Questões de Comunicação institucional (Comunicação Social)

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“Em 25 de janeiro de 2019 aconteceu um dos maiores acidentes de trabalho do Brasil, quando a barragem de rejeitos de mineração de Brumadinho, no estado de Minas Gerais, rompeu causando a morte de centenas de pessoas, além de grandes prejuízos à fauna e flora. À empresa responsável pela operação publicou no mesmo dia em seus perfis nas redes sociais a confirmação da tragédia, destinou porta-voz para responder pelo caso, além de atualizar seu site com informações constantes. Tais ações, que envolvem o profissional de Relações Públicas, podem ser caracterizadas como_______________, mesmo que, muitas vezes, não consigam contornar os prejuízos causados à imagem institucional devido à gravidade dos danos à sociedade”.
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a afirmativa anterior:

  • A Pesquisa e avaliação da opinião pública.
  • B Comunicação organizacional estratégica em rede.
  • C Comunicação em situações de crise.
  • D Gestão de crise.
  • E Plano de comunicação dialógico.

Tanto em instituições públicas quanto em privadas, o assessor de imprensa exerce muitas funções. Nos órgãos públicos, a assessoria de imprensa é o canal pelo qual a imprensa obtém informações sobre o governo, sobretudo suas realizações. No âmbito corporativo, na iniciativa privada, as assessorias de imprensa são responsáveis pelo relacionamento com seus respectivos públicos-alvo a partir da mídia. Sua função é intermediar as relações entre a imprensa e a instituição, o que também pode afetar a relação com outros públicos, como governos, clientes, empresas, investidores etc. NÃO se trata de atribuição de um assessor de imprensa:

  • A Monitorar as publicações nos meios de comunicação.
  • B Organizar eventos internos para treinamento de equipes.
  • C Sugerir pautas para jornalistas, com o objetivo de gerar cobertura em veículos de comunicação.
  • D Agendar entrevistas com porta-vozes da empresa e preparar respostas para possíveis perguntas da mídia.
  • E Sugerir eventos ou campanhas que podem gerar interesse da mídia e ajudar a posicionar a marca de maneira positiva.

Promover imagem institucional positiva é essencial para a inserção e a sobrevivência da organização na sociedade. Sobre imagem institucional, marque a alternativa INCORRETA: 

  • A Diante da presença dos públicos em diferentes espaços, é importante que as organizações também direcionem esforços para ações que contribuam para a promoção da imagem institucional positiva nos meios online e off-line.
  • B A construção da relação da organização com a imprensa deve ser limitada e com cautela sobre a transparência, de modo a reduzir os riscos à imagem institucional.
  • C A imagem institucional se refere ao modo como uma organização é percebida pela sociedade, o que demanda, entre outras, a atuação de setores ligados à comunicação e ao marketing.
  • D Noticias negativas podem causar prejuízos nos negócios, o que justifica a criação de políticas de Gestão de Risco de Imagem.
  • E A imagem institucional não é única, pois envolve percepções de diversos segmentos que fazem parte das organizações, como investidores, fornecedores e empregados.

A partir do composto de comunicação empresarial integrada, proposto por Margarida Kunsch, o autor Paulo Nassar identificou sua aplicabilidade no ambiente digital. No campo da comunicação institucional e suas áreas, ele listou, entre outros:

1. Relações Públicas 2. Jornalismo empresarial 3. Relações com a imprensa 4. Editoração multimídia 5. Responsabilidade histórica 6. Responsabilidade social

Correlacione-as com as ações a seguir:

( ) Vitrine virtual para memória institucional; ( ) Agência de notícias online; ( ) Infoclippings e monitoramento de imagem com a imprensa; ( ) Posicionamento no espaço virtual da organização perante os diferentes públicos, mercados e a sociedade; ( ) Vitrine virtual para programas e ações sociais; ( ) Webdesign.

Assinale a opção que apresenta a correlação correta, na ordem apresentada.

  • A 4 – 2 – 3 – 1 – 5 – 6.
  • B 6 – 5 – 3 – 1 – 2 – 4.
  • C 5 – 3 – 2 – 6 – 1 – 4.
  • D 6 – 4 – 2 – 5 – 1 – 3.
  • E 5 – 2 – 3 – 1 – 6 – 4.

A Comunicação Institucional é a área responsável por cuidar da imagem da empresa. Ela se preocupa com os stakeholders internos e externos e impacta diretamente o employer branding, isto é,

  • A corresponde à ação comunicativa que transmite confiança aos acionistas.
  • B se relaciona à reputação da empresa enquanto em- pregadora.
  • C demonstra o valor da marca em relação às marcas concorrentes.
  • D revela o apoio dos colaboradores internos aos planos empresariais.
  • E são ações que contribuem para melhorar o posicio- namento da marca.