Questões de Comunicação Interna (Comunicação Social)

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Julgue o item a seguir, a respeito do que deve ser considerado por um profissional de comunicação incumbido de estruturar o departamento de comunicação interna de uma empresa.
No referido setor, é fundamental a colaboração de jornalista para redigir textos jornalísticos dirigidos a veículos impressos e eletrônicos e analisar o que está em circulação na mídia a respeito da empresa, para fins estratégicos.

  • Certo
  • Errado

Entre as diversas ações comunicacionais presentes na gestão administrativa de órgãos públicos, está o “Alô Senado”, que, desde 1997, por meio da Secretaria Especial de Comunicação Social do Senado Federal, é um serviço de atendimento ao cidadão que tem possibilitado uma aproximação direta do parlamento com a sociedade.


Tendo como base o exemplo apresentado, assinale a alternativa correta em relação ao papel do assessor de imprensa nos órgãos públicos.

  • A Praticar o jornalismo ao nível dos veículos, para assegurar aos meios de comunicação informação de boa qualidade, sob o ponto de vista da técnica jornalística e da relevância social. A assessoria de imprensa, tal como é entendida, deve existir somente em instituições públicas.
  • B Ocupar-se exclusivamente dos aspectos em relação à opinião pública.
  • C Abrir canais de comunicação com os públicos; a opinião pública e a sociedade em geral deve ser parte primordial de uma política de comunicação dos sistemas e das assessorias de comunicação dos órgãos públicos.
  • D Limitar-se à esfera da divulgação de informações do governo e da assessoria de imprensa como mecanismo de autopromoção dos governantes e das respectivas ações.
  • E Assessorar parlamentares e políticos.

Para a elaboração de um planejamento de comunicação, é necessário recorrer a ações específicas do trabalho de assessoria de imprensa, fazendo, principalmente, um levantamento quantitativo e qualitativo a respeito da imagem da instituição na imprensa.


Assinale a alternativa que indica termo utilizado para o referido levantamento.

  • A Clipping.
  • B Press kits.
  • C Follow up.
  • D Media training.
  • E Mailing.

A atividade de assessoria de imprensa pode ser conceituada como a gestão do relacionamento e dos fluxos de informação entre fontes de informação e imprensa. Busca, essencialmente, atender às demandas por informação relacionadas a uma organização ou fonte em particular. O exercício desta atividade no Brasil é especializado e realizado, na maior parte das vezes, por profissionais com experiência ou curso superior em Jornalismo.

DUARTE, J. Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia, 2002. Disponível em:<cfn.org.br> . Acesso em: 5 jan. 2019.


Com base no texto e em conhecimentos correlatos, assinale a alternativa correta.

  • A As assessorias são fontes passivas de informação que, de maneira organizada, amparam os anseios comunicativos nos meios interno e externo, difundindo a boa imagem para a sociedade com o objetivo de conquistar a opinião pública.
  • B Consultoria de comunicação refere-se a um profissional interno da organização que irá desenvolver as ações de comunicação específica; já o assessor de comunicação presta serviço a uma organização que o contrata por demanda.
  • C O profissional de comunicação atuante como assessor de comunicação possui as mesmas competências que um profissional dos veículos de massa, pois comunica por meio da mesma linguagem.
  • D Assessoria de imprensa é, fundamentalmente, o gerenciamento do fluxo de informação e relacionamento entre fontes de informação e imprensa.
  • E Relações públicas e assessoria de imprensa são áreas completamente distintas. A primeira está focada nas relações entre público e empresa/instituição, e a segunda se refere ao relacionamento entre imprensa e órgão público.

A informação é essencial para qualquer organização. Sem informação, organização alguma sobrevive e, para tanto, a presença de uma assessoria de comunicação social é o primeiro passo para a organização se posicionar na sociedade, a começar pelos funcionários/servidores. Porém, não basta sustentar uma excelente estrutura de comunicação e esquecer questões básicas, no âmbito interno. São formas e meios fundamentais de comunicação do Assessor de Imprensa para com o público interno:

  • A Manter um jornal mural, um jornal institucional, alimentar diariamente a intranet e outros meios que fortalecem os vínculos do funcionário/servidor com a organização.
  • B Criar uma campanha com o uso de outdoors efrontlight, meios casados com o uso da televisão.
  • C Promover formas de levar a marca da organização em meios de comunicação de massa.
  • D Dar conhecimento aos membros internos da organização, de todos os ofícios emitidos pela gestão da organização.