Questões de Marketing Cultural nas Relações Públicas (Relações Públicas)

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A questão do comissionamento do captador de recursos é um dos problemas cruciais do financiamento de iniciativas culturais, algo que envolve a transparência na prestação de contas de projetos e programas, sobretudo os incentivados, que se submetem ao escrutínio do Tribunal de Contas da União.
Uma grande contribuição nesse sentido foi o Código de Ética do Captador de Recursos, estabelecido pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos, a qual implementou uma mudança de cultura nesse campo ao preconizar

  • A a prática do crowdfunding
  • B a responsabilidade social dos patrocinadores
  • C as contrapartidas sociais dos beneficiados
  • D o fim dos incentivos fiscais
  • E o não comissionamento do captador

Historicamente, a expressão ‘mecenato’ remete ao final da era antes de Cristo. Mecenas, ministro e fonte de inspiração de Caio Julio Augusto, imperador de Roma, estrategista de talentos múltiplos, é o responsável por uma política inédita de relacionamento entre governo e sociedade dentro do império. Para Mecenas, as questões do poder e da cultura são indissociáveis e cabe ao governo a proteção às diversas manifestações da arte. LISBOA, Simone Marília. Razão e paixão dos mercados. Belo Horizonte, Fundação João Pinheiro. 1998. p. 21-22.
O termo ‘mecenato’, tal como empregado na área cultural, designa, mais especificamente,

  • A patrocínio empresarial
  • B doação filantrópica
  • C incentivo fiscal
  • D apoio estatal
  • E renúncia fiscal

A gestão de imagem de uma marca, ou mesmo de uma entidade ou instituição, utilizando sua influência junto a seus diversos públicos recebe o nome de

  • A merchandising.
  • B endomarketing.
  • C marketing institucional.
  • D marketing de guerrilha.
  • E marketing viral.

Normalmente é um evento de cunho artístico, periódico, objetivando competição, promoção comercial ou divulgação. Sua principal característica é a de ser um espaço formador, fomentando a experimentação artística e a formação de recursos humanos. Premia as expressões maiores nas artes cênicas, plásticas, visuais, literatura, música e projetos especiais. Atualmente, os eventos gastronômicos são criados por cidades ou regiões como uma das alternativas do marketing de destino, visando promover a cultura local.

A tipologia correta do evento descrito acima é:

  • A show.
  • B vernissage.
  • C mostra.
  • D concurso.
  • E festival.
Quanto ao papel da cultura na atividade de Relações Públicas, é correto afirmar que
  • A as relações públicas são tidas hoje como uma atividade exclusivamente operacional, que se destina à construção de relacionamentos entre as organizações e seus públicos.
  • B o relacionamento da organização com seus públicos requer uma permanência do pensamento empresarial sem uma proposta de mudança cultural.
  • C as questões culturais e de gênero não são assuntos pertinentes ao ambiente organizacional e possuem pouca influência na cultura organizacional.
  • D a construção de relacionamentos, nas organizações, implica no aprimoramento das relações sociais e culturais.
  • E o entendimento da organização como um sistema destoante da comunicação e da cultura é uma visão atual sobre o assunto.