Questões de Perfil e Tipologia das Organizações (Comunicação Social)

Limpar Busca
A comunicação organizacional pode ser entendida sob o ponto de vista de diversas teorias da comunicação, como a teoria da “agulha hipodérmica” e “da bala mágica”. Ela também pode usar alguns modelos em sua atividade prática, como o “modelo mecanicista”. Assinale a alternativa que melhor descreve esse modelo.
  • A Considera e avalia a comunicação organizacional sob a ótica funcionalista, preocupando-se com as estruturas formais e informais e com as práticas em função dos resultados
  • B Considera o clima, o ambiente organizacional e os indivíduos que fazem parte do sistema organizacional, avaliando o processo comunicacional de maneira individual
  • C Considera todos os fenômenos intrínsecos e extrínsecos de um agrupamento de pessoas que trabalham coletivamente para atingir metas específicas
  • D Utiliza apenas os meios tradicionais de comunicação para estabelecer o contato com a organização, com pautas bem definidas para evitar possíveis ruídos

Tem como premissa a apresentação das atividades da instituição de forma a reforçar o seu discurso, às vezes de modo persuasivo, com evidenciação das opiniões e dos pontos de vista da empresa, o componente da identidade institucional conhecido como

  • A diálogo.
  • B proposta.
  • C mensagem.
  • D imagem.

No contexto da estrutura das organizações, refere-se à maneira preestabelecida e formalizada de efetuar as diversas operações que fazem funcionar uma organização o atributo da

  • A territorialidade.
  • B afiliação.
  • C padronização.
  • D especialização.

Na construção pública de sua imagem, uma instituição precisa dar especial atenção a seu posicionamento, que é o que dá sustentação à reputação organizacional. Dadas as variações que podem ocorrer nesse processo de comunicação, pode ser que haja contradições a respeito da imagem institucional.


Dentre as ações institucionais a seguir, qual está inevitavelmente ligada a conflitos na percepção do posicionamento da organização?

  • A Reconfiguração de um novo setor
  • B Abertura de uma nova filial
  • C Contratação de um novo gestor
  • D Mobilização proativa da alta direção
  • E Operação de mudanças na identidade

Um plano de comunicação pretende estabelecer diretrizes gerais, orientações e estratégias para a prática da comunicação integrada nas instituições. No contexto de uma câmara municipal, a publicidade dos atos prevista em um plano de comunicação:
I. Deverá ter caráter educativo II. Deverá incorporar ações de caráter informativo III. Deverá promover a orientação social
Analise as afirmativas acima e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA:

  • A Apenas I e II são verdadeiras;
  • B Apenas II e III são verdadeiras;
  • C Apenas I e III são verdadeiras;
  • D Todas são verdadeiras.