Questões de Novas Mídias na Comunicação Social (Jornalismo)

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Leia o texto a seguir:


“O________ está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional quando a interação passa à________ , em que o computador deixa de ser binário, rígido e centralizador, para oferecer ao usuário outros tipos de interface. O termo________ já pertencia ao campo das artes quando se propunha intervenção do/com apreciador, no entanto, o termo________ passa a se associar a sistemas de informática, por fazer um contraponto à leitura/escrita das metanarrativas.


(infoescola. Disponível em https:bit.ly/38kxQYN .

Acesso em 09.12.2019. Adaptado)


Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, o texto.

  • A multimídia … hipertexto … mutimidiatico … hipertexto
  • B hipertexto … interatividade … interativo … interatividade
  • C hipertexto … multimídia … hipertexto… interatividade
  • D multimídia … interativo … mutimidiatico … hipertexto
  • E hipertexto … interatividade … interativo … multimidia

Na visão do professor Antônio Fausto Neto, em entrevista que concedeu para a IHU On-Line (2009), a midiatização pode ser conceituada como “a emergência e o desenvolvimento de fenômenos técnicos transformados em meios, que se instauram intensa e aceleradamente na sociedade, alterando os atuais processos sócio-técnico-discursivos de produção, circulação e de recepção de mensagens”. Ele considera que a midiatização produz mutações na ambiência, nos processos, nos produtos e nas interações entre os indivíduos, na organização e nas instituições sociais. Assim, segundo Fausto Neto (2009), “trata-se de ascendência de uma determina realidade que se expande e se interioriza sobre a própria experiência humana, tendo como referência a própria existência da cultura e da lógica midiáticas”.
Conforme o pensamento do autor citado, marque a opção CORRETA.

  • A A midiatização é um processo que trata exclusivamente do excesso de divulgação de notícias pela mídia.
  • B A midiatização impõe uma referência das práticas midiáticas sobre o conjunto da sociedade.
  • C A midiatização requer habilidades e competências dos indivíduos que só são adquiridas em cursos universitários.
  • D A midiatização não tem relação com o conjunto das práticas sociais, políticas e culturais.
  • E A midiatização é um processo passageiro que diz respeito ao uso de mídias sociais em campanhas eleitorais.
A sociedade midiatizada contemporânea aprendeu a lidar com as tecnologias digitais como um sistema complexo que envolve a dualidade entre informação e comunicação, como formas interligadas dos processos de mediação do conhecimento e dos fatos. Neste sentido, pode-se afirmar que
  • A comunicação significa a transmissão de mensagens, por isso é o mesmo que informação, pois quando se trata de comunicação humana o que é relevante é a transmissão de mensagens publicitárias e não as respostas.
  • B o que chamamos de comunicação na atualidade diz respeito somente às tecnologias de informação, isto é, sistemas de informação à distância, como aqueles utilizados pelos celulares e pela internet.
  • C o processo de comunicação pode ser definido por um sistema que compreende o emissor, o canal, o receptor e a mensagem, que se completam no processo de feedback, isto é, no retorno da informação.
  • D a informação é necessariamente um sistema de dados e se transforma em comunicação somente quando interpretada por sistema não humano, ou seja, pelos computadores.
A sociedade da informação transformou a comunicação social em um produto de grande valor não apenas como a narrativa de fatos do cotidiano, mas principalmente pela possibilidade de influenciar pessoas através de conteúdos nas plataformas digitais, como Twitter, Facebook, WhatsApp. Mas ao mesmo tempo vive-se um paradoxo, ou seja, dispõem-se de mais informações, mas acelera-se um processo de desinformação com a disseminação de fake news. A produção de fake news
  • A é a notícia falsa, como o termo aponta, produzida sem a devida apuração dos fatos, com a intenção principal de confundir a opinião pública.
  • B são informações pagas com conotação estritamente política, produzidas por grupos anárquicos organizados para atacar candidatos somente em períodos eleitorais.
  • C são comunicações falsas produzidas nos períodos eleitorais para favorecer determinados candidatos, que se transformam em informações verdadeiras, ao serem viralizadas nas redes sociais.
  • D são notícias verdadeiras produzidas com intuito de formar a opinião pública sobre assuntos polêmicos, como política, economia, hábitos de consumo e vida de celebridades.
Com o surgimento das novas tecnologias de informação e, consequentemente, das redes sociais, o jornalismo também acompanhou estas mudanças, inclusive com a divulgação de notícias em tempo real nas plataformas digitais, pautando as rádios, os jornais impressos e a televisão. Do ponto de vista prático, o jornalismo online, produzido para internet, é conhecido como
  • A Webjornalismo.
  • B Jornalismo especializado.
  • C Jornalismo ao vivo.
  • D Jornalismo em tempo real.