Questões de Construção social da realidade (Jornalismo)

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A teoria da comunicação, com suas várias abordagens, busca compreender a construção e a transmissão de sentidos em diferentes contextos sociais e culturais. Também explora os diferentes elementos envolvidos no processo de comunicação, incluindo a mensagem, o emissor, o receptor, o código, o canal e o contexto. Esses componentes são fundamentais para entender como a informação é transmitida, processada e interpretada. O “Mito da Caverna”, de Platão, traz uma profunda reflexão sobre a percepção da realidade e a limitação do conhecimento, simbolizando o processo de libertação da mente humana de crenças errôneas. Ambos os conceitos podem ser analisados de forma interligada, uma vez que a comunicação não é apenas uma troca de informações, mas também um processo de construção da realidade e de transformação da percepção. Considerando as propostas de Platão no “Mito da Caverna” e as abordagens modernas da teoria da comunicação, assinale a alternativa que melhor reflete a relação entre o mito e a construção de sentido na comunicação humana.

  • A O “Mito da Caverna” sugere que a única forma de alcançar a verdadeira comunicação é por meio de uma troca puramente racional entre indivíduos, sem qualquer interferência do contexto social ou cultural, que poderia distorcer a verdade.
  • B O “Mito da Caverna” ilustra a limitação da comunicação interpessoal, sugerindo que a troca de mensagens entre dois indivíduos nunca pode gerar um entendimento verdadeiro, pois está sempre sujeita a mal-entendidos e interpretações pessoais.
  • C Platão, em sua alegoria, critica a comunicação direta, pois acredita que somente a filosofia abstrata poderia proporcionar um entendimento genuíno da realidade, ignorando a importância da comunicação cotidiana como meio de construção de conhecimento.
  • D A libertação dos prisioneiros da caverna, ao saírem para o mundo exterior e verem a luz, reflete a ideia de que a comunicação autêntica só é possível quando há um rompimento com os tradicionais meios de comunicação e se busca uma compreensão mais profunda e independente.
  • E A comunicação de massa moderna pode ser vista como uma caverna em que os indivíduos estão aprisionados, consumindo apenas as “sombras” produzidas pelos meios de comunicação, sem jamais alcançar a realidade objetiva, assim como os prisioneiros que nunca saem da caverna.
O século XX foi marcado pela extensa difusão e popularização dos meios de comunicação de massa. Foi nessa época que o rádio e a televisão se tornaram veículos domésticos. E, nesse mesmo período, o mundo vivenciou momentos de terror pelo impacto das duas grandes guerras mundiais. Nesse cenário, a propaganda passou a ser empregada como importante instrumento ideológico para convencer o público da necessidade da guerra. Foram esses os aspectos contextuais que marcaram o início dos estudos da Mass Communication Research. Sobre a teoria hipodérmica, assinale a afirmativa INCORRETA.
  • A É conhecida como Teoria da Bala Mágica.
  • B É conhecida como Teoria da Agulha Hipodérmica.
  • C Supõe que nem todo estímulo causado por uma mensagem enviada terá resposta.
  • D Supõe que uma mensagem midiática enviada a um público de massa afeta igualmente todos os indivíduos.

No livro “Pós-verdade: a nova guerra contra os fatos em tempos de fake news”, o autor Matthew D’ancona defende que o ano de 2016 marcou o início da chamada era da pós-verdade. Sobre o conceito de pós-verdade, é correto afirmar que

  • A leva os sujeitos a predisporem de determinada leitura dos fatos, compartilhando o que se distingue, rejeitando o que se assemelha, a partir de maiores reflexões críticas acerca do que ali é informado.
  • B o prefixo “pós”, refere-se a ‘tempo posterior’ não à importância ou à relevância do conceito “verdade”.
  • C quer dizer ‘algo que denota circunstâncias nas quais fatos objetivos têm menos influência para definir a opinião pública do que o apelo à emoção ou crenças pessoais’.
  • D na era da pós-verdade, os fatos objetivos têm mais influência para definir a opinião pública do que qualquer outro fator, como as crenças pessoais, por exemplo.
“Uma visão otimista da expansão das tecnologias da informação é desenvolvida pelo filósofo francês Pierre Levy (1956). Para ele, a propagação das redes socias on-line pode transformar as relações culturais e políticas, gerando novos modos de exercício da cidadania e da democracia no que ele chama de cibercultura.” (SILVA et al. 2016)
Assinale a alternativa que demonstra a relação entre política e cultura no terreno da cibercultura.
  • A O aumento do comércio eletrônico durante a pandemia de Covid 19.
  • B A conscientização dos direitos da mulher promovidos pelos programas de televisão.
  • C A nova tendência de entretenimento com a criação de conteúdo superficial tendo em vista a conquista de novos seguidores e a monetização do material produzido.
  • D As manifestações populares contra o aumento da tarifa ocorridas em junho de 2013.
  • E O crescimento dos relacionamentos pessoais via aplicativos específicos para isso e pelas redes sociais mais gerais.

“As notícias devem ser encaradas como o resultado de um processo de interação social. As notícias são uma construção social onde a natureza da realidade é uma das condições, mas só uma, que ajuda a moldar as notícias.”
“Nas suas definições das notícias, os jornalistas também interagem silenciosamente com a sociedade, por via dos limites com que os valores sociais marcam as fronteiras entre normal e anormal, legítimo e ilegítimo, aceitável e desviante. As notícias têm uma estrutura profunda de valores que os jornalistas partilham, como membros da sociedade, com a sociedade. Como um todo. Como seus membros.”
TRAQUINA, Nelson. Teorias do jornalismo: porque as notícias são como são. 2. ed. Florianópolis: Insular, 2005.
Analisando os trechos anteriores, é correto afirmar que a notícia

  • A propõe determinada visão da realidade a partir da seleção dos acontecimentos e de seus aspectos.
  • B é o resultado direto da análise comprometida, passiva e atenta do repórter sobre os eventos.
  • C refere-se a um processo unilateral e técnico, de modo a garantir a correta tradução do social.
  • D possui o papel de diluir as barreiras entre o que é importante para a sociedade e o que não é.