Questões de Temas de Marketing (Marketing) Página 10

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Segundo o escritor Marcos Rocha (2015), “as empresas devem entender os benefícios que podem ter com o desenvolvimento de estratégias de marketing que respeitem o meio ambiente, em consonância com as necessidades dos stakeholders.”
São estratégias “verdes” que atendem às necessidades de diferentes stakeholders, exceto:

  • A Tornar a organização ecologicamente correta e estabelecer alianças verdes.
  • B Investir mais em marketing com tal apelo, uma vez que as vendas de produtos “verdes” em 2016 representaram apenas 22% do total de vendas.
  • C Melhorar a divulgação pública das atividades de responsabilidade social corporativa para trazer transparência ao processo das empresas.
  • D Passar para um estágio superior, pensando e agindo com uma visão de longo prazo, ofertando produtos e serviços adequados ao novo estilo de consumo.

Segundo Marcos Rocha (2015), assinale a alternativa que melhor define “marketing verde”.

  • A Refere-se à mudança da mentalidade da empresa na compra e aquisição de produtos e serviços.
  • B Trata-se de uma política para privilegiar ações de seus colaboradores para economia de recursos naturais e sua preservação.
  • C Trata-se de uma política que abre espaço para que líderes empresariais e governantes usem dados favoráveis para sustentar seus negócios.
  • D Refere-se à inclusão da empresa e de seus fornecedores em ações relacionadas à preservação do meio ambiente e seus organismos vivos.

Acerca do marketing institucional, assinale a alternativa correta.

  • A A vinculação da imagem do patrocinador aos valores positivos identificados em produções culturais é o fundamento do chamado marketing cultural, restrito às iniciativas do setor privado.
  • B É objetivo do personal marketing, ramificação do marketing institucional, estabelecer a identidade entre a organização que está promovendo a campanha de fortalecimento institucional com cada indivíduo que compõe o público-alvo desta
  • C O marketing institucional fortalece a imagem de uma organização perante o público-alvo, tendo como etapa do objetivo maior o aumento das vendas.
  • D O marketing institucional é definido como um conjunto de estratégias e ações que visam a influenciar outros a aceitar as metas de uma organização, a consumir os respectivos produtos, a receber os respectivos serviços ou a contribuir de alguma forma com ela.
  • E O endomarketing, também conhecido como marketing institucional, tem por objetivo otimizar as relações internas das empresas.

No que diz respeito ao marketing praticado pelas organizações, julgue o item.


A rede social Instagram exerce influência na decisão de compra do consumidor. Os fatores de decisão de compra capazes de alterar o comportamento do consumidor são: pessoais; sociais; psicológicos; culturais; e econômicos.

  • Certo
  • Errado