Questões de Mensuração de Resultados para Pesquisa de Opinião (Comunicação Social)

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Um órgão público enfrenta problemas de imagem e gestão da reputação, em um momento de grandes restrições orçamentárias. A realização de pesquisas de opinião, nesse momento, pela assessoria de comunicação do órgão deve ser:

  • A direcionada ao público interno, que representa um universo menor, projetando os resultados para toda a população por meio de estatísticas;
  • B restrita, porque é aceitável planejar sem as informações de pesquisas por não haver concorrentes como ocorre no setor privado;
  • C realizada de forma online, porque apresenta um ótimo custo-benefício em relação aos formatos tradicionais de pesquisa, como entrevistas pessoais;
  • D concentrada em discussões em grupo (focus group), porque permite entrevistar um número grande de pessoas com custos baixos;
  • E mantida normalmente, porque conhecer os anseios da população é uma atividade permanente, que não pode ser limitada por questões financeiras.
Julgue o próximo item, relativos a pesquisas de opinião e de mercado. 

Baseada em metodologia estatística, a pesquisa qualitativa é conduzida em grupos focais, para explorar os sentimentos do público e suas reações sobre determinado produto ou ação.
  • Certo
  • Errado

O professor Everardo Rocha, ao estudar o consumo nas mais diversas instâncias, procura classificá-lo em quatro perspectivas:
1. hedonista 2. moralista 3. naturalista 4. utilitária
De acordo com cada uma delas, o conceito pode ser assim entendido
( ) Característico do espírito humano, o consumo, de acordo com essa perspectiva, é visto como biologicamente necessário e universalmente experimentado.
( ) Com grande carga apocalíptica, essa perspectiva considera o consumo o responsável pelas mazelas sociais e que, portanto, deve ser alvo de severas críticas.
( ) Predominante no marketing, as pesquisas, sob essa perspectiva de consumo, buscam identificar os comportamentos dos consumidores para melhor atendê-los e vender mais.
( ) Característica do discurso publicitário e considerada a mais famosa ideologia aplicada ao consumo, essa perspectiva baseia-se na ideia de que o ato de consumir traz felicidade.
As características citadas correspondem, respectivamente, às perspectivas

  • A 4; 2; 1; 3.
  • B 3; 4; 2; 1.
  • C 3; 2; 4; 1.
  • D 1; 3; 4; 2.
  • E 1; 2; 4; 3.

Segundo Kotler e Keller (2019), fazer uma seleção de mídia significa encontrar o meio mais eficaz em termos de custo para oferecer o número e o tipo de exposições desejados ao público-alvo. A respeito dos efeitos de tais exposições sobre a conscientização do público, é correto afirmar que "o valor qualitativo de uma exposição em determinado veículo" refere-se:

  • A ao impacto.
  • B à frequência.
  • C à exposição.
  • D à cobertura.
  • E ao convencimento.

Ao adquirir um produto, o cliente avalia o grau de satisfação por meio da apreciação dos atributos do item adquirido, considerando-se como desejados aqueles em que os atributos do produto

  • A atendem à expectativa básica do cliente, sem grandes contentamentos ou descontentamentos, com oferta do mínimo esperado.
  • B surpreendem as expectativas dos clientes com benefícios não esperados.
  • C ultrapassam os básicos indispensáveis, ou seja, os essenciais que o cliente espera do produto.
  • D são ofertados ao cliente quando ele não os espera, mas que ele os aprecia quando são oferecidos.