Questões de Telejornalismo (Jornalismo)

Limpar Busca

Considerando a produção jornalística para TV e vídeo, bem como os aspectos específicos da linguagem audiovisual, NÃO representa uma prática técnica ou estilística correta:

  • A Redigir textos que complementem, mas não repitam, as informações já apresentadas pelas imagens.
  • B Planejar a edição com cortes visuais e sonoros sincronizados para garantir fluidez e engajamento na narrativa.
  • C Ajustar a intensidade do som ambiente para criar uma atmosfera contextual sem competir com a narração principal.
  • D Utilizar imagens ilustrativas de arquivo apenas quando explicitamente sinalizado ao público e com relevância direta ao tema.
  • E Explorar planos de câmera criativos, como ângulos inclinados ou movimentos rápidos, para adicionar dinamismo, mesmo em notícias formais.

A redação de notícias para rádio e televisão exige um domínio técnico específico para que a mensagem seja clara e eficiente. Considerando os estudos de Nelson Traquina sobre o "jornalismo enquanto produção de realidade", analise as afirmativas abaixo: e selecione a opção que define CORRETAMENTE as particularidades na construção da notícia no radiojornalismo e telejornalismo:

I. No rádio, o jornalista deve priorizar uma linguagem descritiva para compensar a ausência de imagens e facilitar a compreensão do ouvinte.

II. Segundo Traquina, no telejornalismo, as imagens têm um papel central na narrativa, de modo que o texto deve ser mais interpretativo para estimular uma leitura crítica do espectador, contrastando o que se vê com o que se ouve.

III. O ritmo da narração no rádio deve ser mais lento e enfático, uma vez que a linearidade da transmissão sonora pode fazer com que informações mais complexas sejam facilmente esquecidas.

IV. O telejornalismo se apoia em uma relação direta entre texto e imagem, sendo necessário que o texto sempre complemente a visualidade, de modo que o conteúdo escrito não substitua nem repita a mensagem visual, mas a enriqueça.


Assinale a alternativa que define CORRETAMENTE as particularidades na construção da notícia no radiojornalismo e telejornalismo

  • A Apenas I e III estão corretas.
  • B Apenas II e IV estão corretas.
  • C Apenas I, III e IV estão corretas.
  • D Todas estão corretas.
  • E Nenhuma está correta.

A depender do meio em que vai ser vinculada, a estrutura de uma notícia é alterada. Associe os tipos de matérias no radiojornalismo e telejornalismo com suas respectivas características.

TIPOS DE MATÉRIAS
I. Boletim  II. Reportagem especial III. Nota coberta  IV. Ao vivo  V. Passagem 

CARACTERÍSTICAS
( ) Matéria curta, com a leitura de um texto enquanto imagens relacionadas ao tema são exibidas, sem que o repórter apareça no vídeo
( ) Matéria mais extensa e aprofundada, que investiga um tema ou evento com mais detalhe, utilizando entrevistas, imagens e dados para construir uma narrativa complexa.
( ) Informação de curta duração, transmitida ao vivo ou gravada, com o objetivo de informar sobre acontecimentos urgentes ou de última hora.
( ) Momento em que o repórter aparece no vídeo ou é ouvido no rádio para dar uma explicação adicional sobre o evento ou situação, estando diretamente no local da notícia.
( ) Participação de um entrevistado em tempo real, geralmente para esclarecer fatos ou comentar sobre um tema relevante no momento.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A I, V, III, IV e II.
  • B III, II, I, V e IV.
  • C III, I, II, IV e V.
  • D V, IV, II, I e III.
  • E IV, I, V, II e III.

No telejornalismo, a reportagem externa é um elemento central, pois leva o espectador para o local dos fatos. Segundo Rogério Christofoletti, (2004), os jornalistas "emprestam seus olhares aos consumidores de informação. É uma tele-visão do local onde os fatos acontecem. Os meios de comunicação funcionam como extensões dos sentidos do homem comum. Jornalistas repassam ao público suas visões do mundo. Momentaneamente, este público suspende seu próprio olhar para absorver uma outra luz que pode lhe ajudar a compreender mais o mundo. Depois da leitura dos jornais, a vida se reconfigura, de repente, passa a fazer sentido". Diante dessa afirmação, qual das alternativas não é uma característica típica da reportagem externa no telejornalismo?

  • A Uso de câmeras no estúdio para manter o foco no apresentador, enquanto a reportagem é narrada.
  • B Narração em off acompanhada de imagens do local para descrever o contexto dos acontecimentos.
  • C Captação de imagens espontâneas, como reações do público e detalhes visuais que enriquecem a narrativa.
  • D Entrevistas com testemunhas ou especialistas presentes no local para adicionar credibilidade e contexto à matéria.

Texto lido pelo apresentador de telejornal para chamar a matéria, que contém as informações mais relevantes da reportagem a ser exibida:

  • A Break.
  • B Espelho.
  • C Cabeça.
  • D Frame.