Questões de Linguagem jornalística (Jornalismo)

Limpar Busca

Uma das principais habilidades de um fotojornalista é saber enquadrar uma cena com técnica e criatividade. Imagine a seguinte situação hipotética: você é um fotojornalista e está prestes a sair para uma cobertura. O evento é a concessão de um prêmio a uma grande pesquisadora da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (MS), concedido por uma organização internacional. Seu editor solicita que você crie imagens que ilustrem a grandiosidade da cientista, que destaquem sua estatura e importância para a ciência brasileira. A partir dessas indicações para a pauta, qual o ângulo você escolheria para enquadrar a pesquisadora, se tivesse oportunidade:

  • A De conjunto.
  • B Picado.
  • C Médio.
  • D Contrapicado.

No telejornalismo o essencial é combinar imagem e texto da melhor maneira. No processo de preparação de uma matéria para televisão, é recomendado:

  • A Utilizar uma linguagem subliminar, capaz de persuadir o espectador por meio da combinação criativa de imagens e texto.
  • B Só incluir uma informação relevante para a matéria se houver imagens para cobri-la.
  • C Aproveitar melhor as imagens captadas disponíveis, associando a elas um texto bem escrito.
  • D Redigir primeiro o texto, que é o elemento mais relevante, e, depois, verificar a disponibilidade de imagens correspondentes.

William Bonner (Jornal Nacional: Modo de fazer) afirma que na produção do jornal há um momento que parece ser o “mais esquizofrênico de todo o processo de elaboração de um telejornal”. É o momento em que os produtores apresentam o que foi feito. “Quanto maior a produção, mais eficiente é o trabalho do produtor. Produzir, sim – mas não a qualquer custo”. Para os produtores a intenção é obter a aprovação do editor-chefe para a maioria das propostas que foram selecionadas.

As afirmações de Bonner referem-se à

  • A aprovação dos textos.
  • B seleção de imagens das matérias selecionadas.
  • C reunião de pauta.
  • D determinação do tempo de cada matéria.
  • E escolha das passagens.

Um experiente apresentador de televisão escreve: “a cada página de um telejornal damos o nome de “script”. Os “scripts” são impressos numa folha de papel e ordenados segundo uma lógica determinada pelo editor- -chefe (…)”. O autor compara a ordenação dos “scripts” a uma árvore em que estão presas as “folhas” de “scripts”. O nome técnico dessa “arvore” é

  • A espelho.
  • B roteiro.
  • C formato.
  • D guia.
  • E grade.

Um vereador criticou uma notícia transmitida pelo canal comunitário da cidade. Do seu ponto de vista, o apresentador fez uma boa introdução à notícia do interesse da SABÓ (Sabó – Indústria e Comércio de Auto Peças) em investir no município, mas, enquanto lia “in off” do corpo da matéria, as imagens apresentadas eram do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) . Isto é, houve erro na edição

  • A do stand by.
  • B da nota coberta.
  • C do audiotape.
  • D da nota pé.
  • E do background.