Questões de A Pesquisa Qualitativa e o Trabalho Educativo (Pedagogia)

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O uso de pesquisas de abordagem qualitativa nas investigações tem sido crescente, em especial na área das ciências humanas e sociais. Isso se justifica devido a alguns aspectos essenciais da pesquisa qualitativa, dentre os quais podem ser destacados, EXCETO:

  • A a apropriabilidade de métodos e teorias.
  • B as perspectivas dos participantes e sua diversidade.
  • C a reflexividade do pesquisador e da pesquisa.
  • D a variedade de abordagens e de métodos.
  • E a classificação dos fenômenos pela frequência.

Qual perspectiva de planejamento constitui uma proposta educacional que visa à articulação entre a pesquisa e o trabalho coletivo, em prol da aprendizagem, da autonomia do estudante e que parte da problematização de temas para que os conteúdos sejam trabalhados de forma crítica, reflexiva e democrática?

  • A Disciplinar
  • B Projetos de trabalho
  • C Listagem de conteúdos
  • D Áreas do conhecimento
  • E Dadas comemorativas
“Em todas as reformas educativas, a partir da década de 1980, a questão da qualidade aparece como tema central. Na realidade, a educação busca novo paradigma, que estabelece o problema da qualidade, uma pedagogia da qualidade. Mas esta não pode ser tratada nos parâmetros da qualidade economicista. A escola não é empresa. O aluno não é cliente da escola, mas parte dela. É sujeito que aprende, que constrói seu saber, que direciona seu projeto de vida (SILVA, 1995)” (OLIVEIRA, 2017).
Avalie se as dimensões de formação que caberiam à escola, de acordo com a visão de educação exposta no trecho em destaque, incluem:
I. Formação para a cidadania crítica e participativa. II. Formação ética. III. Preparação para o processo produtivo e para a vida em uma sociedade técnico-informacional. IV. Preparação para a eficiência, com base no conceito de “falha zero”.
Estão corretas as dimensões
  • A I, II e IV.
  • B I, III e IV.
  • C I, II e III.
  • D II, III e IV.
  • E III e IV, apenas.

As pesquisas qualitativas, por suas características comuns, apresentam grande potencial de contribuição para as ações de educação. Entre outras razões, porque colocam “ênfase na intepretação, na compreensão das motivações, culturas, valores, ideologias, crenças e sentimentos que movem os sujeitos, que dão significado à realidade estudada e não aos fatos observáveis e passíveis de serem medidos estatisticamente” (IVENICKI e CANEN, 2016, p.11).
Nas opções a seguir, assinale aquela que contém uma característica que não se aplica às pesquisas qualitativas.

  • A As pesquisas qualitativas examinam relações entre fenômenos, partem de hipóteses e controlam variáveis intervenientes.
  • B As pesquisas qualitativas favorecem a abordagem indutiva, em que o pesquisador pode partir de observações livres.
  • C As pesquisas qualitativas têm como pressuposto a rejeição à ideia da neutralidade do pesquisador.
  • D As pesquisas qualitativas tendem a trabalhar com coleta de dados predominantemente descritivos.
  • E Estudo de caso, pesquisa-ação e pesquisa participante são exemplos de metodologias qualitativas.

Estuda eventos humanos enquanto são imediatamente vivenciados em ambientes reais, evitando categorias e conceitos prévios que poderiam distorcer a base experiencial para compreender os eventos.
O texto acima, segundo a contribuição de Robert Yin no livro “Pesquisa Qualitativa do Início ao Fim (Métodos de Pesquisa)”, faz referência a uma variação da pesquisa qualitativa conhecida como:

  • A Etnografia.
  • B Teoria fundamentada.
  • C Investigação narrativa.
  • D Estudo fenomenológico.