Questões de Produção Audiovisual (Jornalismo)

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Considerando a produção jornalística para TV e vídeo, bem como os aspectos específicos da linguagem audiovisual, NÃO representa uma prática técnica ou estilística correta:

  • A Redigir textos que complementem, mas não repitam, as informações já apresentadas pelas imagens.
  • B Planejar a edição com cortes visuais e sonoros sincronizados para garantir fluidez e engajamento na narrativa.
  • C Ajustar a intensidade do som ambiente para criar uma atmosfera contextual sem competir com a narração principal.
  • D Utilizar imagens ilustrativas de arquivo apenas quando explicitamente sinalizado ao público e com relevância direta ao tema.
  • E Explorar planos de câmera criativos, como ângulos inclinados ou movimentos rápidos, para adicionar dinamismo, mesmo em notícias formais.

No jornalismo audiovisual, o movimento de câmera e a escolha adequada de microfones são essenciais para capturar e transmitir a informação da melhor forma. Tais artifícios dependem do ambiente e da situação de gravação, uma vez que sua utilização cria dinâmicas visuais que complementam a narrativa. Em uma reportagem sobre um evento esportivo, o repórter está em constante movimento enquanto entrevista participantes.

Qual é a combinação mais adequada de movimento de câmera e tipo de microfone para garantir boa captação de áudio e imagem?

  • A Movimento de tilt e microfone omnidirecional, para capturar o som do ambiente e a imagem em movimento vertical.
  • B Travelling com microfone direcional, para seguir o movimento do repórter enquanto capta som em uma direção específica.
  • C Câmera estática com microfone lapela, para capturar claramente o som da fala do repórter e garantir um enquadramento fixo.
  • D Panorâmica horizontal com microfone omnidirecional, para capturar o som ao redor e apresentar uma visão ampla do evento.
  • E Zoom in com microfone lapela, para aproximar o som e a imagem do entrevistado sem perder a qualidade de captação.

Em produtos audiovisuais, as imagens são uma parte fundamental, e a forma como essas imagens são apresentadas ajuda a levar ao telespectador uma melhor dimensão dos acontecimentos. Para isso, é importante que os planos de captação de imagens sejam variados e mostrem tanto detalhes quanto a amplitude dos acontecimentos. As orientações sobre os planos de imagens, geralmente, integram as pautas jornalísticas de produtos audiovisuais. Sobre os planos de enquadramento e angulação da câmera para a captação das imagens,

  • A no plano Médio, a figura humana é enquadrada do joelho para cima, mostrando também a paisagem de fundo, que domina a tela.
  • B no plano Americano, o foco principal está na pessoa, com enquadramento da cintura para cima, e mostra apenas uma pequena porção do fundo.
  • C No Close médio o enquadramento é na cabeça e nos ombros da pessoa. Este é um dos planos de enquadramento da imagem mais usados em telejornal. 
  • D no plano Close-up Extremo, o enquadramento se restringe à cabeça e ao pescoço da pessoa, que preenche praticamente toda a tela, mostrando apenas uma pequena porção da paisagem de fundo.

Ao avaliar a relação do homem com a leitura, seja ela verbal ou de imagens, Lúcia Santaella nos propõe quatro tipos de leitor — contemplativo, movente, imersivo e ubíquo — que não são excludentes, tampouco substituem uns aos outros, mas cada um deles desenvolve perfil cognitivo distinto.
Nesse aspecto, são características do leitor contemplativo:

  • A ser fugaz; de memória curta, mas ágil; sem tempo de reter muitas informações enquanto transita concretamente por vários estímulos urbanos.
  • B estar sempre de prontidão; conectar-se em redes, seguindo caminhos multilineares que ajuda a construir na interação com textos, imagens e documentos.
  • C caracteriza-se pelo trânsito permanente no cenário de hipermobillidade e pela interatividade com os conteúdos, através de hipertextos e de dispositivos de segunda tela.
  • D possuir uma prontidão cognitiva ímpar para conseguir se orientar no espaço multimídia, sem perder o controle da sua presença e do seu entorno no espaço físico onde está.
  • E dedicar-se a uma leitura atenta e silenciosa, especialmente de livros impressos, que, por vezes, pode ser interrompida, para fazer anotações.

Leia a definição a seguir sobre produtos jornalísticos audiovisuais, para responder à questão.
     Deve ser um resumo da matéria, que desperte o interesse do espectador. Não deve ser semelhante ao primeiro parágrafo, pois gera redundância. Uma opção é transformar esse trecho em lide da matéria; assim, a entrada do repórter passa a ser uma continuação, que nada mais é do que o sublide. Informações e dados que não estão na reportagem, mas são relevantes, podem ser utilizados para sua composição.
Essa descrição apresenta a definição de

  • A Cabeça.
  • B Nota-retorno.
  • C Passagem.
  • D Sonora.