Questões de História das Relações Públicas (Relações Públicas)

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Considere as asserções abaixo:

I. As Relações Públicas, nascidas na primeira quadra do século XX como práticas profissionais e organizacionais, construindo técnicas comunicacionais em processos até então típicos da administração, estão se consolidando no século XXI também como uma área do conhecimento, uma ciência social aplicada.
PORQUE
II. As Relações Públicas têm sido institucionalizadas na academia, tanto para formação de profissionais de nível superior quanto para produzir conhecimento em diálogo com outras áreas da comunicação, como a Publicidade e o Jornalismo, sendo estudadas de forma autônoma à luz de teorias da comunicação para oferecer técnicas e instrumentalização para solução de problemas práticos das organizações.

A respeito dessas asserções, é correto afirmar que:

  • A As asserções I e II são proposições falsas.
  • B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
  • C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • E As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
James E Grunig, um dos maiores estudiosos de relações públicas, assinala na aristocracia da China, mesmo de forma rudimentar, já se praticava relações públicas há cinco mil anos. Quando falamos das relações públicas como campo de atuação profissional vemos que a área é estudada desde o Século XX, há 100 anos. Tempo que para muitos autores pode ser classificado como recente. As Relações Públicas tomam corpo nos Estados Unidos da América (EUA) a partir de necessidades apontadas pelas empresas. Assinale a alternativa correta quanto à intenção das empresas em implantar setores de Relações Públicas.
  • A Comunicar com seus públicos para gerar uma imagem positiva
  • B Abrir canais para ampliar vendas e distribuição de produtos
  • C Manter canal para rebater críticas por parte dos consumidores
  • D Comunicar com públicos dos seus oponentes em campanhas agressivas
  • E Ampliar espaços de vendas e debates sobre os produtos
É conhecido como o pai das Relações Públicas e lanoou o axioma: " o público deve ser informado". Foi assessor do candidato à presidência dos EUA, Alton Parker, que concorreu contra Theodore Roosevelt. Criou em 1904, com o sócio George Parker, a primeira firma de consultoria de RP, que durou quatro anos. Assinale a alternativa que indica o jornalista que é chamado de o pai da Relações Públicas.
  • A Stephen Lee
  • B George Bush
  • C Joseph Pulitzer
  • D Ivy Lee
  • E Walter Cronkite

Em uma síntese cronológica, a função de relações públicas no Brasil ganhou força e valorização com a chegada das multinacionais na década de 1960. Sobre a linha do tempo que identifica as primeiras décadas da função no país, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Eduardo Pinheiro Lodo se tornou patrono dos relações públicas no Brasil. Ele estava à frente da criação do departamento de relações públicas da São Paulo Tramway Light and Power, em 1914. ( ) O primeiro departamento de relações públicas autenticamente nacional, criado em 1951, foi chefiado pelo percursor da linha administrativa da profissão, Evaldo Simas Pereira. ( ) Em 1953, a escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas iniciou o primeiro curso regular de relações públicas, integralmente nacional e com professores nativos do Brasil. ( ) Para esclarecer e difundir o real significado e a importância da profissão, em 1954 foi fundada a Associação Brasileira de Assessores de Imprensa, com foco na atividade de relações públicas. ( ) Com o desenvolvimento industrial, na década de 1960, pesquisas de opinião e de mercado dão mais força para a área de relações públicas instalar-se na atividade empresarial.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A F – V – V – F – V.
  • B V – F – F – V – F.
  • C F – V – V – F – F.
  • D V – V – F – F – V.
  • E V – F – F – V – V.