Questões de Planejamento Estratégico de Comunicação (Comunicação Social)

Limpar Busca

Tanto em instituições públicas quanto em privadas, o assessor de imprensa exerce muitas funções. Nos órgãos públicos, a assessoria de imprensa é o canal pelo qual a imprensa obtém informações sobre o governo, sobretudo suas realizações. No âmbito corporativo, na iniciativa privada, as assessorias de imprensa são responsáveis pelo relacionamento com seus respectivos públicos-alvo a partir da mídia. Sua função é intermediar as relações entre a imprensa e a instituição, o que também pode afetar a relação com outros públicos, como governos, clientes, empresas, investidores etc. NÃO se trata de atribuição de um assessor de imprensa:

  • A Monitorar as publicações nos meios de comunicação.
  • B Organizar eventos internos para treinamento de equipes.
  • C Sugerir pautas para jornalistas, com o objetivo de gerar cobertura em veículos de comunicação.
  • D Agendar entrevistas com porta-vozes da empresa e preparar respostas para possíveis perguntas da mídia.
  • E Sugerir eventos ou campanhas que podem gerar interesse da mídia e ajudar a posicionar a marca de maneira positiva.

Consoante os pressupostos da teoria da argumentação e da arte retórica, mister se faz que o orador consiga obter a adesão de seu auditório, a fim de que a argumentação seja bem-sucedida. Considerando-se as diferentes espécies de auditório, entende-se que:

  • A o conceito de auditório universal é objetivo
  • B quando determinada pessoa delibera consigo mesma, não há auditório
  • C o auditório universal é aquele que pode ser definido com exatidão
  • D só se consegue a adesão de um auditório quando este é homogêneo
  • E quando um orador se dirige a apenas um interlocutor, mantendo com ele diálogo, há auditório

No que se refere à elaboração e gestão de campanhas publicitárias, julgue o item a seguir. 


A técnica de inbound marketing em campanhas publicitárias digitais envolve a rápida experimentação de estratégias de marketing de baixo custo, o que pode gerar resultados significativos a curto prazo, mas normalmente não é sustentável para a construção de uma marca a longo prazo. 

  • Certo
  • Errado

O relacionamento com a imprensa é uma das áreas mais estratégicas em uma comunicação institucional, com o jornalista exercendo o papel de ponte entre assessorado e imprensa. Considerando um bom relacionamento, analisar os itens.


I. Marcar entrevistas coletivas com periodicidade, mesmo que o assunto não tenha grande importância.
II. Antes de entrar em contato com o veículo, informar-se sobre o perfil dos leitores, ouvintes ou telespectadores.
III. Quando construir uma pauta e enviá-la para imprensa, buscar informações para contextualizar o assunto.
IV. Antes de uma entrevista, é necessário ter em mãos as informações sobre o perfil do porta-voz.

Está CORRETO o que se afirma:

  • A Apenas nos itens III e IV
  • B Apenas nos itens II, III e IV.
  • C Apenas nos itens I e IV.
  • D Apenas nos itens I, II e III.