Questões de Publicidade e propaganda (Jornalismo)

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As publicidades institucional e comercial se diferem em vários aspectos que se estendem desde as suas características básicas às suas devidas funções. Considere, a seguir, as características da publicidade institucional ou comercial. I. Tem o propósito de anunciar uma marca, um produto ou serviço para o público. II. Está interessada em fazer um alerta para um tema social importante, trazer à tona uma discussão ética, promover medidas de prevenção de doenças, dentre outras questões relevantes. III. Busca convencer o público a adotar uma determinada atitude ou a aderir a um grupo ou crença particular. IV. Sua principal característica é deixar claro para sua audiência que o material se trata de um esforço promocional. A sequência está correta em
  • A I. Comercial II. Institucional III. Comercial IV. Comercial.
  • B I. Institucional II. Institucional III. Comercial IV. Comercial.
  • C I. Comercial II. Institucional III. Institucional IV. Comercial.
  • D I. Comercial II. Institucional III. Institucional IV. Institucional.

O jornalismo, as relações públicas, a publicidade comercial e institucional são vetores que devem estar presentes na comunicação organizacional. Assinale a alternativa que NÃO contempla outros elementos norteadores da comunicação organizacional.

  • A Sistema de custeio.
  • B Identidade visual.
  • C Prospecção, seleção e tratamento da informação.
  • D Armazenamento e disseminação da informação.
  • E Marketing cultural.

A assessoria de comunicação social realiza suas atividades buscando aprimorar o fluxo de informações do assessorado com seus públicos. Sobre isso, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Jornalismo, relações públicas e publicidade e propaganda compõem funções na assessoria de comunicação social. ( ) As atividades de comunicação são executadas pela assessoria, mas políticas e estratégias relacionadas à comunicação devem ser planejadas e concebidas apenas pelos gestores da organização assessorada. ( ) É função do jornalismo, como assessoria de imprensa, o controle e o arquivo de informações sobre o assessorado ou de seus concorrentes que veicularam na mídia. ( ) É função exclusiva do jornalismo realizar pesquisas para conhecer opiniões e comportamento dos públicos de interesse do assessorado. ( ) O papel do Relações Públicas é conceber, planejar e realizar programas de integração interna e externa. ( ) A função da publicidade e propaganda não tem relação com as campanhas promocionais.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A F – V – F – V – V – F.
  • B F – F – V – F – F – V.
  • C V – F – F – V – F – F.
  • D V – V – F – F – V – V.
  • E V – F – V – F – V – F.

Organizações de diferentes tipos e portes produzem canais de comunicação que diferem dos veículos tradicionais de mídia. No que se refere a esse assunto, julgue o item .


Apesar da aparente otimização de recursos, direcionar a mesma publicação para os públicos interno e externo configura um erro estratégico.

  • Certo
  • Errado

A vantagem editorial para uma empresa jornalística manter um portal é a possibilidade de

  • A distribuir conteúdo de sites de diferentes veículos e editorias de sua propriedade.
  • B oferecer serviços como e-mail e hospedagem em espaços livres nos seus servidores.
  • C integrar os conteúdos ao público externo e a intranet da empresa.
  • D obter fontes alternativas de receitas com anúncios e comércio eletrônico.
  • E atrair a audiência com a distribuição dos elementos gráficos na página inicial.