Questões de Código de Ética do Relações Públicas (Comunicação Social)

Limpar Busca

Com relação à produção e à legitimação de notícias no ambiente corporativo, julgue o item subsecutivo.


Uma das principais ferramentas utilizadas para contato do profissional de relações públicas com jornalistas, o release deve ser elaborado com as informações necessárias para auxiliar o trabalho da imprensa e enviado por e-mail à maior quantidade possível de jornalistas, ainda que sem a autorização do destinatário, pois, quanto mais jornalistas o receberem, maior será a probabilidade de ser publicada a informação.

  • Certo
  • Errado

Para a elaboração de um planejamento de comunicação, é necessário recorrer a ações específicas do trabalho de assessoria de imprensa, fazendo, principalmente, um levantamento quantitativo e qualitativo a respeito da imagem da instituição na imprensa.


Assinale a alternativa que indica termo utilizado para o referido levantamento.

  • A Clipping.
  • B Press kits.
  • C Follow up.
  • D Media training.
  • E Mailing.

A atividade de assessoria de imprensa pode ser conceituada como a gestão do relacionamento e dos fluxos de informação entre fontes de informação e imprensa. Busca, essencialmente, atender às demandas por informação relacionadas a uma organização ou fonte em particular. O exercício desta atividade no Brasil é especializado e realizado, na maior parte das vezes, por profissionais com experiência ou curso superior em Jornalismo.

DUARTE, J. Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia, 2002. Disponível em:<cfn.org.br> . Acesso em: 5 jan. 2019.


Com base no texto e em conhecimentos correlatos, assinale a alternativa correta.

  • A As assessorias são fontes passivas de informação que, de maneira organizada, amparam os anseios comunicativos nos meios interno e externo, difundindo a boa imagem para a sociedade com o objetivo de conquistar a opinião pública.
  • B Consultoria de comunicação refere-se a um profissional interno da organização que irá desenvolver as ações de comunicação específica; já o assessor de comunicação presta serviço a uma organização que o contrata por demanda.
  • C O profissional de comunicação atuante como assessor de comunicação possui as mesmas competências que um profissional dos veículos de massa, pois comunica por meio da mesma linguagem.
  • D Assessoria de imprensa é, fundamentalmente, o gerenciamento do fluxo de informação e relacionamento entre fontes de informação e imprensa.
  • E Relações públicas e assessoria de imprensa são áreas completamente distintas. A primeira está focada nas relações entre público e empresa/instituição, e a segunda se refere ao relacionamento entre imprensa e órgão público.

A comunicação organizacional integrada (COI) surgiu com o objetivo de unir as diversas atividades comunicacionais dentro de uma organização ou empresa. Para Kunsch (1997), a comunicação integrada permite o estabelecimento de uma política global em função de uma maior coerência entre os programas comunicacionais. O modelo proposto pela autora traz benefícios às organizações, tanto em nível de relacionamentos como em rentabilidade que impulsiona o negócio, pois proporciona uma linguagem comum e um comportamento homogêneo, além de evitar as sobreposições de tarefas. Porém, dois princípios básicos são fundamentais para o funcionamento da comunicação organizacional integrada:

  • A A comunicação não precisa ser vista como estratégica, mas precisa estar inserida nos processos de planejamento operacionais das organizações.
  • B O envolvimento total da alta direção e a inserção da comunicação no processo de decisório empresarial.
  • C Em momento algum a comunicação deve estar presente tanto na perspectiva operacional como estratégica do planejamento e gestão organizacionais.
  • D Não requer que os diversos setores trabalhem de forma conjunta, e não necessita estar a comunicação inserida nos objetivos gerais da organização e tampouco listar entre os objetivos específicos de cada setor/área de atuação.