Questões de Comunicação Organizacional em Marketing (Marketing)

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A criação de conteúdos para as redes sociais demanda um profundo conhecimento do público-alvo. Para que a postagem alcance resultados, os mais assertivos possíveis, fazem-se necessários o estudo e a criação de personas, a fim de entender as características e o comportamento dos consumidores de conteúdos e determinados produtos. Observe a figura a seguir com a descrição de uma persona:

Imagem não encontrada
(CÂMARA, Marco Túlio Pena. Gestão de conteúdo em mídias sociais 2024.)

Assinale a alternativa cuja relação entre as características da persona e o seu consumo de produtos digitais está INCORRETA.

  • A https://lunetas.com.br/falar-sobre-racismo-com-criancas/
  • B https://www.institutoalgar.org.br/o-empoderamento-feminino/
  • C https://www.loreal-paris.com.br/produtos-para-cabelo-cacheado
  • D https://www.amazon.com.br/Escravid%C3%A3o-primeiro-cativos-Portugal-Palmares-ebook/
  • E https://brasil.elpais.com/internacional/2020-09-07/black-lives-matter-o-rumo-incerto-do-grande-movimentoantirracista.html
É certo que não só da qualificação de funcionários e da eficiência quanto à prestação de serviços se constrói o sucesso de uma empresa, pois também é necessária a organização de seus sistemas e processos operacionais. A manutenção de rotinas administrativas contribui para o estabelecimento de uma gestão eficiente, e uma estratégia para o alcance dessa qualidade é a:
  • A Renúncia a estratégias de marketing
  • B Mescla da pessoa física com a jurídica.
  • C Confidencialidade das dívidas e contas.
  • D Adoção de processos de benchmarking. 

O setor de Comunicação e Marketing tornou-se fundamental em toda e qualquer empresa, na medida em que todas precisam criar mecanismos de informação que possibilitem conhecer e alimentar tanto o mercado em que atua quanto o ambiente interno que mantém sua estrutura.
Nesse sentido, é importante que uma empresa esteja sempre atenta à recepção e/ou à emissão de informações para três sistemas, a saber:

  • A organizacional, financeiro e habitacional
  • B ambiental, organizacional e paralelo
  • C ambiental, competitivo e organizacional
  • D competitivo, organizacional e financeiro
  • E competitivo, financeiro e ambiental

Considere o comentário a seguir.
De acordo com Francisco Saraiva Júnior, da Fundação Getúlio Vargas, muitas marcas que não tinham o costume de se manifestar sobre temas da atualidade passaram a fazer isso. “Essa situação é bem específica do momento em que vivemos, com a adesão às redes sociais”, diz o especialista. “Graças a elas, a nossa relação com as empresas mudou. Elas estão mais humanas, mais próximas de nós. Elas propõem diálogo. O consumidor agora espera que a marca expresse seus valores e posicionamentos.”
Disponível em: https://veja.abril.com.br/brasil/empresas-que-se-posicionam-na-politica-sofrem-com-ameacas-de-boicote/

Sobre o posicionamento das marcas/empresas em relação aos assuntos relacionados à política, é correto afirmar:

I - Uma empresa faz marketing político quando transmite seu pensamento para a sociedade, com o intuito de se posicionar ou se defender.
II - Atualmente, organizações brasileiras, sejam pequenas, médias ou grandes, desenvolveram um papel político mais significativo na sociedade, com o intuito não apenas de se posicionarem, mas de se tornarem influenciadoras dos cidadãos do país.
III - A divulgação da sua visão política faz parte da comunicação organizacional de diversas empresas, podendo ser benéfica ou prejudicial à instituição no que se refere ao âmbito financeiro e à sua reputação.
IV - O posicionamento político das empresas é o reflexo do fortalecimento do sentimento de cidadania e de uma sociedade civil mais consciente dos seus deveres e direitos.

É correto apenas o que se afirma em

  • A I e II.
  • B II.
  • C III e IV.
  • D IV.
  • E I, II, III e IV.

No que se refere ao composto de marketing, às pesquisas de mercado e ao marketing institucional, julgue o item.


Incentivos ao diálogo e à troca de experiências, eventos voltados para os colaboradores, melhorias nos processos de comunicação interna e valorização do desempenho individual e coletivo são exemplos de ações de endomarketing. 

  • Certo
  • Errado