Questões de Formatos Midiáticos (Jornalismo)

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Para os especialistas no assunto, os elementos do discurso jornalístico transportados para a televisão simplificam-se porque, como sucessor do radiojornalismo, o telejornalismo segue algumas recomendações desse último.

Entre essas orientações, é correto afirmar que o texto do telejornalismo deve

  • A optar por palavras médias e extensas para favorecer o entendimento do telespectador.
  • B preferir a voz passiva, começando a frase pelo sujeito.
  • C evitar, a qualquer custo, a redundância, mesmo tendo consciência de que o ouvinte possa não ter acompanhado a notícia desde o início.
  • D utilizar frases médias e longas com um só núcleo informativo para dar ao telespectador todos os desdobramentos do fato jornalístico.
  • E evitar apostos, orações intercaladas e períodos em que o sujeito e o complemento não estejam muito distantes.

Marque a opção abaixo que NÃO corresponde a um podcast.

  • A Podcast é um arquivo digital de áudio transmitido através da internet.
  • B O conteúdo do podcast pode ser variado, normalmente com o propósito de transmitir informações.
  • C Qualquer usuário da internet pode criar um podcast.
  • D Todo podcast é opinativo e só pode ser acessado no momento em que é publicado nas redes digitais.
  • E Um podcast é parecido com um programa de rádio, mas a diferença está no fato de ser disponibilizado na internet.
Jornalismo é a coleta, a investigação e a análise de informações para a produção e distribuição de relatórios sobre a interação de eventos, fatos, ideias e pessoas que são notícia e que afetam a sociedade em algum grau. A palavra se aplica à ocupação (profissional ou não), aos métodos de coleta de dados e à organização de estilos literários. São consideradas mídias jornalísticas:
  • A Impressão, televisão, rádio e internet.
  • B Impressão, telejornal, rádio e internet.
  • C Impressão, televisão, rádio e whatsApp.
  • D Impressão, boca a boca, televisão, rádio e internet
Em um jornal impresso, a rotina de trabalho de um editor geralmente é comparada com a de um gerente. São funções de um editor:
  • A orientar pautas, controlar qualidade de apuração, editar páginas, fechar títulos e subtítulos, cortar ou remendar textos, ocupando-se apenas de tarefas relacionadas a assuntos editoriais, focado na cultura interna da empresa e na tarefa de elaborar seu produto.
  • B gerenciar os jornalistas e delegar funções para pessoas de confiança, para que não seja necessário que ele coloque a mão na massa e assuma funções como controlar a qualidade de apuração, fechar títulos e subtítulos e pensar na edição seguinte do jornal.
  • C não apenas orientar pautas, controlar a qualidade de apuração, editar páginas, fechar títulos e subtítulos, cortar ou remendar textos, produzir a edição seguinte, mas também ser mais que um gerente da informação, administrando os recursos financeiros, humanos e a infraestrutura da redação.
  • D coordenar os jornalistas na redação, ajudando nas tarefas diárias, seja conseguindo e sugerindo fontes, seja auxiliando na apuração dos fatos, na escrita do texto e definindo as fotos, a melhor diagramação e os títulos que estamparão a capa do jornal no dia seguinte.

Sobre os tipos de veículos empresariais, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) O informativo se apresenta na forma de notas e notícias curtas, privilegiando a informação imediata.

( ) A newsletter tem as mesmas características do informativo, mas não tem um tema específico.

( ) A revista, por circular em intervalos maiores de tempo, pode publicar notícias frias e defasadas.

  • A V – F – F.
  • B V – V – F.
  • C F – F – F.
  • D F – V – V.