Questões de Representações Sociais (Relações Públicas)

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Nos estudos da comunicação social, o grupo que é formado por indivíduos anônimos, os quais estabelecem pouca interação entre si, e que possui uma organização frágil, não sendo capaz de agir de forma integrada, é chamado de

  • A público.
  • B audiência.
  • C multidão.
  • D massa.
  • E nicho.

Com relação ao mapeamento dos públicos ligados a uma organização e à identificação dos possíveis públicos, que constituem uma etapa fundamental do processo de relações públicas, conforme a visão moderna, no contexto complexo contemporâneo, observa-se que

  • A o estudo acerca do comportamento dos públicos diante de uma organização é irrelevante para o processo de planejamento.
  • B o público interno são os funcionários, os stakeholders e os fornecedores.
  • C a dinâmica histórica e as forças sociais do macroambiente são aspectos a serem considerados.
  • D o público misto é constituído de diretores, empregados e seus familiares.

De acordo com os pensadores da Escola de Frankfurt, o conceito de indústria cultural, que é fundamental para os estudos da comunicação, parte do princípio de que

  • A a comunicação ocorre em dois fluxos.
  • B os líderes de opinião exercem influência sobre as massas.
  • C a cultura é transformada em mercadoria.
  • D a mídia tem o poder de agendar os temas que julga mais importantes.
  • E as pessoas silenciam opiniões contrárias devido ao medo do isolamento.

A partir do século XX, em uma sociedade cada vez mais midiatizada, a construção social da realidade invariavelmente passa por processos de comunicação. No que diz respeito a esse tema, assinale a alternativa correta.

  • A O pensamento humano se forma independentemente do contexto por meio do qual esse pensamento surge, portanto sem interferência dos meios de comunicação.
  • B Os profissionais que atuam nos meios de comunicação transferem seus pontos de vista subjetivos para o que é exibido, influenciando diretamente na constituição do imaginário coletivo do público.
  • C A realidade é constituída pelo sentido das experiências pessoais e a mídia passa a atuar oferecendo vivências além das que se pode ter diretamente, construindo novos sentidos.
  • D Somente na ficção, realidades sociais podem ser construídas. A mídia de informação se atém a fatos concretos, que são retratos fieis da realidade.
  • E A construção da realidade social pela mídia leva à manipulação das massas, que rompe com as experiências próprias e passa a viver o que é projetado pelos meios de comunicação.