Questões de Fontes (Jornalismo)

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O elemento mais básico do jornalismo, aquele que precede qualquer ação do repórter e precisa orientar toda a produção de conteúdo, da apuração à publicação, é

  • A a ideologia.
  • B a interpretação.
  • C a opinião.
  • D o fato.
  • E o público.
A sociedade da informação transformou a comunicação social em um produto de grande valor não apenas como a narrativa de fatos do cotidiano, mas principalmente pela possibilidade de influenciar pessoas através de conteúdos nas plataformas digitais, como Twitter, Facebook, WhatsApp. Mas ao mesmo tempo vive-se um paradoxo, ou seja, dispõem-se de mais informações, mas acelera-se um processo de desinformação com a disseminação de fake news. A produção de fake news
  • A é a notícia falsa, como o termo aponta, produzida sem a devida apuração dos fatos, com a intenção principal de confundir a opinião pública.
  • B são informações pagas com conotação estritamente política, produzidas por grupos anárquicos organizados para atacar candidatos somente em períodos eleitorais.
  • C são comunicações falsas produzidas nos períodos eleitorais para favorecer determinados candidatos, que se transformam em informações verdadeiras, ao serem viralizadas nas redes sociais.
  • D são notícias verdadeiras produzidas com intuito de formar a opinião pública sobre assuntos polêmicos, como política, economia, hábitos de consumo e vida de celebridades.
A divulgação de notícias falsas, conhecidas como fake news, pode interferir negativamente em vários setores da sociedade, como política, saúde e segurança. São afirmações relacionadas a fake news, EXCETO:
  • A Cria boatos e reforça um pensamento por meio de mentiras e disseminação de ódio.
  • B Os autores criam manchetes absurdas com o claro intuito de atrair acessos aos sites e, assim, faturar com a publicidade digital.
  • C Com a disseminação das fake news baixam muito os custos das propagandas relacionadas a elas, pelo volume de pessoas atingido.
  • D Não é fácil encontrar as empresas que atuam nesse segmento, pois operam na chamada deep web, isto é, uma parte da rede que não é indexada pelos mecanismos de buscas, ficando oculta ao grande público.
Jornalismo é a coleta, a investigação e a análise de informações para a produção e distribuição de relatórios sobre a interação de eventos, fatos, ideias e pessoas que são notícia e que afetam a sociedade em algum grau. A palavra se aplica à ocupação (profissional ou não), aos métodos de coleta de dados e à organização de estilos literários. São consideradas mídias jornalísticas:
  • A Impressão, televisão, rádio e internet.
  • B Impressão, telejornal, rádio e internet.
  • C Impressão, televisão, rádio e whatsApp.
  • D Impressão, boca a boca, televisão, rádio e internet
Uma das definições do jornalismo é “a técnica de transmissão de informações a um público, cujos componentes não são antecipadamente conhecidos”. Este particular diferencia o jornalismo das demais formas de comunicação. Porém, para um jornalismo correto, honesto e funcional, deve ser considerado o disposto no Código de Ética dos Jornalistas brasileiros. Assinale a afirmativa INCORRETA
  • A Não colocar em risco a integridade das fontes e dos profissionais com quem trabalha.
  • B Divulgar os fatos e as informações de interesse público; lutar pela liberdade de pensamento e de expressão.
  • C Combater e denunciar todas as formas de corrupção, em especial quando exercidas com o objetivo de controlar a informação.
  • D Realizar cobertura jornalística para o meio de comunicação em que trabalha sobre organizações públicas, privadas ou não governamentais, da qual seja assessor, empregado, prestador de serviço ou proprietário.