Questões de Mensuração de Resultados para Pesquisa de Opinião (Comunicação Social)

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Nas pesquisas qualitativas, os tipos de coleta de dados mais utilizados e tradicionais são presenciais, envolvendo contato pessoal entre pesquisadores e participantes. Um dos métodos qualitativos presenciais e pessoais utiliza técnicas de observação adaptadas da Antropologia Social, em que os pesquisadores acompanham as pessoas em sua rotina.
Esse método é denominado

  • A entrevistas pessoais
  • B entrevista com profundidade
  • C entrevistas por telefone ou canal de comunicação
  • D abordagem etnográfica
  • E discussões em grupo

Em uma organização, os gestores desejam saber os resultados e as receitas obtidos com investimentos em comunicação. Depois de implementar o plano de comunicação, o comunicador precisa avaliar o impacto no público-alvo.
A eficácia do mix de comunicação pode ser mensurada mediante a

  • A confirmação do público-alvo da comunicação.
  • B apresentação de um número considerável de clippings de jornais e revistas.
  • C demonstração de uma planilha adequada de custos de mídia.
  • D reunião de dados sobre a satisfação dos gestores com o plano de comunicação.
  • E obtenção de uma avaliação de feedback a partir de respostas do público.

As pesquisas baseadas em grupos de focus têm sido utilizadas, com certa regularidade, para subsidiar pesquisas‐ação de clima organizacional.
Esse tipo de pesquisa tem diversas características, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A Os grupos de focus podem ser compostos por empregados de diversas áreas da empresa e monitorados por um moderador.
  • B Durante os grupos de focus os participantes tendem a influenciar uns aos outros quanto a opiniões e colocações feitas enquanto reunidos.
  • C Nos grupos de focus, o moderador é dispensável já que a discussão deve ser feita livremente a partir de perguntas fechadas, que embasarão resultados quantitativos.
  • D Esse tipo de pesquisa consiste de entrevistas em profundidade realizadas em grupo de onde saem informações que podem ser usadas em outros métodos de pesquisa.
  • E Os grupos de focus são recomendáveis para gerar hipóteses baseadas na percepção dos participantes e preparar planos de entrevistas e questionários para estudos mais amplos.

Sobre a noção de clima organizacional, analise as afirmativas a seguir.

I. No ambiente de trabalho os aspectos capazes de produzir satisfação – ou insatisfação – e de provocar motivação – ou desmotivação impactam igualmente os funcionários e o clima organizacional.

II. Salários compatíveis com o mercado, horário de trabalho flexível e um bom pacote de benefícios são suficientes para garantir um clima organizacional positivo.

III. Para medir o clima organizacional e traduzi-lo em um indicador, é necessário empreender uma pesquisa junto ao público interno para aferir o grau de satisfação das pessoas no ambiente de trabalho.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Um órgão público enfrenta problemas de imagem e gestão da reputação, em um momento de grandes restrições orçamentárias. A realização de pesquisas de opinião, nesse momento, pela assessoria de comunicação do órgão deve ser:

  • A direcionada ao público interno, que representa um universo menor, projetando os resultados para toda a população por meio de estatísticas;
  • B restrita, porque é aceitável planejar sem as informações de pesquisas por não haver concorrentes como ocorre no setor privado;
  • C realizada de forma online, porque apresenta um ótimo custo-benefício em relação aos formatos tradicionais de pesquisa, como entrevistas pessoais;
  • D concentrada em discussões em grupo (focus group), porque permite entrevistar um número grande de pessoas com custos baixos;
  • E mantida normalmente, porque conhecer os anseios da população é uma atividade permanente, que não pode ser limitada por questões financeiras.