Em produtos audiovisuais, as imagens são uma parte fundamental, e a forma como essas imagens são apresentadas ajuda a levar ao telespectador uma melhor dimensão dos acontecimentos. Para isso, é importante que os planos de captação de imagens sejam variados e mostrem tanto detalhes quanto a amplitude dos acontecimentos. As orientações sobre os planos de imagens, geralmente, integram as pautas jornalísticas de produtos audiovisuais. Sobre os planos de enquadramento e angulação da câmera para a captação das imagens,
-
A no plano Médio, a figura humana é enquadrada do joelho para cima, mostrando também a paisagem de fundo, que domina a tela.
-
B no plano Americano, o foco principal está na pessoa, com enquadramento da cintura para cima, e mostra apenas uma pequena porção do fundo.
-
C No Close médio o enquadramento é na cabeça e nos ombros da pessoa. Este é um dos planos de enquadramento da imagem mais usados em telejornal.
-
D no plano Close-up Extremo, o enquadramento se restringe à cabeça e ao pescoço da pessoa, que preenche praticamente toda a tela, mostrando apenas uma pequena porção da paisagem de fundo.