Questões de Comunicação no Pensamento Social (Relações Públicas)

Limpar Busca
Assinale a alternativa que apresenta qual a importância do branding para uma organização.
  • A O branding impacta a percepção dos consumidores nas redes sociais apenas
  • B O branding auxilia a equipe de marketing a vender apenas
  • C O branding não impacta a percepção dos clientes finais
  • D O branding torna uma marca reconhecida apenas regionalmente
  • E O branding torna uma marca conhecida, desejada e positiva na mente dos consumidores
Uma questão de importância fundamental da administração é gerenciar o processo comunicativo das organizações em sua relação com o público, uma vez que são relações complexas, pois as mensagens devem considerar diferentes públicos e perfis.
Nesta perspectiva, pode
-se afirmar que
I)
o profissional de relações públicas tem a responsabilidade de manter a credibilidade entre a organização e o seu público.
II)
as relações públicas, como ciência, têm a finalidade de fazer a gestão da comunicação entre uma organização e a sociedade com os objetivos de construir e preservar a sua imagem.
III)
o processo comunicativo das organizações, também conhecido como RP, tem objetivos, antes de tudo, mercadológicos e financeiros, porque esta é a imagem organizacional necessária para o mercado.
IV)
o papel do profissional de relações públicas é a mediação do relacionamento entre a organização e seus públicos.

Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)
  • A I, II e IV somente.
  • B I, II, III e IV.
  • C II somente.
  • D I e III somente.

A partir do século XX, em uma sociedade cada vez mais midiatizada, a construção social da realidade invariavelmente passa por processos de comunicação. No que diz respeito a esse tema, assinale a alternativa correta.

  • A O pensamento humano se forma independentemente do contexto por meio do qual esse pensamento surge, portanto sem interferência dos meios de comunicação.
  • B Os profissionais que atuam nos meios de comunicação transferem seus pontos de vista subjetivos para o que é exibido, influenciando diretamente na constituição do imaginário coletivo do público.
  • C A realidade é constituída pelo sentido das experiências pessoais e a mídia passa a atuar oferecendo vivências além das que se pode ter diretamente, construindo novos sentidos.
  • D Somente na ficção, realidades sociais podem ser construídas. A mídia de informação se atém a fatos concretos, que são retratos fieis da realidade.
  • E A construção da realidade social pela mídia leva à manipulação das massas, que rompe com as experiências próprias e passa a viver o que é projetado pelos meios de comunicação.

Em Informar não é comunicar, Dominique Wolton destaca que comunicar é mais difícil que informar, pois impõe a questão da relação, ou seja, a questão do outro. Quanto ao conceito de comunicação, é correto afirmar que

  • A diz respeito a seduzir e manipular, estando o controle nas mãos do emissor.
  • B corresponde a um processo massivo, desencadeado, no século passado, por intermédio de meios tecnológicos.
  • C é negociar e conviver, mas nem sempre os resultados são previsíveis.
  • D é transmitir informações e conhecimento a um público previamente determinado.
  • E é formar a opinião de cidadãos por meio de mensagens dirigidas a um receptor passivo.