Questões de Gestão de Crises (Relações Públicas)

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Durante um processo de crise corporativa, o porta-voz é a pessoa que vai funcionar como a voz e o rosto da instituição. Esse profissional deve ser alguém que tenha credibilidade com a imprensa, com clientes, funcionários e parceiros em geral.

Durante a crise, é papel do porta-voz

  • A minimizar o problema para acalmar o público.
  • B negar entrevistas para evitar a divulgação da crise.
  • C falar em off quando não tem certeza da resposta.
  • D comunicar informações para os públicos envolvidos.
  • E responsabilizar publicamente os envolvidos na crise.

Uma empresa programou um seminário pago, com a presença de palestrantes internacionais. Mais de cinco mil pessoas se inscreveram no evento, mas, na véspera, os palestrantes informaram que não poderiam estar presentes. O encontro foi cancelado.

Para enfrentar adequadamente o problema, a equipe de comunicação teve de

  • A acionar o comitê de crise.
  • B ignorar o cancelamento.
  • C sugerir a troca de palestrantes.
  • D soltar uma comunicação interna.
  • E programar um novo release.

Sobre comunicação em gestão de crise, é CORRETO afirmar:

  • A Crises graves são as que merecem mais atenção da comunicação e da opinião pública e demandam um pronunciamento oficial da organização.
  • B É necessária atenção especial às notícias negativas, pois as positivas não podem gerar crises para a organização.
  • C É possível mapear com antecedência todos os tipos de crise de uma organização.
  • D Nem todas as crises representam uma ameaça constante à reputação de uma organização.

Analise as afirmativas sobre a relação entre a organização e a internet:
(1) No caso de uma informação reservada e caluniosa vazar na rede, o mais importante, do ponto de vista da reputação, é identificar quem vazou e como vazou.
(2) Documentos vazados geram crises porque a informação preservada pode encerrar segredos importantes que a organização não gostaria de trazer à tona e, assim, desestabilizar pessoas e instituições.
(3) Há uma tendência das fontes, principalmente quando a denúncia procede e não há explicações convincentes, de minimizá-las internamente. Como se abafar pudesse resolver.
Estão CORRETAS as afirmativas:

  • A 1 e 2, apenas.
  • B 1 e 3, apenas.
  • C 2 e 3, apenas.
  • D 1, 2 e 3.

Enquanto canais de relacionamento com o consumidor, o serviço de atendimento ao cliente (SAC) e o ombudsman são serviços diferentes, mas complementares. A respeito desses serviços, assinale a alternativa correta.

  • A Ao SAC compete representar o consumidor dentro da organização, defendendo os interesses dele, enquanto o ombudsman tem o papel de ouvir as reclamações.
  • B O ombudsman é uma função mais conhecida dentro de uma organização que o SAC e tende a ouvir o cliente antes que a reclamação chegue ao SAC.
  • C Ao ombudsman normalmente cabe responder por problemas ligados ao consumo e aos serviços de interesses mercadológicos, sendo suas ações mais massificadas e pasteurizadas do que as do SAC.
  • D O ombudsman tem acesso às situações registradas pelo SAC, para poder propor soluções para as falhas, o aperfeiçoamento de produtos e de serviços e a melhoria no atendimento.
  • E O ombudsman geralmente está em departamentos de marketing ou em áreas comerciais, voltando suas atividades ao campo tático-operacional de contato com os consumidores.