessoal, sala para internet e atividades esportivas.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

A figura retrata o trevo da sorte do marketing esportivo, que faz analogia ao efeito único que a gestão integrada desses ativos pode causar no destino das entidades esportivas. Quando uma única folha é omitida, perde-se não apenas uma parte importante do trevo, mas também o coloca em lugar comum, fazendo-o perder sua magia, ou melhor, sua vantagem competitiva. (SIQUEIRA, Marco Antônio Carvalho Alves D. Marketing Esportivo. Disponível em: Minha Biblioteca, Editora Saraiva, 2014, pág 8. Adaptado.)
Sobre os ativos retratados no trevo da sorte, assinale a afirmativa INCORRETA.
  • A A exploração de arenas esportivas refere-se, exclusivamente, à venda de ingressos para eventos esportivos realizados nas arenas.
  • B Os patrocínios incluem, além das ações do patrocínio propriamente dito, outras ferramentas de comunicação, como propaganda; merchandising; e, promoção em eventos esportivos.
  • C Compõe os direitos de mídia a concessão de licença para a retransmissão de eventos esportivos nos diversos meios de comunicação, principalmente na TV. Neste grupo também estão incluídas as receitas, como assinaturas, ou mesmo publicidade, a partir de veículos próprios das entidades esportivas.
  • D Licenciamento e varejo envolvem, principalmente, a cessão de direitos para o uso de marcas de equipes e eventos esportivos, assim como a comercialização desses produtos, por meio de canais de venda próprios, ou mesmo a cessão de uso da marca para serviços, incluindo franquias, como clínicas e bares temáticos.