Questões de Código de Ética de Relações Públicas (Relações Públicas)

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Em uma situação hipotética, uma corporação que produz medicamentos solicita ao seu profissional de Relações Públicas (RP) que organize uma campanha junto ao setor de medicina, para divulgar os efeitos preventivos de um kit de seus produtos que evitaria os efeitos letais de uma doença muito contagiosa. Por descuido do setor de desenvolvimento da empresa, chega ao seu conhecimento um relatório confidencial indicando vários artigos científicos que comprovam que a combinação de componentes do referido kit não surtem o efeito alardeado pela empresa. Pensando no Código de Ética Profissional de Relações Públicas, identifique as afirmativas verdadeiras (V) ou falsas (F):
I. Como o material que chegou às mãos do profissional de RP tem caráter confidencial e não é de sua competência, a lealdade ao cliente o obriga a desconsiderar essa informação e executar a campanha mesmo assim. A responsabilidade pela informação é da empresa e não do RP. II. É obrigação ética do profissional de RP quebrar imediatamente o sigilo sobre este fato, mesmo antes da campanha ser executada, e encaminhar aos veículos de imprensa as informações contidas no relatório. III. O profissional de RP deve se negar a coordenar a campanha, pois é vedado a ele disseminar informações falsas ou enganosas. IV. Se, ao expor seu conhecimento sobre a ineficiência do kit, a corporação concordar em cancelar a realização da campanha, o RP não poderá divulgar o relatório, pois faz parte do seu código de ética o sigilo profissional.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:

  • A I - F; II - F; III - V; IV - F.
  • B I - F; II - F; III - F; IV - V.
  • C I - F; II - F; III - V; IV - V.
  • D I - V; II - F; III - V; IV - V.

De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, ao profissional de RP é VEDADO:

I. Utilizar qualquer método, meio ou técnica para criar motivações inconscientes que, privando a pessoa do seu livre arbítrio, lhe tirem a responsabilidade de seus atos. II. Desviar para atendimento particular próprio, com finalidade lucrativa, clientes que tenha atendido em virtude de sua função técnica em organizações diversas. III. Estabelecer qualquer relação política, organizacional ou institucional que configure a prática de lobby. IV. Acumpliciar-se com pessoas que exerçam ilegalmente a profissão de Relações Públicas. V. Disseminar informações falsas ou enganosas ou permitir a difusão de notícias que não possam ser comprovadas por meio de fatos conhecidos e demonstráveis.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A II, III, IV e V
  • B I, II, III e IV.
  • C I, II, IV e V.
  • D I, III, IV e V.
  • E III, IV e V.
Assinale a alternativa que apresenta quais itens abaixo fazem parte da Seção IV, Artigo 8º, do Código de Ética do Profissionais de Relações Públicas que trata de como devem ser fixados honorários e salários.
I. Vulto, dificuldade, complexidade, pressão de tempo e relevância dos trabalhos a executar. II. Constar no contrato outros trabalhos paralelos. III.As vantagens que, do trabalho, se beneficiará o cliente. IV. Definir o conteúdo do material estabelecido no contrato. V. Fato de se tratar de um cliente eventual, temporário ou permanente
  • A Apenas as afirmativas I e II estão corretas
  • B Apenas as afirmativas I, III e V estão corretas
  • C Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas
  • D Apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas
  • E As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas
Assinale a alternativa que apresenta a redação correta do artigo 29 do Código de Ética de Relações Públicas, em sua Seção IX, sobre as Relações Públicas e o Exercício do Lobby.
  • A No exercício de Lobby o profissional de Relações Públicas deve se ater às áreas de sua competência, desobedecendo às normas que regem as matérias emanadas pelo Congresso Nacional, pelas Assembleias Legislativas Estaduais e pelas Câmaras Municipais
  • B No exercício profissional se ater às áreas de competição, obedecendo às normas que regem as matérias mandadas pelo Congresso Nacional, pelas Assembleias Legislativas Estaduais e pelas Câmaras Municipais
  • C No exercício profissional de Relações Públicas deve se ater ao Lobby em suas áreas de competência, sem obedecer às normas que regem as matérias emanadas pelo Congresso Nacional, pelas Assembleias Legislativas Estaduais e pelas Câmaras Municipais
  • D No exercício de Lobby o profissional de Relações Públicas deve se ater às áreas de sua competência, obedecendo às normas que regem as matérias emanadas pelo Congresso Nacional, pelas Assembleias Legislativas Estaduais e pelas Câmaras Municipais
  • E No exercício de Lobby o profissional de Relações Públicas deve estar em confronto com áreas de sua competência, obedecendo às normas que regem as matérias emanadas pelo Congresso Nacional, pelas Assembleias Legislativas Estaduais e pelas Câmaras Municipais
Uma questão de importância fundamental da administração é gerenciar o processo comunicativo das organizações em sua relação com o público, uma vez que são relações complexas, pois as mensagens devem considerar diferentes públicos e perfis.
Nesta perspectiva, pode
-se afirmar que
I)
o profissional de relações públicas tem a responsabilidade de manter a credibilidade entre a organização e o seu público.
II)
as relações públicas, como ciência, têm a finalidade de fazer a gestão da comunicação entre uma organização e a sociedade com os objetivos de construir e preservar a sua imagem.
III)
o processo comunicativo das organizações, também conhecido como RP, tem objetivos, antes de tudo, mercadológicos e financeiros, porque esta é a imagem organizacional necessária para o mercado.
IV)
o papel do profissional de relações públicas é a mediação do relacionamento entre a organização e seus públicos.

Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)
  • A I, II e IV somente.
  • B I, II, III e IV.
  • C II somente.
  • D I e III somente.