Questões de Principais Escolas Teóricas (Relações Públicas)

Limpar Busca

A partir do século XX, em uma sociedade cada vez mais midiatizada, a construção social da realidade invariavelmente passa por processos de comunicação. No que diz respeito a esse tema, assinale a alternativa correta.

  • A O pensamento humano se forma independentemente do contexto por meio do qual esse pensamento surge, portanto sem interferência dos meios de comunicação.
  • B Os profissionais que atuam nos meios de comunicação transferem seus pontos de vista subjetivos para o que é exibido, influenciando diretamente na constituição do imaginário coletivo do público.
  • C A realidade é constituída pelo sentido das experiências pessoais e a mídia passa a atuar oferecendo vivências além das que se pode ter diretamente, construindo novos sentidos.
  • D Somente na ficção, realidades sociais podem ser construídas. A mídia de informação se atém a fatos concretos, que são retratos fieis da realidade.
  • E A construção da realidade social pela mídia leva à manipulação das massas, que rompe com as experiências próprias e passa a viver o que é projetado pelos meios de comunicação.

Acerca das teorias da comunicação, julgue o item a seguir.


De acordo com os pressupostos da teoria hipodérmica, os indivíduos são seres totalmente passivos e suscetíveis aos estímulos produzidos pelos meios de comunicação.

  • Certo
  • Errado

A respeito das novas abordagens teóricas da comunicação, julgue o item subsequente.


Niklas Luhmann fundamentou-se no conceito de autopoiese e em sistemas que funcionam de forma autopoiética para propor que não há nada de humano na comunicação.

  • Certo
  • Errado

Os processos de comunicação contribuem para a construção da realidade social e, por esse motivo, requerem uma reflexão dos profissionais da área sobre a responsabilidade dessa atividade. A partir dessa informação, julgue o item.


A teoria da responsabilidade social dos meios de comunicação defende que os media possuem deveres perante a sociedade e, por isso, podem regular conteúdos semânticos, apoiando também a autorregulação por parte dos profissionais que atuam na imprensa.

  • Certo
  • Errado