Questões de Ferramentas de Assessoria (Comunicação Social)

Limpar Busca

Para fazer com que determinada notícia de interesse da empresa/instituição chegue aos veículos de imprensa, o assessor conta com algumas ferramentas características da comunicação organizacional, como:

  • A release, microfone e bancada.
  • B régua de paica, diagrama e espelho.
  • C release, workshop e newsletter.
  • D  press kit, release e follow up. 

Um site jornalístico não enviou nenhum repórter ou fotógrafo para cobrir uma competição esportiva, mas ligou para a assessoria de imprensa do evento e solicitou fotografias e algumas informações para publicar uma notícia. Ao ler o texto publicado pelo site, o assessor verificou que nenhuma fotografia enviada foi publicada, mas constatou que inúmeras selfies dos competidores ganharam veiculação.
Assinale a alternativa correta levando em consideração esse contexto.

  • A Veículos de comunicação são obrigados a utilizar todas as fotografias solicitadas às assessorias de imprensa.
  • B Assessores de imprensa devem enviar fotografias aos veículos de comunicação, exclusivamente, após um editor assinar um termo de compromisso para publicação.
  • C O assessor de imprensa deve ligar para o veículo de comunicação e exigir a publicação de, pelo menos, uma das fotografias enviadas.
  • D O assessor de imprensa deve compreender que o veículo de comunicação tem liberdade de usar ou não as fotografias que ele envia, mesmo quando são solicitadas.
  • E Assessores de imprensa não devem enviar fotografias aos veículos de comunicação, mesmo quando solicitadas, para evitar esse tipo de decepção.

As estratégias de Marketing e comunicação empresarial que reúnem publicidade, assessoria de imprensa, relações públicas, entre outras ações, têm se configurado como uma importante ferramenta no sentido de apaziguar o efeito negativo de todas as variáveis às quais as organizações estão sujeitas. Uma das estratégias para tanto, consiste em treinar os porta-vozes da instituição, como gerentes, diretores e encarregados mais requisitados para entrevistas, a fim de prepará-los para essas ocasiões. Esse treinamento é denominado

  • A Clipping.
  • B Follow up.
  • C Gerenciamento de crise.
  • D Media training.

As assessorias de imprensa, no seu dia a dia, exercem inúmeras atividades técnicas. Dentre elas:
I. Realizar visitas pessoais e contatos telefônicos com os vários veículos de imprensa. II. Cuidar da organização e convocação das entrevistas coletivas que forem necessárias ao assessorado. III. Sugerir temas para elaboração de artigos ou matérias que despertem o interesse da imprensa. IV. Fazer a cooptação de profissionais da mídia usando artifícios não retóricos.
Está correto o que se afirma em:

  • A II e III, apenas.
  • B I e IV, apenas.
  • C II e IV, apenas.
  • D I, II e III, apenas

Entre os produtos de comunicação produzidos por uma assessoria de comunicação estão os house organs. Em relação a este veículo de comunicação, assinalar a alternativa CORRETA:

  • A É um veículo de comunicação institucional e é produzido a partir da própria fonte das notícias a serem divulgadas.
  • B Em seu conteúdo, o aspecto institucional deve ultrapassar o caráter informativo, privilegiando a propaganda.
  • C Com tiragem mensal, o house organ é distribuído mediante colaboração financeira simbólica do público interno.
  • D Para planejar um house organ, é necessário privilegiar o interesse da direção em detrimento do público interno.