Questões de Webjornalismo (Jornalismo)

Limpar Busca

Com o avanço do webjornalismo e uma crescente inserção das notícias nas mídias digitais, entra em debate o tema da participação do leitor no processo de produção da notícia. As empresas jornalísticas passaram a assumir uma postura interativa, na tentativa de conquistar e ampliar o seu público. Sabe-se que o usuário das redes pode obter acesso à informação sem passar pelos principais veículos jornalísticos. No entanto, os portais de notícias possuem um grande fluxo de internautas que participam por meio de comentários e envio de sugestões de pauta. Por meio da implantação dos processos interativos, emergiram quatro tipos diferentes de participação do público: informação, colaboração, conversação e metacomunicação. No tipo de participação “informação”, o público age como fonte de informação, fornecendo aos jornalistas as versões dos fatos e das informações referentes ao que testemunharam. Essa é a forma mais tradicional de participação utilizada pelos sites de notícias. O meio digital favoreceu o contato, facilitando a localização de fontes pelas redes sociais, conforme os seus interesses e graus de participação na construção da narrativa noticiosa. Outra forma de contribuição do público é cedendo imagens e vídeos de lugares, eventos e fatos para complementar a matéria jornalística. Nesse tipo de participação do público, o jornalista tem o papel de:

  • A Gatekeeper.
  • B Gateopener.
  • C Gatebuilder.
  • D Gatewatcher.
  • E Crowdsourcer.

A partir das alternativas abaixo, qual delas tem relação com realizar um trabalho em um conteúdo web para que ele fique melhor ranqueado nos resultados dos buscadores de Internet?

  • A Webby.
  • B E-Social Media.
  • C SEO.
  • D RGB.
  • E C-Search.

Com relação à construção da notícia, aspectos visuais e textuais da produção de matérias para portais, é CORRETO afirmar que o webjornalista precisa

  • A descartar elementos multimídia para melhor utilizar o espaço da página, priorizando a disposição do texto e imagens estáticas
  • B privilegiar os vídeos, por serem mais importantes na divulgação do fato.
  • C escrever o texto sempre com a mesma estrutura e o mesmo tamanho, respeitando o espaço reservado.
  • D dar maior importância ao tamanho do texto, com base na contagem dos caracteres.
  • E prioriza a arquitetura da notícia, afinal deve pensar não apenas no texto no espaço disponível, mas também nos diversos elementos que o compõem, como gráficos, fotos e vídeos.

Segundo o professor Aldo Schmutz, “Jornalismo on-line é o nome do jornalismo feito para a (ou pela) internet. Também recebe outras denominações, como jornalismo digital, ciberjornalismo, webjornalismo”. Sobre esse tipo de jornalismo, avalie as afirmativas a seguir.

I. Instantaneidade, multimidialidade e hipertextualidade são características do ambiente digital e a geolocalização, a hiperlocalização e o newsgame surgem como sistemas e suportes que potencializam o jornalismo online;
II. A entrada dos veículos de comunicação no mundo digital restringiu as informações circulantes a bolhas ideológicas tornando eventual a interação entre o campo da produção e o da recepção;
III. Os veículos impressos tradicionalmente baseavam sua rentabilidade na venda em banca e em assinaturas e não tiveram dificuldades para implantar paywalls e convencer seu público leitor a pagar pelo acesso às versões digitais.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I e II, apenas.
  • E I, II e III.

A Web 2.0 refere-se à segunda geração da internet, caracterizada pela interatividade, colaboração e compartilhamento de conteúdo. É nesse contexto que surge um modelo de licenciamento que permite o uso de determinado conteúdo de autoria alheia sem necessidade de pagamento de direitos autorais.
Esse licenciamento é conhecido como

  • A Creative Commons.
  • B Copy Open
  • C Freep Com
  • D Copy Com
  • E Freep Left.