Questões de Processo Comunicacional nas Organizações (Comunicação Social)

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Na comunicação interna das organizações, os fluxos de comunicação são frequentemente categorizados em quatro tipos principais.
Qual é a característica do fluxo horizontal?

  • A Envolve a troca de informações entre membros do mesmo nível hierárquico, promovendo a coesão e a colaboração entre colegas.
  • B Apresenta a comunicação entre diferentes níveis hierárquicos, facilitando a transmissão eficiente de informações.
  • C Ocorre quando as informações fluem verticalmente, indo de níveis mais baixos para níveis mais altos na hierarquia organizacional.
  • D É exclusivamente voltado para a disseminação de políticas e diretrizes da alta administração para os níveis inferiores da organização.
  • E É um fluxo que ocorre lateralmente, entre unidades ou departamentos distintos, facilitando a coordenação e a resolução de problemas interdepartamentais.

As estratégias de Marketing e comunicação empresarial que reúnem publicidade, assessoria de imprensa, relações públicas, entre outras ações, têm se configurado como uma importante ferramenta no sentido de apaziguar o efeito negativo de todas as variáveis às quais as organizações estão sujeitas. Uma das estratégias para tanto, consiste em treinar os porta-vozes da instituição, como gerentes, diretores e encarregados mais requisitados para entrevistas, a fim de prepará-los para essas ocasiões. Esse treinamento é denominado

  • A Clipping.
  • B Follow up.
  • C Gerenciamento de crise.
  • D Media training.

Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas indicam que envolver um maior número de pessoas na tomada de decisão tende a resultados mais qualificados, amenizando as distorções ligadas a uma visão individual. 
"LOPES FILHO, Boanerges Balbino. O Processo Decisório em Comunicação nas Organizações: elementos, conceitos e interfaces para uma reflexão preliminar no evoluir do século XXI. Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp), XIV Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas - Bauru/SP - 18 a 21/05/2020
Decisões tomadas por equipes heterogêneas, tendem a resultados de maior qualidade, pois permitem

  • A diluir responsabilidades de modo a retirar pressões nas equipes garantindo maior eficiência ao processo decisório.
  • B envolver pessoas com pontos de vista e experiências diferentes, o que implica em decisões mais sólidas.
  • C compartilhar modelos comunicacionais eficientes coletivos e individuais cuja pluralidade dificulta o processo decisório.
  • D garantir um brainstorming ou tempestade de ideias que permite ao gestor da comunicação corporativa tomar a decisão final seguindo ou não o que foi debatido.
  • E dar a impressão que ocorre uma pluralidade de pensamento, garantindo maior adesão ao processo decisório da gerência de comunicação.

“Por ser eminentemente proativa, a comunicação estratégica é um processo pelo qual a empresa conduz, intencionalmente, sua comunicação de modo que ela seja clara, aberta e com objetivos voltados para o mercado e para seus públicos de interesse.” 
FERRARI, M. Aparecida. Contexto global e latino-americano da comunicação e relações públicas. São Caetano do Sul: Difusão, 2011, p. 157.
Tal processo de comunicação estratégica inserido no contexto da cultura organizacional pode ser chamado de

  • A assessoria interna, uma atividade que gerencia a relação da empresa com seus públicos a partir de interesses internos de posicionamento estratégico.
  • B gerência de marketing, uma atividade que gerencia a relação da empresa com seus stakeholders, de modo a “vender” a imagem da organização.
  • C gerência de propaganda , uma atividade que gerencia a relação da empresa com seus stakeholders, de modo propagar a ideologia e o branding corporativo.
  • D relações públicas, uma atividade que gerencia a comunicação e os relacionamentos de forma específica nas organizações, cuja função corporativa é contribuir estrategicamente na organização em relação a suas políticas de comunicação, o que lhe confere também uma função gerencial.
  • E assessoria de imprensa, uma atividade que gerencia a relação da empresa com a mídia tradicional (jornal, rádio e TV) e com a nova cadeia digital midiática, cuja função é manter a imagem da empresa na sociedade, o que lhe confere também uma função de relações públicas.

“As comunicações são básicas para a existência diária de todo o indivíduo moderno e de toda organização, de qualquer tamanho”  LESLY, Philip. Os fundamentos de Relações Públicas e da Comunicação. São Paulo : Pioneira, 1995., p.46
Tendo em vista o que afirma Philip Lesly, autor referencial das relações públicas ao lado de Doug Newsom, Alan Scott, M. Cutlip, Allen H. Center e Dennis L. Wilcox, é procedimento essencial para que o relacionamento comunicacional das organizações realmente gere vantagens institucionais e mercadológicas: 

  • A a identificação e classificação do universo público e privado onde está inserida a empresa para construção de canais concorrenciais claros.
  • B a identificação e classificação das formas e tipologias comunicacionais de modo a construir um meio de acesso ao conhecimento empresarial.
  • C a identificação e classificação das verbas orçamentárias para identificação realista das formas de comunicação organizacional.
  • D a identificação e classificação dos stakeholders de uma empresa, algo de relevante importância para se conseguir planejar projetos de comunicação que atinjam com eficiência todas as partes envolvidas.
  • E a identificação e classificação do conselho acionista da organização, algo relevante para entendimento de expectativas e exigências relacionadas à comunicação empresarial.