Questões de Segmentação de Público (Comunicação Social)

Limpar Busca

Como regra, as mensagens comunicacionais de um órgão público municipal são para toda a cidade. Por vezes, no entanto, é preciso falar com grupos determinados de pessoas, em face de um tema específico que precisa ser divulgado. Como denominamos este conceito de grupo focal, dentre as opções dadas a seguir:

  • A Mídia paga focada.
  • B Press group.
  • C Mídia espontânea focada.
  • D Stakeholders.
  • E Press target.

A relação com consumidores pode ser realizada por meio de estratégias de segmentação do mercado. Marque a alternativa que representa o objetivo principal de tais estratégias:

  • A Atrair o maior número de segmentos do mercado, desenvolvendo estratégias específicas para cada grupo presente na sociedade.
  • B Direcionar o produto, serviço ou ideia para grupos específicos de consumidores e não a todos.
  • C Especializar o produto para gerar nicho de mercado.
  • D Analisar o comportamento de diferentes grupos de consumidores, de modo a ofertar um produto que atenda às suas necessidades em comum.
  • E Considerar, na perspectiva de cultura de massa, a demanda de produtos, serviços e ideias que possam ter capilaridade mercadológica.

No que se refere à elaboração e gestão de campanhas publicitárias, julgue o item a seguir. 


O uso de storytelling em campanhas publicitárias é eficaz para criar conexões emocionais com o público-alvo, no entanto ele deve ser evitado em campanhas que visam a públicos B2B, ocasião em que se recomenda a abordagem técnica e objetiva. 

  • Certo
  • Errado

No que se refere à campanha publicitária, julgue o próximo item. 


Para o cálculo da frequência média com que uma mensagem publicitária atinge um indivíduo ou grupo em determinado tempo, divide-se o total de GRP pelo índice de cobertura. 

  • Certo
  • Errado

Em uma organização, os gestores desejam saber os resultados e as receitas obtidos com investimentos em comunicação. Depois de implementar o plano de comunicação, o comunicador precisa avaliar o impacto no público-alvo.
A eficácia do mix de comunicação pode ser mensurada mediante a

  • A confirmação do público-alvo da comunicação.
  • B apresentação de um número considerável de clippings de jornais e revistas.
  • C demonstração de uma planilha adequada de custos de mídia.
  • D reunião de dados sobre a satisfação dos gestores com o plano de comunicação.
  • E obtenção de uma avaliação de feedback a partir de respostas do público.