Questões de Apuração (Jornalismo)

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O webjornalismo ou o jornalismo da internet pode ser considerado a nova televisão, pois o número de pessoas que navega na internet pode ser maior do que aquele que fica diante da televisão. Considerando essa realidade, o jornalista deve ter domínio de algumas características específicas em relação a aspectos do webjornalismo, entre essas,

  • A informação factual, perenidade, entrevista coletiva, interatividade e entrevista pessoal.
  • B personalização de conteúdo, entrevista em grupo, reportagem, ancoragem e complemento.
  • C multimidialidade, factualidade da narrativa, memória, descrição e citação
  • D Instantaneidade, interatividade, perenidade, multimidialidade, hipertextualidade e personalização de conteúdo;
  • E Hipertextualidade, informação factual, reportagem, texto impressivo e entrevista em grupo.

Pode-se considerar que o ato de entrevistar é uma arte. No rádio, este ato adquire uma importância ainda maior porque é capaz de passar o que o jornalismo impresso nem sempre consegue: a emoção. Uma entrevista depende do nível das perguntas e de um bom roteiro elaborado pelo entrevistador, que deve seguir algumas normativas, como:

  • A Ter começo e pode ser intercalada com a intervenção do ouvinte, que pode complementar o que o entrevistador está abordando.
  • B A pergunta deve ter tamanho certo, suficiente para que o ouvinte entenda o assunto.
  • C A pergunta deve ser pequena, curta, pois o ouvinte não precisa saber o assunto enquanto a pergunta está sendo realizada, uma vez que a resposta complementará o tema debatido.
  • D A entrevista pode ser apenas um bate-papo entre duas pessoas, estilo ping pong.
  • E A entrevista não tem um prazo definido de duração. Todos os entrevistados merecem um longo espaço na entrevista para que possa abordar muitos assuntos.

O Código de Ética do jornalista, no Brasil, está em vigor desde 1987. Composto por normativas que devem subordinar a atuação do profissional nas suas relações com a comunidade, com as fontes de informação e com os demais jornalistas, o art. 9º afirma que é dever desse profissional:

  • A Combater e denunciar todas as formas de corrupção, em especial quando exercida com o objetivo de controlar a informação.
  • B Concordar com a prática de perseguição ou discriminação por motivos sociais, políticos, religiosos, raciais, de sexo e de orientação sexual.
  • C Exercer cobertura jornalística pelo órgão em que trabalha, em instituições públicas e privadas, onde seja funcionário, assessor ou empregado.
  • D Aceitar oferta de trabalho remunerado, mesmo estando em desacordo com o piso salarial da tabela fixada por sua categoria de classe.
  • E Submeter-se a diretrizes na divulgação correta da informação ou impedir o livre debate.

Diante da urgência de publicação de informações nas mídias digitais, os critérios de apuração jornalística sofreram transformações significativas.

Pensando na produção e na publicação de um determinado conteúdo para a Internet, seja para instituições públicas ou privadas, assinale a alternativa correta.

  • A Diante da rapidez dos fatos e da necessidade urgente de publicação, a apuração dos dados prescinde de rigor.
  • B É aconselhável pensar na produção de vários formatos para uma mesma informação (texto, foto, vídeo, som) que será publicada em um ambiente multimídia.
  • C Levando-se em conta todas as plataformas em que a informação será publicada, ela deve necessariamente ser produzida de maneira padronizada, para ser consumida por todos os públicos.
  • D O jornalista responsável pelo conteúdo digital deve despreocupar-se com a hipertextualidade, ou seja, a ligação de conteúdos através de links, já que isso está fora de suas funções.
  • E Os critérios para a qualidade de fontes de informação de uma matéria devem se basear na instantaneidade da publicação do conteúdo.

A criação, a produção e a edição de notícias online exigem conhecimento especializado, planejamento e equipe multidisciplinar e multimídia. A organização da informação por meio do hipertexto exige que um Gestor de Comunicação ofereça ao leitor/espectador a liberdade de escolher vários caminhos para acessar as informações que acha relevante.

Em relação às estratégias para publicação de conteúdo online, considere as afirmativas a seguir.

I. É preciso ignorar o tempo que o usuário gasta na leitura da notícia.

II. O que mais chama a atenção dos leitores na Internet é o título, depois a chamada e por fim o conteúdo.

III. É necessário editar o texto pensando no público que se quer atingir, pensando sempre na possibilidade de buscar outros públicos.

IV. Uma reportagem especial pode ser publicada no horário e no dia em que o site registra melhor audiência.


Assinale a alternativa correta.

  • A Somente as afirmativas I e II são corretas.
  • B Somente as afirmativas I e IV são corretas.
  • C Somente as afirmativas III e IV são corretas.
  • D Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
  • E Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.