Questão 33 do Concurso Universidade Estadual do Pará (UEPA) - Comunicação Social (2020)

A sociedade midiatizada contemporânea aprendeu a lidar com as tecnologias digitais como um sistema complexo que envolve a dualidade entre informação e comunicação, como formas interligadas dos processos de mediação do conhecimento e dos fatos. Neste sentido, pode-se afirmar que
  • A comunicação significa a transmissão de mensagens, por isso é o mesmo que informação, pois quando se trata de comunicação humana o que é relevante é a transmissão de mensagens publicitárias e não as respostas.
  • B o que chamamos de comunicação na atualidade diz respeito somente às tecnologias de informação, isto é, sistemas de informação à distância, como aqueles utilizados pelos celulares e pela internet.
  • C o processo de comunicação pode ser definido por um sistema que compreende o emissor, o canal, o receptor e a mensagem, que se completam no processo de feedback, isto é, no retorno da informação.
  • D a informação é necessariamente um sistema de dados e se transforma em comunicação somente quando interpretada por sistema não humano, ou seja, pelos computadores.