Questões de Identidade Organizacional (Comunicação Social)

Limpar Busca

Considere:
I. É o que a organização “é” de fato e é constituída por elementos como nome, logomarca, slogan, produtos, serviços, instalações até o comportamento dos colaboradores. O desafio é fazer com que todos os atributos que definem a organização manifestem-se de forma consistente na sua apresentação ao mundo. II. É a organização sob o ponto de vista de seus diferentes públicos, em determinado momento. Dependendo do público envolvido e do contexto, esse conceito se modifica para a mesma organização.
Os itens I e II referem-se, respectivamente, a:

  • A imagem − identidade.
  • B identidade − imagem.
  • C identidade − reputação.
  • D reputação − identidade.
  • E manual de imagem − reputação.

Considere as asserções abaixo e a relação proposta entre elas:
I. A propaganda institucional mais comumente realizada é a de teor informativo, que explica a filosofia, os objetivos e as ações das organizações públicas ou privadas.
PORQUE
II. A propaganda de caráter institucional também tem sentido promocional, uma vez que os consumidores tendem a dar preferência às empresas mais conhecidas e com melhor imagem.
Está correto o que se afirma em:

  • A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
  • B A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
  • C As asserções I e II são proposições falsas.
  • D A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
  • E As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Gilberto Strunck, em seu Como criar identidades visuais para marcas de sucesso (Rio de Janeiro: Rio Books), aponta que o resultante de todas as qualidades e atributos relacionados a uma marca, além do poder que ela tem [...] para convencer um consumidor a escolhê-la em meio a concorrência, chama-se

  • A brainstorm.
  • B merchandising.
  • C brand-equity.
  • D slogan.
  • E tracking.
A comunicação integrada é uma estratégia que articula o planejamento, a análise e a execução de ações em diferentes canais de comunicação e marketing. Assinale a alternativa que apresenta um item que não é resultado da aplicação dessa estratégia
  • A Experiências de consumo mais significativas
  • B Consolidação de marca no mercado
  • C Consolidação da identidade no mercado
  • D Aumento de engajamento nas redes sociais
  • E Elevação das reclamações nos canais de atendimento da empresa
Entre os elementos de maior importância na cultura de consumo, na contemporaneidade, está o posicionamento do consumidor, em grande parte, em função da relação da produção das empresas com as comunidades tradicionais produtoras de matérias-primas.
Es
se modelo se consolida principalmente em função
  • A do consumo sustentável e da responsabilidade social.
  • B da necessidade de produção de produtos verdes para o mercado global.
  • C dos produtos orgânicos produzidos pelas comunidades tradicionais.
  • D do marketing ecológico que dirige suas mensagens especialmente para os produtos e empresas sustentáveis.