Questões de Produção Audiovisual (Jornalismo)

Limpar Busca

Em produtos audiovisuais, as imagens são uma parte fundamental, e a forma como essas imagens são apresentadas ajuda a levar ao telespectador uma melhor dimensão dos acontecimentos. Para isso, é importante que os planos de captação de imagens sejam variados e mostrem tanto detalhes quanto a amplitude dos acontecimentos. As orientações sobre os planos de imagens, geralmente, integram as pautas jornalísticas de produtos audiovisuais. Sobre os planos de enquadramento e angulação da câmera para a captação das imagens,

  • A no plano Médio, a figura humana é enquadrada do joelho para cima, mostrando também a paisagem de fundo, que domina a tela.
  • B no plano Americano, o foco principal está na pessoa, com enquadramento da cintura para cima, e mostra apenas uma pequena porção do fundo.
  • C No Close médio o enquadramento é na cabeça e nos ombros da pessoa. Este é um dos planos de enquadramento da imagem mais usados em telejornal. 
  • D no plano Close-up Extremo, o enquadramento se restringe à cabeça e ao pescoço da pessoa, que preenche praticamente toda a tela, mostrando apenas uma pequena porção da paisagem de fundo.

Ao avaliar a relação do homem com a leitura, seja ela verbal ou de imagens, Lúcia Santaella nos propõe quatro tipos de leitor — contemplativo, movente, imersivo e ubíquo — que não são excludentes, tampouco substituem uns aos outros, mas cada um deles desenvolve perfil cognitivo distinto.
Nesse aspecto, são características do leitor contemplativo:

  • A ser fugaz; de memória curta, mas ágil; sem tempo de reter muitas informações enquanto transita concretamente por vários estímulos urbanos.
  • B estar sempre de prontidão; conectar-se em redes, seguindo caminhos multilineares que ajuda a construir na interação com textos, imagens e documentos.
  • C caracteriza-se pelo trânsito permanente no cenário de hipermobillidade e pela interatividade com os conteúdos, através de hipertextos e de dispositivos de segunda tela.
  • D possuir uma prontidão cognitiva ímpar para conseguir se orientar no espaço multimídia, sem perder o controle da sua presença e do seu entorno no espaço físico onde está.
  • E dedicar-se a uma leitura atenta e silenciosa, especialmente de livros impressos, que, por vezes, pode ser interrompida, para fazer anotações.

Leia a definição a seguir sobre produtos jornalísticos audiovisuais, para responder à questão.
     Deve ser um resumo da matéria, que desperte o interesse do espectador. Não deve ser semelhante ao primeiro parágrafo, pois gera redundância. Uma opção é transformar esse trecho em lide da matéria; assim, a entrada do repórter passa a ser uma continuação, que nada mais é do que o sublide. Informações e dados que não estão na reportagem, mas são relevantes, podem ser utilizados para sua composição.
Essa descrição apresenta a definição de

  • A Cabeça.
  • B Nota-retorno.
  • C Passagem.
  • D Sonora.

Plataformas de entretenimento também são de grande interesse do público, afinal, todos querem passar um tempo descontraído e de lazer na internet. Em 2020, qual rede social estava liderando como a mais poderosa no entretenimento?

  • A Instagram.
  • B Tik Tok.
  • C YouTube.
  • D Pinterest.
  • E Snapchat.

Mass Media são meios de comunicação que visam fornecer informações ao maior número possível de pessoas simultaneamente. Pode-se dizer que a primeira mídia de massa foi a imprensa escrita (jornal), depois o rádio, em seguida a televisão, e, finalmente, a internet. Assim, os meios de comunicação de massa caracterizam-se por terem três objetivos fundamentais para seu público. São eles:

  • A Educar, informar e proporcionar entretenimento.
  • B Educar, monitorar e influenciar.
  • C Buscar audiência, informar e proporcionar entretenimento.
  • D Engajar, monitorar e conquistar parceria.
  • E Educar, informar e engajar.