Questões de Marketing em Relações Públicas (Relações Públicas)

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Sobre os elementos relacionados ao branding, assinale a alternativa correta.
  • A Valor de marca apenas
  • B Ações relacionadas ao propósito, valores, identidade e posicionamento da marca
  • C Ações de posicionamento da marca apenas
  • D Ações de identidade de marca apenas
  • E Valor de produtos apenas
Assinale a alternativa que indica qual a importância da produção de conteúdo para o blog institucional.
  • A Gerar likes nas páginas das redes sociais apenas
  • B Atrair seguidores para as redes sociais somente
  • C Atrair leads interessados em temas específicos e que poderão ser convertidos em clientes da empresa
  • D Gerar engajamento em apenas alguns temas específicos da organização
  • E Gerar comentários positivos no site apenas
A pesquisa em comunicação é uma arma potente para auxiliar a percepção dos consumidores. A respeito deste assunto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta
I. Auxiliar no planejamento de marketing. II. Revelar aspectos importantes dos consumidores da empresa. III. Avaliar como está o branding da empresa junto aos consumidores.
  • A Apenas a afirmativa I está correta
  • B Apenas a afirmativa II está correta
  • C Apenas a afirmativa III está correta
  • D As afirmativas I, II e III estão corretas
  • E Apenas as afirmativas II e III estão corretas

A questão do comissionamento do captador de recursos é um dos problemas cruciais do financiamento de iniciativas culturais, algo que envolve a transparência na prestação de contas de projetos e programas, sobretudo os incentivados, que se submetem ao escrutínio do Tribunal de Contas da União.
Uma grande contribuição nesse sentido foi o Código de Ética do Captador de Recursos, estabelecido pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos, a qual implementou uma mudança de cultura nesse campo ao preconizar

  • A a prática do crowdfunding
  • B a responsabilidade social dos patrocinadores
  • C as contrapartidas sociais dos beneficiados
  • D o fim dos incentivos fiscais
  • E o não comissionamento do captador

Historicamente, a expressão ‘mecenato’ remete ao final da era antes de Cristo. Mecenas, ministro e fonte de inspiração de Caio Julio Augusto, imperador de Roma, estrategista de talentos múltiplos, é o responsável por uma política inédita de relacionamento entre governo e sociedade dentro do império. Para Mecenas, as questões do poder e da cultura são indissociáveis e cabe ao governo a proteção às diversas manifestações da arte. LISBOA, Simone Marília. Razão e paixão dos mercados. Belo Horizonte, Fundação João Pinheiro. 1998. p. 21-22.
O termo ‘mecenato’, tal como empregado na área cultural, designa, mais especificamente,

  • A patrocínio empresarial
  • B doação filantrópica
  • C incentivo fiscal
  • D apoio estatal
  • E renúncia fiscal