Questões de Cibercultura (Jornalismo)

Limpar Busca
A sociedade midiatizada contemporânea aprendeu a lidar com as tecnologias digitais como um sistema complexo que envolve a dualidade entre informação e comunicação, como formas interligadas dos processos de mediação do conhecimento e dos fatos. Neste sentido, pode-se afirmar que
  • A comunicação significa a transmissão de mensagens, por isso é o mesmo que informação, pois quando se trata de comunicação humana o que é relevante é a transmissão de mensagens publicitárias e não as respostas.
  • B o que chamamos de comunicação na atualidade diz respeito somente às tecnologias de informação, isto é, sistemas de informação à distância, como aqueles utilizados pelos celulares e pela internet.
  • C o processo de comunicação pode ser definido por um sistema que compreende o emissor, o canal, o receptor e a mensagem, que se completam no processo de feedback, isto é, no retorno da informação.
  • D a informação é necessariamente um sistema de dados e se transforma em comunicação somente quando interpretada por sistema não humano, ou seja, pelos computadores.

Nessa circulação acelerada de formas e processos culturais, as apropriações e as hibridizações envolvem tanto conteúdos como formatos. [...] Os jovens são particularmente abertos e sensíveis a essas possibilidades, e a indústria cultural investe nisso [...] Disponível em: <https://www.itaucultural.org.br/entrevista-politicas-culturais-e-as-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao>. Acesso em: 29 jul 2019.
O depoimento acima foi retirado de uma entrevista concedida ao Observatório Itaú Cultural por Marco Antônio de Almeida, Professor de Ciências da Informação e Documentação, na USP, e faz parte de um raciocínio que reconhece a importância da juventude no atual momento social.
Sobre esses jovens, a afirmação que mais representa o contexto destacado acima é:

  • A A juventude é tão dinâmica que é improdutivo se envolver com ela.
  • B A natureza tribal fragmentada gera tendências igualmente fragmentadas.
  • C Os jovens são agentes de mudança apesar de condutas egoístas e irresponsáveis.
  • D Os jovens não têm medo de experimentar novas oportunidades.
  • E Os jovens são definidores de tendências, pois são consumidores da Geração Agora.

A internet revolucionou a comunicação no mundo, criando uma verdadeira aldeia global conectada em rede.
A facilidade é também uma armadilha para a circulação das notícias; por isso, é recomendável ao comunicador profissional, ao buscar uma informação, sempre

  • A acreditar em informações veiculadas de forma massiva em grupo de conversas de aplicativos existentes na rede mundial.
  • B adotar as informações dadas em destaque pelos sites que aparecem no topo das listas de plataformas de buscas.
  • C atribuir aos portais de notícias a obrigação de serem os órgãos de comunicação oficiais das empresas ou instituições.
  • D confiar nos sites menos visitados porque foram recentemente criados e têm mais chance de serem atualizados.
  • E optar pelos sites oficiais das instituições ou empresas, recorrendo ainda a uma segunda checagem das informações neles contidas.

A Web, na visão de alguns pesquisadores, alterou as relações de leitura e, por esse motivo, o discurso jornalístico também está sendo mudado de acordo com a plataforma de veiculação das notícias. No chamado “Jornalismo Online”, segundo a professora Silvana Monteiro, os jornalistas podem usar de um recurso que se configura não só como um artifício gráfico, mas de uma maneira diferente de leitura, alterando o modo de os usuários raciocinarem. O hipertexto permite __________, _____________ sem limites de espaço físico e de margens.

(http://twixar.me /TFHK. Adaptado)


Os conceitos que completam a declaração da docente são:

  • A a interatividade ... a acessibilidade
  • B a navegação ... a acessibilidade
  • C a velocidade ... interatividade
  • D a navegação ... a velocidade
  • E a interatividade ... a navegação

“As redes sociais são um tipo de mídia social que se caracterizam pela integração e pela relação entre indivíduos que compartilham informações, interesses, discussões e ideias”. (Killian; Mc Manus, 2015). Com base nessa afirmativa, marque a alternativa correta:

  • A As mídias sociais possibilitam a postagem e o compartilhamento de conteúdo e permitem interação entre os usuários.
  • B O Instituto Federal do Tocantins utiliza como mídia social exclusivamente o Facebook e o Instagram.
  • C O marketing por meio de mídias sociais requer uma abordagem culta e séria, padrão que precisa ser adotado em redes sociais de Instituições de Educação.
  • D O Instituto Federal do Tocantins não utiliza mídias sociais para disseminação de conteúdo, uma vez que já possui seu próprio Portal de Notícias.
  • E Blogs e sites de compartilhamento não são considerados mídias sociais.