Questões da Prova do Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha (Quadro Técnico) - Comunicação Social (2018)

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A entrevista é um gênero jornalístico que requer técnica e capacidade profissional, pois, se não for bem conduzida, redundará em fracasso. O repórter, diante de alguém capaz de lhe transmitir elementos básicos para qualquer matéria, perderá o seu tempo e nada oferecerá de bom para o jornal, se não se conduzir com calma e ordenadamente. Nesse contexto, de acordo com Erbolato (2008), as entrevistas podem ser classificadas sob quatro aspectos: como geradoras de matéria jornalística, quanto aos entrevistados, quanto aos entrevistadores e quanto ao conteúdo. Sendo assim, assinale a opção correta, com relação ao aspecto da entrevista como geradora de matéria jornalística.

  • A Individual e de grupos (subdividas estas últimas em enquete e de pesquisa).
  • B De rotina e caracterizada.
  • C Exclusiva e coletiva.
  • D Opinativa e de rotina.
  • E Caracterizada e informativa.

Com relação aos termos utilizados em relações públicas, segundo Neto (2015), correlacione os conceitos às suas respectivas definições e assinale a opção que apresenta a sequência correta.
CONCEITOS: I - Free publicity II - Public affairs III - Governança corporativa IV - Cidadania corporativa V - Disclosure
( ) Abrange outros modos de "intervenção" de uma empresa na comunidade, como a filantropia e o mecenato. ( ) Atributo que redunda em transparência, ou seja, submeter decisões e seus resultados originalmente no campo contábil-financeiro ao escrutínio do público. ( ) Detentores de quotas de uma empresa de responsabilidade limitada ao capital. ( ) Conjunto de regras que garantem transparência na administração e na divulgação de informações relevantes. ( ) Matéria não paga, publicada em veículos de comunicação a partir de esforços de divulgação. ( ) Denominação do setor das organizações em que estavam alocados os relações-públicas, na tradição estadunidense.

  • A (IV) (V) (III) (-) (I) (II)
  • B (III) (IV) (II) (V) (-) (I)
  • C (-) (III) (IV) (II) (I) (V)
  • D (III) (IV) (I) (V) (II) (-)
  • E (IV) (V) (-) (III) (I) (II)

Para Sampaio (2013), qual o nome do efeito criado para chamar a atenção do consumidor para determinado anúncio, comercial, produto ou promoção?

  • A Gimmick.
  • B Claim.
  • C Insert.
  • D Jingle.
  • E Light User.

Segundo Jorge (2012), a pauta, como roteiro de uma reportagem ou de toda a edição, surgiu do processo de transformação dos jornais em empresas. Ela se diferencia pelos veículos a que se destina, adotando formatos e linguagens típicos de cada um. Com base nessa afirmação, associe as colunas, correlacione o tipo de pauta às suas caracterísitcas e assinale a opção que indica a sequência correta.
TIPO DE PAUTA I- De jornal II- De revista III- De TV IV- De rádio V- De internet
CARACTERÍSTICA ( ) Roteiro direto e objetivo. Ordena, alinha e obriga aos redatores o cumprimento de ações para chegar às matérias, ( ) Documento detalhado. Sob o ponto de vista da apuração, exige a busca de muitas fontes. ( ) Pode ser apenas uma lista de assuntos do dia. ( ) É um documento de planejamento que pode mudar bastante em função dos acontecimentos. Tem por fim fornecer uma rápida visão dos assuntos que serão objeto de reportagem durante o dia. ( ) Contém uma preocupação com imagens, cores, movimento. O profissional se liga em detalhes que possa documentar. ( ) A depender da abrangência, requer um nível de detalhamento maior. É obrigada a procurar a informação que aprofunda ou que é totalmente nova.

  • A (V) ( - ) (II) (IV) (I) (III)
  • B (III) (V) (I) (II) (IV) ( - )
  • C ( - ) (IV) (III) (V) (I) (II)
  • D (V) (I) (IV) ( - ) (III) (II)
  • E (II) (I) (-) (IV) (III) (V)

De acordo com Ferraretto (2014), há técnicas de redação que devem ser utilizadas para o rádio. Sendo assim, de acordo com as afirmativas abaixo sobre as técnicas que devem ser utilizadas, assinale a opção correta.

  • A Nas funções públicas no Poder Legislativo, recomenda-se a indicação do nome antes do partido na primeira vez em que a pessoa for citada.
  • B Para se referir ao que vai acontecer, utilize o futuro simples ou formas subentendidas com o verbo no presente, bem mais coloquiais do que o futuro composto.
  • C Para que o texto fique bem compreensível ao ouvinte, opte por duas palavras em vez de uma.
  • D Digite o texto com alinhamento justificado e com hifenização, para facilitar a leitura.
  • E Atinja ou ultrapasse o limite de doze linhas (que equivale a um minuto), no texto, apenas em casos extremamente importantes.