Questões de Técnicas do Pensamento Comunicacional (Relações Públicas)

Limpar Busca

Considere as asserções abaixo:

I. As Relações Públicas, nascidas na primeira quadra do século XX como práticas profissionais e organizacionais, construindo técnicas comunicacionais em processos até então típicos da administração, estão se consolidando no século XXI também como uma área do conhecimento, uma ciência social aplicada.
PORQUE
II. As Relações Públicas têm sido institucionalizadas na academia, tanto para formação de profissionais de nível superior quanto para produzir conhecimento em diálogo com outras áreas da comunicação, como a Publicidade e o Jornalismo, sendo estudadas de forma autônoma à luz de teorias da comunicação para oferecer técnicas e instrumentalização para solução de problemas práticos das organizações.

A respeito dessas asserções, é correto afirmar que:

  • A As asserções I e II são proposições falsas.
  • B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
  • C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • E As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Assinale a alternativa que apresenta qual a importância do branding para uma organização.
  • A O branding impacta a percepção dos consumidores nas redes sociais apenas
  • B O branding auxilia a equipe de marketing a vender apenas
  • C O branding não impacta a percepção dos clientes finais
  • D O branding torna uma marca reconhecida apenas regionalmente
  • E O branding torna uma marca conhecida, desejada e positiva na mente dos consumidores

Em Informar não é comunicar, Dominique Wolton destaca que comunicar é mais difícil que informar, pois impõe a questão da relação, ou seja, a questão do outro. Quanto ao conceito de comunicação, é correto afirmar que

  • A diz respeito a seduzir e manipular, estando o controle nas mãos do emissor.
  • B corresponde a um processo massivo, desencadeado, no século passado, por intermédio de meios tecnológicos.
  • C é negociar e conviver, mas nem sempre os resultados são previsíveis.
  • D é transmitir informações e conhecimento a um público previamente determinado.
  • E é formar a opinião de cidadãos por meio de mensagens dirigidas a um receptor passivo.

A partir do século XX, em uma sociedade cada vez mais midiatizada, a construção social da realidade invariavelmente passa por processos de comunicação. No que diz respeito a esse tema, assinale a alternativa correta.

  • A O pensamento humano se forma independentemente do contexto por meio do qual esse pensamento surge, portanto sem interferência dos meios de comunicação.
  • B Os profissionais que atuam nos meios de comunicação transferem seus pontos de vista subjetivos para o que é exibido, influenciando diretamente na constituição do imaginário coletivo do público.
  • C A realidade é constituída pelo sentido das experiências pessoais e a mídia passa a atuar oferecendo vivências além das que se pode ter diretamente, construindo novos sentidos.
  • D Somente na ficção, realidades sociais podem ser construídas. A mídia de informação se atém a fatos concretos, que são retratos fieis da realidade.
  • E A construção da realidade social pela mídia leva à manipulação das massas, que rompe com as experiências próprias e passa a viver o que é projetado pelos meios de comunicação.