Questões de Comunicação no Pensamento Social (Relações Públicas)

Limpar Busca

Sobre comunicação e mobilização social, é CORRETO afirmar:

  • A A visão tradicional dos públicos como unidades funcionais pouco dinâmicas vai cedendo lugar a uma noção de agrupamento em forma de rede, essencialmente flexíveis.
  • B As discussões metodológicas devem confluir para a construção de estratégias de comunicação para conseguir a adesão dos públicos aos objetivos da organização.
  • C Os movimentos sociais, diante deste espaço mediatizado, procuram transformar as lutas por visibilidade em lutas por reconhecimento.
  • D Toro e Werneck, citados por Simeone et al, observam que, quanto maior a cobertura do meio de comunicação aos movimentos sociais, maior a sua efetividade.

Um projeto que permita o desencadeamento de ações concretas de cooperação e colaboração, no qual os cidadãos se sintam efetivamente envolvidos no problema que se quer resolver e compartilhem a responsabilidade pela sua solução se baseia CORRETAMENTE em:

  • A Estratégias de Consulta Pública.
  • B Estratégias de Efetividade Institucional.
  • C Estratégias de Mobilização Social.
  • D Estratégias de Supressão de Conflitos.

Etimologicamente, o significado da palavra “comunicação”, originada do latim, é

  • A transmitir informações, educar, formar.
  • B tornar comum, compartilhar, trocar opiniões.
  • C informar, influenciar opiniões.
  • D formar opiniões, persuadir, manipular.
  • E convencer, transmitir e controlar opiniões.

A comunicação humana é um processo que envolve a troca de pensamentos, conhecimentos, sensações e ideias. Para aprimorar esse processo, foram aprimoradas técnicas antigas e desenvolvidas técnicas modernas. Acerca desse tema, julgue o item que se segue. 
Criar uma situação onde cada parte atinja a compreensão a partir do ponto de vista do outro é chamado de janela de Johari.

  • Certo
  • Errado

De acordo com os pensadores da Escola de Frankfurt, o conceito de indústria cultural, que é fundamental para os estudos da comunicação, parte do princípio de que

  • A a comunicação ocorre em dois fluxos.
  • B os líderes de opinião exercem influência sobre as massas.
  • C a cultura é transformada em mercadoria.
  • D a mídia tem o poder de agendar os temas que julga mais importantes.
  • E as pessoas silenciam opiniões contrárias devido ao medo do isolamento.