Questões de Ferramentas de Assessoria (Comunicação Social)

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Tanto em instituições públicas quanto em privadas, o assessor de imprensa exerce muitas funções. Nos órgãos públicos, a assessoria de imprensa é o canal pelo qual a imprensa obtém informações sobre o governo, sobretudo suas realizações. No âmbito corporativo, na iniciativa privada, as assessorias de imprensa são responsáveis pelo relacionamento com seus respectivos públicos-alvo a partir da mídia. Sua função é intermediar as relações entre a imprensa e a instituição, o que também pode afetar a relação com outros públicos, como governos, clientes, empresas, investidores etc. NÃO se trata de atribuição de um assessor de imprensa:

  • A Monitorar as publicações nos meios de comunicação.
  • B Organizar eventos internos para treinamento de equipes.
  • C Sugerir pautas para jornalistas, com o objetivo de gerar cobertura em veículos de comunicação.
  • D Agendar entrevistas com porta-vozes da empresa e preparar respostas para possíveis perguntas da mídia.
  • E Sugerir eventos ou campanhas que podem gerar interesse da mídia e ajudar a posicionar a marca de maneira positiva.

Na preparação e distribuição dos releases, é necessário tomar alguns cuidados. Sobre eles, leia o texto a seguir:
É fundamental o uso da técnica de redação jornalística. O conteúdo deve ser sintetizado pelo aspecto mais importante no _______. Deve-se apresentar um “________”, algo que “segure” o interesse pelo assunto, para estimular a continuidade da leitura. É importante identificar a pessoa que costuma decidir a pauta, o ____________. Devido à grande rotatividade nas redações, é necessário manter o _________atualizado, identificando corretamente o nome e o cargo do destinatário do release. Entrar em contato direto como jornalista para confirmar o recebimento, o chamado ___________, só deve ser feito em situações especiais. O assessor deve saber o máximo possível sobre cada assunto para facilitar o atendimento, caso um jornalista busque informações adicionais.
(DUARTE, 2018, adaptado)

Assinale a opção que completa corretamente o texto.

  • A Sub-lead, plot-twist, gatewatcher, briefing, lobby.
  • B Corpo do texto, click-bait, conselho editorial, rought, clipping.
  • C Lead, gancho, gatekeeper, mailing, follow-up.
  • D Título, detalhamento, anunciante, clipping, follow.
  • E Sub-título, clímax, editor, layout, mailing.

As agências de notícias têm sido organizações importantes para a construção da imagem de seus assessorados e, cada vez mais, vêm sendo procuradas por assessorias de comunicação para apoio em diversos trabalhos de grande vulto.
Nesse sentido, as agências de notícias

  • A são as únicas capazes de mobilizar os stakeholders.
  • B são hábeis com a chamada mídia tradicional por estarem há cinco décadas no mercado.
  • C produzem notícias tecnicamente elaboradas, merecendo a publicação, na íntegra, nos ambientes digitais
  • D levam em consideração aspectos importantes no perfil das empresas, sendo capazes de substituir as redes de assessoria próprias.
  • E estão mudando de perfil, ampliando seu portfólio de produtos, encontrando demandas em outras atividades, além da assessoria de imprensa, como pesquisa, eventos, desenvolvimento cultural e responsabilidade social.

Ao propor o modelo de Comunicação Integrada, a professora Margarida Kunsch destaca a comunicação interna, que é marcada por

  • A ser planejada pelo CEO da companhia, sem levar em conta a comunicação administrativa e a externa, pois serve de base para a construção dos demais elementos do modelo.
  • B focar-se na divulgação publicitária dos produtos e serviços da empresa, subordinando-se ao marketing de negócios.
  • C produzir house organs, que destaquem apenas os pontos positivos da empresa e negativos da concorrência para fidelizar o público interno.
  • D ser uma ferramenta estratégica para compatibilização dos interesses dos empregados e da empresa através do estímulo ao diálogo e à participação nos diversos níveis empresariais.
  • E ser produzida e disseminada de modo descentralizado pelos diversos setores da empresa como forma de reivindicação de melhores condições de trabalho.

Para fazer com que determinada notícia de interesse da empresa/instituição chegue aos veículos de imprensa, o assessor conta com algumas ferramentas características da comunicação organizacional, como:

  • A release, microfone e bancada.
  • B régua de paica, diagrama e espelho.
  • C release, workshop e newsletter.
  • D  press kit, release e follow up.