Questões de Telejornalismo (Jornalismo)

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Julgue o item que se segue, referente à elaboração de notícias e reportagens escritas ou em formato audiovisual.


No jornal, as sub-retrancas são reportagens relacionadas ao tema principal da matéria jornalística, como uma história específica relacionada ao evento central.

  • Certo
  • Errado

Julgue o item que se segue, referente à elaboração de notícias e reportagens escritas ou em formato audiovisual.


Os textos de revistas são diretos e factuais, ao passo que os dos jornais atraem leitores com abordagens diferenciadas e textos mais informais.

  • Certo
  • Errado

Considerando a produção jornalística para TV e vídeo, bem como os aspectos específicos da linguagem audiovisual, NÃO representa uma prática técnica ou estilística correta:

  • A Redigir textos que complementem, mas não repitam, as informações já apresentadas pelas imagens.
  • B Planejar a edição com cortes visuais e sonoros sincronizados para garantir fluidez e engajamento na narrativa.
  • C Ajustar a intensidade do som ambiente para criar uma atmosfera contextual sem competir com a narração principal.
  • D Utilizar imagens ilustrativas de arquivo apenas quando explicitamente sinalizado ao público e com relevância direta ao tema.
  • E Explorar planos de câmera criativos, como ângulos inclinados ou movimentos rápidos, para adicionar dinamismo, mesmo em notícias formais.

A redação de notícias para rádio e televisão exige um domínio técnico específico para que a mensagem seja clara e eficiente. Considerando os estudos de Nelson Traquina sobre o "jornalismo enquanto produção de realidade", analise as afirmativas abaixo: e selecione a opção que define CORRETAMENTE as particularidades na construção da notícia no radiojornalismo e telejornalismo:

I. No rádio, o jornalista deve priorizar uma linguagem descritiva para compensar a ausência de imagens e facilitar a compreensão do ouvinte.

II. Segundo Traquina, no telejornalismo, as imagens têm um papel central na narrativa, de modo que o texto deve ser mais interpretativo para estimular uma leitura crítica do espectador, contrastando o que se vê com o que se ouve.

III. O ritmo da narração no rádio deve ser mais lento e enfático, uma vez que a linearidade da transmissão sonora pode fazer com que informações mais complexas sejam facilmente esquecidas.

IV. O telejornalismo se apoia em uma relação direta entre texto e imagem, sendo necessário que o texto sempre complemente a visualidade, de modo que o conteúdo escrito não substitua nem repita a mensagem visual, mas a enriqueça.


Assinale a alternativa que define CORRETAMENTE as particularidades na construção da notícia no radiojornalismo e telejornalismo

  • A Apenas I e III estão corretas.
  • B Apenas II e IV estão corretas.
  • C Apenas I, III e IV estão corretas.
  • D Todas estão corretas.
  • E Nenhuma está correta.

A depender do meio em que vai ser vinculada, a estrutura de uma notícia é alterada. Associe os tipos de matérias no radiojornalismo e telejornalismo com suas respectivas características.

TIPOS DE MATÉRIAS
I. Boletim  II. Reportagem especial III. Nota coberta  IV. Ao vivo  V. Passagem 

CARACTERÍSTICAS
( ) Matéria curta, com a leitura de um texto enquanto imagens relacionadas ao tema são exibidas, sem que o repórter apareça no vídeo
( ) Matéria mais extensa e aprofundada, que investiga um tema ou evento com mais detalhe, utilizando entrevistas, imagens e dados para construir uma narrativa complexa.
( ) Informação de curta duração, transmitida ao vivo ou gravada, com o objetivo de informar sobre acontecimentos urgentes ou de última hora.
( ) Momento em que o repórter aparece no vídeo ou é ouvido no rádio para dar uma explicação adicional sobre o evento ou situação, estando diretamente no local da notícia.
( ) Participação de um entrevistado em tempo real, geralmente para esclarecer fatos ou comentar sobre um tema relevante no momento.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A I, V, III, IV e II.
  • B III, II, I, V e IV.
  • C III, I, II, IV e V.
  • D V, IV, II, I e III.
  • E IV, I, V, II e III.