Questões de Pauta (Comunicação Social)

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A pauta é uma referência para que a matéria jornalística seja realizada e a noticia bem escrita. Quando se trata de pauta na qual há uma entrevista, cabe ao repórter fazer o planejamento adequado para que ela, a entrevista, seja entendida pelo leitor, ao final da sua escrita. Portanto, ao se entrevistar um representante de Estado, num evento oficial mediado pelo chefe de gabinete, o jornalista deve:

  • A aplicar a técnica da entrevista semiestruturada, na qual há um roteiro, mas o entrevistado pode realizar perguntas ao jornalista, que pode emitir a sua opinião na matéria jornalística
  • B realizar uma entrevista estruturada, seguindo um roteiro previamente definido com perguntas determinadas relativas a pauta acertada
  • C apesar de necessitar de um roteiro previamente organizado, o jornalista deve fazer perguntas fora do contexto ao entrevistado, buscando furos de reportagem
  • D apresentar um roteiro livre, deve escolher uma forma para fazer com que as perguntas e as respostas do entrevistado equivalham a uma conversa espontânea
  • E realizar uma entrevista desestruturada, sem um roteiro previamente definido com perguntas abertas e análise dessas perguntas pelo entrevistado

A tarefa de identificar temas e ações da empresa/instituição que possuam relevância jornalística e que tenham potencial para veiculação na imprensa é da competência do

  • A pauteiro.
  • B assessor de comunicação.
  • C gerente.
  • D chefe de reportagem.

No funcionamento da pauta institucional, costumam predominar duas visões sobre notícia, a lógica institucional e a midiática (adaptado de Duarte, 2011):

I. O consenso e a previsibilidade prevalecem no meio institucional. II. A imprevisibilidade e o sigilo (segurança) predominam na lógica institucional. III. A incerteza e a polêmica predominam na lógica midiática. IV. O interesse dos agentes financiadores predomina na lógica institucional.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas I e III.
  • C Apenas II e III.
  • D Apenas II e IV.
  • E Apenas III e IV.

A noticiabilidade pode ser entendida como um conjunto de critérios que fazem com que um fato mereça um tratamento jornalístico e possa, assim, ser transformado em notícia. São exemplos de critérios de noticiabilidade o ineditismo, o interesse humano, a proximidade e a raridade. No processo de produção da notícia, tais critérios orientam o jornalista, principalmente, ao

  • A definir as fontes que serão ouvidas na apuração dos fatos.
  • B elaborar o espelho do jornal, na elaboração do projeto gráfico.
  • C dar o enquadramento que corresponde à política editorial do veículo.
  • D selecionar os fatos que serão noticiados, definindo as pautas mais importantes.
  • E editar os textos, seguindo as técnicas da redação jornalística.

“A pauta deve, tanto quanto possível, disponibilizar as informações que se tem previamente e indicar as fontes de pesquisa conhecidas para a preparação da matéria. Deve também avaliar o tempo necessário à apuração adequada, tendo em vista o que se pretende, em termos de aprofundamento e exatidão.”
LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. Rio de Janeiro: Record, 2001.
Em consonância com o exposto no texto anterior, uma pauta adequada à produção de uma grande reportagem também deve, necessariamente, levar em conta, exceto:

  • A A pertinência social do tema.
  • B O formato da matéria a ser publicada.
  • C O alinhamento editorial do veículo.
  • D O gancho noticioso que a justifica.