Questões de Relacionamento e Responsabilidade Social (Comunicação Social)

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De acordo com o 2º parágrafo do artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), é considerada publicidade abusiva:

É abusiva, dentre outras, a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança.

A respeito de como evitar campanhas abusivas e evitar que elas tragam problemas para a sociedade, assim como para a empresa que a organizou, assinale a alternativa incorreta.

  • A entender se elas podem sofrer mais de uma interpretação ou ser mal entendida por um público específico
  • B fazer pesquisas reais com pessoas de perfis diferentes para entender se elas compreendem a divulgação de maneira minimamente parecida
  • C compreender se não há incentivo à destruição do meio ambiente
  • D verificar se a divulgação não é excessiva ou causa algum dano às crianças
  • E publicar a campanha por um curto espaço de tempo para não gerar infrações ao CDC
Entre os elementos de maior importância na cultura de consumo, na contemporaneidade, está o posicionamento do consumidor, em grande parte, em função da relação da produção das empresas com as comunidades tradicionais produtoras de matérias-primas.
Es
se modelo se consolida principalmente em função
  • A do consumo sustentável e da responsabilidade social.
  • B da necessidade de produção de produtos verdes para o mercado global.
  • C dos produtos orgânicos produzidos pelas comunidades tradicionais.
  • D do marketing ecológico que dirige suas mensagens especialmente para os produtos e empresas sustentáveis.

As pesquisas e auditorias de opinião e de imagem são importantes ferramentas de relacionamento com públicos estratégicos. Há vários tipos de pesquisas no gerenciamento dos programas de comunicação com os públicos da organização.
Ao trabalharem a partir de sua intuição e de seu julgamento artístico, os técnicos de comunicação e de produção cultural utilizam a abordagem

  • A informal
  • B da não pesquisa
  • C da administração científica
  • D de eventos midiáticos
  • E exclusivamente de avaliação

Na captação de recursos por meio da Lei Rouanet, a empresa doadora recebe que tipo de benefício?

  • A Dedução fiscal
  • B Lucro compartilhado
  • C Prioridade na restituição fiscal
  • D Renda total dos ingressos vendidos
  • E Exclusividade contratual permanente

Assinale a opção correta relativa aos públicos de uma instituição.

  • A Os públicos da organização, sob a perspectiva da comunicação, são as parcelas da população para as quais determinada mensagem é dirigida com a intenção de sensibilizá-las.
  • B O stakeholder é qualquer indivíduo ou grupo de indivíduos que trabalha, de forma implícita ou explícita, contra os propósitos da organização
  • C O stakeholder não pode ter um elo direto com a organização, ou seja, não pode ser funcionário, acionista ou colaborador da organização.
  • D O público interno é, usualmente, composto pelas pessoas que são mais próximas à organização, como seus funcionários, colaboradores, acionistas e, a depender da estratégia de endomarketing adotada, fornecedores, prestadores de serviços, representantes e franqueados.
  • E O mapeamento do público externo de dada organização deve desconsiderar seus consumidores e concorrentes, que já são trabalhados pelo setor de vendas.