Questões de Memória Institucional e Responsabilidade Histórica (Relações Públicas)

Limpar Busca

Considere as asserções abaixo:

I. As Relações Públicas, nascidas na primeira quadra do século XX como práticas profissionais e organizacionais, construindo técnicas comunicacionais em processos até então típicos da administração, estão se consolidando no século XXI também como uma área do conhecimento, uma ciência social aplicada.
PORQUE
II. As Relações Públicas têm sido institucionalizadas na academia, tanto para formação de profissionais de nível superior quanto para produzir conhecimento em diálogo com outras áreas da comunicação, como a Publicidade e o Jornalismo, sendo estudadas de forma autônoma à luz de teorias da comunicação para oferecer técnicas e instrumentalização para solução de problemas práticos das organizações.

A respeito dessas asserções, é correto afirmar que:

  • A As asserções I e II são proposições falsas.
  • B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
  • C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • E As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
James E Grunig, um dos maiores estudiosos de relações públicas, assinala na aristocracia da China, mesmo de forma rudimentar, já se praticava relações públicas há cinco mil anos. Quando falamos das relações públicas como campo de atuação profissional vemos que a área é estudada desde o Século XX, há 100 anos. Tempo que para muitos autores pode ser classificado como recente. As Relações Públicas tomam corpo nos Estados Unidos da América (EUA) a partir de necessidades apontadas pelas empresas. Assinale a alternativa correta quanto à intenção das empresas em implantar setores de Relações Públicas.
  • A Comunicar com seus públicos para gerar uma imagem positiva
  • B Abrir canais para ampliar vendas e distribuição de produtos
  • C Manter canal para rebater críticas por parte dos consumidores
  • D Comunicar com públicos dos seus oponentes em campanhas agressivas
  • E Ampliar espaços de vendas e debates sobre os produtos
É conhecido como o pai das Relações Públicas e lanoou o axioma: " o público deve ser informado". Foi assessor do candidato à presidência dos EUA, Alton Parker, que concorreu contra Theodore Roosevelt. Criou em 1904, com o sócio George Parker, a primeira firma de consultoria de RP, que durou quatro anos. Assinale a alternativa que indica o jornalista que é chamado de o pai da Relações Públicas.
  • A Stephen Lee
  • B George Bush
  • C Joseph Pulitzer
  • D Ivy Lee
  • E Walter Cronkite

No Brasil, a prática de Relações Públicas teve início em 1914, por meio da empresa canadense de eletricidade Light and Power, que depois virou Eletropaulo, então sob a liderança de Eduardo Pinheiro Lobo, patrono da profissão no País. No entanto, apesar de algumas iniciativas isoladas anteriores na esfera governamental, seu desenvolvimento só́ viria a ocorrer de fato a partir da década de 1950. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

  • A Ao longo da história, a prática das relações públicas passou de uma função meramente técnica para hoje ser entendida como uma função estratégica.
  • B A atividade de relações passou por grandes transformações, mas não evoluiu ao longo do tempo.
  • C A empresa canadense Light and Power impulsionou o desenvolvimento da atividade nos Estados Unidos.
  • D Eduardo Pinheiro Lobo foi considerado o patrono da atividade de relações públicas porque promoveu seu desenvolvimento no Canadá.
  • E O início da atividade no Brasil se deu com base em padrões europeus.