Questões de Porta-vozes Institucionais (Comunicação Social)

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Assinale a alternativa correta, sobre a definição do porta-voz de uma organização.
  • A É o responsável por representar e falar em nome da empresa em momento de crise ou não
  • B É o profissional de marketing que dá voz aos consumidores da empresa
  • C É o profissional de comunicação que trabalha na ouvidoria da empresa
  • D É o profissional que fala abertamente com todos os colaboradores da empresa
  • E É o profissional que sabe qual é o posicionamento estratégico da empresa
Entrevistas à imprensa precisam ser preparadas quando a empresa ou instituição tem algum fato a comunicar à opinião pública. O processo de treinamento dos porta-vozes de determinada organização, com o objetivo de aperfeiçoar sua capacidade de se relacionar com os jornalistas, seja na hora das entrevistas, em eventos ou em encontros de relacionamento, denomina-se
  • A key messages.
  • B voice recording.
  • C try to speaking.
  • D media training.
  • E leader coaching.

“O discurso jornalístico caracteriza-se pela aptidão de incorporar e mediar os discursos dos vários protagonistas dos processos sociais. Isso faz do jornalismo um cenário de redes interlocutivas e uma linguagem organizadora de interesses em competição”. (Manuel Chaparro, no texto “Jornalismo da fonte”)
Os veículos jornalísticos enfrentam o desafio de administrar os interesses de diferentes vozes sociais e organizacionais que buscam, de alguma maneira, não serem prejudicadas pelas notícias geradas. Cabe às assessorias de imprensa o papel de mediar as relações com os veículos de comunicação, gerenciando possíveis crises. Sobre o funcionamento ideal dessa mediação, considere as seguintes afirmativas:
1. Os manuais de assessoria de imprensa consideram ser necessário responder a todas as pessoas que se manifestam contra a empresa em redes sociais, por mais que leve tempo, e, sempre que possível, a empresa deve procurar a justiça para processar os indivíduos que a atingirem. 2. Uma estratégia apropriada para lidar com crises é eleger um único porta-voz que fale em nome de todos, ao invés de dar a palavra para vários profissionais da empresa. 3. O ato de omitir a crise interna de uma empresa para que não chegue à imprensa é considerada uma estratégia prejudicial quando usada pelas assessorias. 4. Um dos segredos de um bom gerenciamento de crise é conseguir traduzir explicações técnicas com uma linguagem direta e que seja acessível ao público.
Assinale a alternativa correta.

  • A Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
  • B Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  • C Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
  • D Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
  • E As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Quanto ao relacionamento de organizações com a imprensa, julgue o item.


No relacionamento com a imprensa, chama‐se de media watch o treinamento que porta‐vozes da organização recebem para saber como lidar com jornalistas e como funciona o processo de produção das notícias.

  • Certo
  • Errado