Questões de Webjornalismo (Comunicação Social)

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A inexistência de uma periodicidade que demarque o momento rotineiro para disparar a notícia ou um conjunto de notícias é a mais forte característica do jornalismo praticado

  • A pelo radiojornalismo
  • B pelos noticiários de televisão
  • C pelos portais de notícias
  • D pelos jornais impressos
  • E pelas revistas de variedades

Leia o texto a seguir:
A anatomia narrativa do webjornalismo 2.0 tem como cabeça a interação e como ação sistêmica desafiadora a gestão dessa interação, trazendo para o campo uma radical transformação na forma de se fazer jornalismo. Tal mudança ocorre em decorrência das possibilidades de envio e recebimento de conteúdos inéditos e exclusivos, antes impensados por condições técnicas, como a impossibilidade de estar no local do acontecimento noticiado a todo momento.
(REIS, 2021, p. 6)
Tendo como ponto de partida o que é afirmado acima, o principal desafio contemporâneo da atividade jornalística na web, no que se refere ao público que consome, produz, comenta e critica os conteúdos postados em sites e portais informativos, é:

  • A a monitoria e curadoria de conteúdos colaborativos postados nas redes sociais digitais porque há necessidade de sites e portais informativos espelharem esses ambientes.
  • B a curadoria, checagem e certificação de conteúdos colaborativos porque há ações criminosas de propagação de conteúdo falso que levam à desinformação.
  • C a certificação de conteúdo monitorado em canais digitais colaborativos, como o aplicativo WhatsApp, porque gaps nessa atividade freiam o fluxo interativo da redação com o público.
  • D a verticalização dos conteúdos oriundos de colaboradores porque a responsividade para fruição mobile de sites e portais é elemento solar do webjornalismo 2.0.
  • E adotar o método de gestão de dados para administrar a ação colaborativa porque o volume é de imensa quantidade e só assim é possível identificar material que espelha o interesse do público.

As grandes coberturas jornalísticas como nas eleições, nos eventos esportivos, nas tragédias de modo geral mobilizam os esforços das redações e o envolvimento de toda a equipe.
Analise as afirmativas abaixo sobre esses eventos e sua relação com o jornalismo digital. 
1. O jornalismo digital trouxe mais agilidade. Nesses grandes eventos, ganha-se em rapidez e agilidade, propiciando cobertura mais dinâmica.
2. Numa grande cobertura, a agilidade, imediaticidade do jornalismo digital auxiliam na busca do factual, mas isso não dispensa a análise apurada, para a audiência compreender o acontecido.
3. A migração para o digital trouxe a convergência. Isso assinala o fim do jornalismo especializado, em função da proeminência da generalidade. Nas grandes coberturas, esse fenômeno também é observado com coberturas mais genéricas.
4. A convergência não implica o império da generalidade, já que o jornalismo especializado também será importante em função da segmentação da notícia. E isso também vai ocorrer nos grandes eventos. Um desastre ambiental se valerá muito bem de um profissional especializado em meio ambiente.
5. Com o digital, veio a convergência; no entanto, as máximas do bom jornalismo seguem as mesmas. Nos grandes eventos, a prática do jornalismo de qualidade se põe em xeque ainda mais, exigindo apuração e contextualização.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas

  • A São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 4 e 5.
  • E São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.

Em relação ao jornalismo digital e à pauta, assinale a alternativa correta.

  • A A pauta é parte do processo de apuração jornalística, importante para a qualidade da informação. Essas técnicas são as que diferenciam o trabalho profissional do jornalista, por exemplo, dos influenciadores digitais.
  • B A pauta é a própria notícia no on-line em função da imediaticidade.
  • C No jornalismo digital, a pauta é substituída pela criatividade do profissional, qualidade importante nesses veículos.
  • D No digital, a pauta deve ser dispensada, dada a imediaticidade dos veículos on-line.
  • E A pauta é exclusividade do jornalismo impresso, por isso não deve ser empregada no jornalismo digital.

De acordo com Barbeiro e Lima (2013), sobre webjornalismo, é correto afirmar que:

  • A tudo que é digitalizado passa pela mandala, que possui limites pré-definidos e um número exato de nodos e de internautas. 
  • B o webjornalismo proporciona a possibilidade de se reunir atualizações 24 horas por dia com a certeza da publicação, independentemente da plataforma.
  • C a periodicidade de postagem de um blog deve ser diária.
  • D o twitter não é o espaço ideal para a repercussão de notícias e opiniões.
  • E uma notícia publicada pertence a toda a rede, e rapidamente pode ser copiada e colada nos sites, blogs e outros espaços, sem necessidade de creditar ao autor ou à empresa.