Questões de Gestão de Crises (Relações Públicas)

Limpar Busca

No gerenciamento de uma crise é necessário que o assessor de comunicação tome uma série de providências, tais como:
I. Elaboração de um texto com todas as informações sobre o caso tratado na crise e enviá-lo para a mídia. II. Procurar que o porta-voz dê entrevistas aos veículos de comunicação, ao mesmo tempo, sem privilegiar ninguém. III. Levantar tudo o que foi publicado na mídia a respeito da crise que está sendo administrada.

Essas ações devem ser feitas com os seguintes instrumentos:

  • A release, entrevista coletiva e clipping.
  • B release, entrevista exclusiva e mailing list.
  • C comunicado interno, entrevista coletiva e mailing list.
  • D release, workshop e clipping.
  • E comunicado interno, workshop e clipping.
Assinale a alternativa que apresenta o que é uma crise institucional.
  • A Advento ou ocasião negativa que causa impacto na imagem na empresa, causando prejuízos financeiros de percepção negativa de marca
  • B Ocasião negativa que auxilia o posicionamento da marca no futuro
  • C Ocasião institucional que deteriora a equipe de vendas apenas
  • D Ocasião desagradável apenas para o porta-voz de uma empresa
  • E Ocasião problemática com os colaboradores da organização
Assinale a alternativa correta sobre a finalidade de se gerenciar uma crise institucional.
  • A Eleger um novo gerente para a instituição
  • B Minimizar ou reduzir os impactos causados por problemas institucionais nas organizações
  • C Minimizar apenas os impactos financeiros para uma organização
  • D Minimizar o impacto da fala dos gerentes da organização
  • E Maximizar o potencial de liderança dos gestores da organização
A respeito do papel do profissional de Relações Públicas em uma crise institucional, assinale a alternativa correta.
  • A Auxiliar a organização a dialogar com os públicos de interesse e minimizar os prejuízos/impactos negativos da crise
  • B Auxiliar os jornalistas a conseguir entrevistas com os gestores da empresa
  • C Auxiliar os colaboradores a debater os pontos que estão obscuros em relação à crise
  • D Promover a marca por meio de canais de TV
  • E Promover a empresa por meio do blog

Pesquisa, planejamento, implementação e avaliação correspondem às quatro etapas básicas que compõem o processo de planejamento de relações públicas. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A Na fase de pesquisa, deve‐se definir o problema organizacional, especificando os procedimentos usados para obter as informações necessárias.
  • B Na fase de planejamento, deve‐se identificar como as ações foram postas em prática, os materiais utilizados e as técnicas empregadas.
  • C Na fase de implementação, deve‐se medir o êxito e até que ponto os objetivos do planejamento foram alcançados.
  • D Na fase de avaliação, deve‐se determinar os objetivos da organização e as estratégias adotadas para atingi‐los.
  • E Na fase de planejamento, o profissional de relações públicas deve empregar técnicas para auditar o público e a imagem da organização.