Questões de Marketing Cultural nas Relações Públicas (Relações Públicas)

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Segundo Armando Sant’Anna, em Propaganda: teoria, técnica e prática, “O Marketing Cultural não pode continuar a ser considerado como uma técnica adicional de vendas ou como forma de economizar anúncios na mídia.”

Dessa forma, pode-se entender que os objetivos do marketing cultural para as empresas envolvem

  • A isolamento das empresas em seu próprio nicho cultural, sem influenciar outros setores correlatos.
  • B aumento das vendas imediato e crescente, independentemente da autenticidade e da qualidade cultural.
  • C reforço da marca, alcance de novos públicos e fortalecimento das relações com a comunidade.
  • D benefícios intangíveis que são limitados a gastos na promoção da cultura e na comunidade.
  • E estratégias voltadas exclusivamente para produtos culturais, como obras de arte reconhecidas.

De acordo com GIACAGLIA (2006), as ações sociais, culturais e de entretenimento fazem parte da programação de um evento, bem como a interação entre os organizadores, patrocinadores e público-alvo.
Assinale apenas a alternativa que contempla todas as ações citadas pela autora:

  • A Atividades esportivas, almoços, jantares, salas de relaxamento e beleza, shows, cursos de aperfeiçoamento pessoal, sala para internet e visitação exclusiva.
  • B Almoços, jantares, salas de relaxamento e beleza, shows, sala para internet e visitação exclusiva.
  • C Atividades esportivas, cursos de aperfeiçoamento pessoal, sala para internet e visitação exclusiva.
  • D Atividades esportivas, almoços, jantares, coquetéis, coffee breaks, salas de relaxamento e beleza, shows, cursos de aperfeiçoamento pessoal, sala para internet e visitação exclusiva.
  • E Salas de relaxamento e beleza, cursos de aperfeiçoamento pessoal, sala para internet e atividades esportivas.

A hospitalidade pode ser definida de maneira sucinta como a arte de receber bem, de acolher de forma agradável o visitante. Quando tratada por um viés comercial, a hospitalidade entrelaça-se ao turismo embasando-se na prestação de serviços. E a qualidade do serviço prestado depende de cinco (5) elementos: tangibilidade, credibilidade, responsabilidade, garantia e empatia. Por sua vez, a maior parte destes elementos para serem avaliados como de qualidade depende de:

  • A Roteiro turístico.
  • B Local onde ocorre a prestação do serviço.
  • C Valor pago pelo produto turístico.
  • D Interação entre o funcionário das empresas turísticas e de hospitalidade e o turista no momento do serviço.
  • E Interação entre os turistas durante a viagem.

______ é uma área que tem de ser vista sob a ótica da interdisciplinaridade e, na prática, se vale simultaneamente do aporte do conjunto delas. E se diferencia do ______ porque ele tem a proposta de colocar ênfase no mercado, no produto, ou no serviço, assim como na satisfação do consumidor.


Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

  • A Marketing / branding 
  • B Relações públicas / marketing
  • C Relações públicas / branding 
  • D Administração / marketing

Instrumento de relações públicas que tem por finalidade a divulgação da marca ou da organização por meio de ações relacionadas a música, arte, esporte, literatura, cinema, teatro, entre outras. Pode ser materializado como produto ou como evento e se insere, ao mesmo tempo, no âmbito da comunicação institucional e da comunicação mercadológica. A que esse texto se refere:

  • A Marketing de Relacionamento.
  • B Marca corporativa.
  • C Marketing experimental.
  • D Promoção de vendas.
  • E Marketing cultural.