Questões de Produção Audiovisual (Jornalismo)

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Com o surgimento das novas tecnologias de informação e, consequentemente, das redes sociais, o jornalismo também acompanhou estas mudanças, inclusive com a divulgação de notícias em tempo real nas plataformas digitais, pautando as rádios, os jornais impressos e a televisão. Do ponto de vista prático, o jornalismo online, produzido para internet, é conhecido como
  • A Webjornalismo.
  • B Jornalismo especializado.
  • C Jornalismo ao vivo.
  • D Jornalismo em tempo real.
Em cinema e audiovisual, a decupagem se refere ao planejamento da filmagem. Diferentemente no jornalismo, a decupagem tem como característica:
  • A A gravação separada em mídias diferentes de vídeo e áudio, tendo que ser sincronizadas na ilha de edição.
  • B O preenchimento da claquete, contendo local da gravação, tema, data e nome do cinegrafista para arquivamento do material filmado de forma correta.
  • C A seleção de cenas, marcando o seu timecode para que o editor ligue tais cenas, realizando a montagem final desejada pelo jornalista responsável pela matéria.
  • D O último estágio do planejamento da reportagem, em que todas as indicações técnicas (posição e movimento de câmara, lente a ser utilizada no entrevistado) são colocadas no papel para organizar e facilitar o trabalho da equipe.

Segundo Tori e Bueno (1998), este termo relaciona as diferentes mídias, como textos, imagens, sons etc. de forma não sequencial, estimulando diferentes inteligências e estilos de aprendizagem. Sobre este, assinale a alternativa correta.

  • A Hiperlink
  • B Hipertexto
  • C Home Page
  • D Hipermídia
Devido às mudanças trazidas pelo ambiente digital, o jornalista precisa aprimorar algumas rotinas tradicionais do trabalho. Considerando as novas formas de comunicação provenientes do avanço tecnológico e a atuação do assessor de imprensa na contemporaneidade, assinale a alternativa correta.
  • A O release precisa ser multimídia. Além dos aspectos textuais, é importante contar com o apoio de fotos, vídeos, conteúdos de redes sociais e áudios.
  • B Com a presença cada vez maior dos jornalistas nas redes sociais, a prática do follow-up se tornou defasada já que ligações telefônicas durante a jornada de trabalho podem tornar o assessor de imprensa inconveniente.
  • C Não é recomendado o envio de pautas e a realização de contatos com jornalistas por meio de aplicativos como o WhatsApp.
  • D O contato do assessor de imprensa com os jornalistas dos veículos de comunicação deve ser feito exclusivamente através de e-mail corporativo.
  • E Não é recomendado que o assessor de comunicação segmente o envio de releases. É aconselhável que esse envio seja realizado para o maior número de contatos possíveis.