Questões de A Pesquisa Qualitativa e o Trabalho Educativo (Pedagogia)

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O trabalho em grupo é uma prática que bem trabalhada pode alcançar objetivos muito construtivos para o processo educacional. Porém, esta metodologia sempre apresentou muitos desafios, havendo até mesmo resistência por parte de alguns alunos para executar esta tarefa. Qual dos itens dados abaixo NÃO pode ser considerado um ponto negativo no uso desta dinâmica de trabalho?

  • A A descentralização das tarefas como instrumento para a formação da consciência do que é um trabalho em equipe.
  • B A divisão igualitária de notas quando nem todos executaram as tarefas que lhes foram atribuídas.
  • C A centralização das atividades nas mãos de um indivíduo que se destaca como liderança, mas não a exerce de forma construtiva.
  • D A falta de interação quando os integrantes não possuem afinidades.

A Aprendizagem Baseada em Projetos é uma proposta pedagógica que defende a ideia de que a aprendizagem significativa deve ser baseada na solução de problemas.

A ABP funciona de uma forma bastante diferente da metodologia tradicional. Ela elimina as barreiras entre as diversas disciplinas curriculares e utiliza as contribuições das diversas áreas do conhecimento para propor e solucionar problemas.

Em termos de procedimentos, esta metodologia também traz diferenças em relação à pedagogia tradicional. O início do processo ocorre com o aluno:

  • A escolhendo o que ele quer pesquisar e montando o seu próprio grupo de trabalho.
  • B analisando um conteúdo de sua preferência e relatando suas conclusões.
  • C vivenciando uma atividade prática e fazendo anotações pertinentes à atividade.
  • D pesquisando individualmente um tema determinado pelo professor, fora da aula.
  • E entrevistando pessoas que possam contribuir com o seu projeto.

Um dos grandes desafios para os professores são os trabalhos em grupo.
Em uma sala de aula tradicional, o professor faz uma pergunta, o estudante responde. A interação sempre passa pelo docente.
Para que um trabalho em grupo reverta em aprendizagem, é necessário criar atividades que lidem com coisas que valem a pena ser faladas, investigadas mais a fundo e que tenham uma grande ideia ou conceito mais complexo.
Se os alunos chegarem a hipóteses equivocadas, conversando, eles podem se dar conta de que cometeram um erro ou o professor pode fazer uma provocação, do tipo: “estou intrigado com isso. O que acham de tentar de outro jeito?”.
O resultado da aprendizagem que vem da construção do conteúdo, é:

  • A igual à metodologia tradicional.
  • B menos garantido e controlado.
  • C o mesmo da memorização.
  • D mais duradouro e profundo.
  • E mais confuso para ser avaliado.

Leia as afirmativas a seguir:

I. A qualidade do trabalho desenvolvido em uma instituição de ensino é determinada por um conjunto de fatores amplo, que vai além da capacidade pedagógica do educador. Assim, a manutenção da qualidade da educação municipal exige que sejam criadas e mantidas ações de valorização do profissional da educação escolar, de melhoria da infraestrutura das instituições de ensino, entre outros fatores relevantes para a garantia de prestação de serviços de qualidade para os educandos.

II. O ensino formal é aquele praticado pelas instituições de ensino, com respaldo de conteúdo, forma, certificação, profissionais de ensino etc. Pode-se dizer que a prática do ensino é uma das principais atribuições da escola, senão a mais importante. Nesse contexto, cabe ao educador compreender que a condução do processo de ensino dispensa uma compreensão do que vem a ser o processo de aprendizagem, devendo esse profissional dedicar-se ao cumprimento dos objetivos educacionais, à realização de atividades lúdicas e ao trabalho de orientação pedagógica dos estudantes.

Marque a alternativa CORRETA:

  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.

De acordo com Lüdke e André (1986), a palavra “pesquisa” ganhou uma popularização que, por vezes, chega a comprometer seu verdadeiro sentido. No campo da vida social, da política, bem como da educação, esse tema nem sempre tem sido tratado com o rigor e cuidado que deveria, promovendo uma compreensão de pesquisa bastante estreita. No campo da educação, portanto, para se realizar uma pesquisa qualitativa é preciso

  • A promover o confronto entre os dados, as evidências, as informações coletadas sobre determinado assunto e conhecimento teórico acumulado a respeito dele.
  • B imprimir no objeto de estudo pesquisado a carga de valores, preferências, interesses e princípios que orientam o pesquisador sem promover o distanciamento do objeto para análise.
  • C isolar o fenômeno educacional, assim como se faz com um fenômeno físico, para a realização de uma análise acurada a ser feita em laboratório.
  • D submeter o objeto de estudo a uma abordagem quantitativa e analítica, isolando variáveis e indicando as que são responsáveis por determinados efeitos.