Questões de Metodologia de Pesquisa (Jornalismo)

Limpar Busca
A sociedade da informação transformou a comunicação social em um produto de grande valor não apenas como a narrativa de fatos do cotidiano, mas principalmente pela possibilidade de influenciar pessoas através de conteúdos nas plataformas digitais, como Twitter, Facebook, WhatsApp. Mas ao mesmo tempo vive-se um paradoxo, ou seja, dispõem-se de mais informações, mas acelera-se um processo de desinformação com a disseminação de fake news. A produção de fake news
  • A é a notícia falsa, como o termo aponta, produzida sem a devida apuração dos fatos, com a intenção principal de confundir a opinião pública.
  • B são informações pagas com conotação estritamente política, produzidas por grupos anárquicos organizados para atacar candidatos somente em períodos eleitorais.
  • C são comunicações falsas produzidas nos períodos eleitorais para favorecer determinados candidatos, que se transformam em informações verdadeiras, ao serem viralizadas nas redes sociais.
  • D são notícias verdadeiras produzidas com intuito de formar a opinião pública sobre assuntos polêmicos, como política, economia, hábitos de consumo e vida de celebridades.
Jornalismo é a coleta, a investigação e a análise de informações para a produção e distribuição de relatórios sobre a interação de eventos, fatos, ideias e pessoas que são notícia e que afetam a sociedade em algum grau. A palavra se aplica à ocupação (profissional ou não), aos métodos de coleta de dados e à organização de estilos literários. São consideradas mídias jornalísticas:
  • A Impressão, televisão, rádio e internet.
  • B Impressão, telejornal, rádio e internet.
  • C Impressão, televisão, rádio e whatsApp.
  • D Impressão, boca a boca, televisão, rádio e internet

A internet revolucionou a comunicação no mundo, criando uma verdadeira aldeia global conectada em rede.
A facilidade é também uma armadilha para a circulação das notícias; por isso, é recomendável ao comunicador profissional, ao buscar uma informação, sempre

  • A acreditar em informações veiculadas de forma massiva em grupo de conversas de aplicativos existentes na rede mundial.
  • B adotar as informações dadas em destaque pelos sites que aparecem no topo das listas de plataformas de buscas.
  • C atribuir aos portais de notícias a obrigação de serem os órgãos de comunicação oficiais das empresas ou instituições.
  • D confiar nos sites menos visitados porque foram recentemente criados e têm mais chance de serem atualizados.
  • E optar pelos sites oficiais das instituições ou empresas, recorrendo ainda a uma segunda checagem das informações neles contidas.

Na evolução das tecnologias e dos meios de comunicação, o jornalismo desenvolveu características e se adaptou às diferentes demandas, tanto na linguagem quanto nas condições de produção. A respeito desse tema, julgue o item.


No processo de apuração, as fontes do tipo experts são consideradas como primárias e oferecem um relato realista e didático do desenrolar dos fatos, com explicações que ajudam os jornalistas a estabelecer relações de causa e consequência.

  • Certo
  • Errado

Na evolução das tecnologias e dos meios de comunicação, o jornalismo desenvolveu características e se adaptou às diferentes demandas, tanto na linguagem quanto nas condições de produção. A respeito desse tema, julgue o item.


As condições de produção da notícia, desenvolvidas pelo jornalismo profissional, impedem que distorções voluntárias ou involuntárias aconteçam no produto jornalístico, oferecendo ao leitor a garantia de um material de qualidade.
  • Certo
  • Errado