Questões de A Pedagogia de Projetos e a Pesquisa em Sala de Aula (Pedagogia)

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Lüdke e André (1996) afirmam: “Para se realizar uma pesquisa é preciso promover o confronto entre os dados, as evidências, as informações coletadas sobre determinado assunto e o conhecimento teórico acumulado a respeito dele. Em geral isso se faz a partir do estudo de um problema, que ao mesmo tempo desperta o interesse do pesquisador e limita sua atividade de pesquisa a uma determinada porção do saber, a qual ele se compromete a construir naquele momento. Trata-se, assim, de uma ocasião privilegiada, reunindo o pensamento e a ação de uma pessoa, ou de um grupo, no esforço de elaborar o conhecimento de aspectos da realidade que deverão servir para a composição de soluções propostas aos seus problemas”. (LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.)
Considere as afirmativas sobre abordagens teóricas e metodológicas da pesquisa educacional e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na pesquisa etnográfica, objetiva-se explicar a realidade com base nas percepções, atribuições de significados e opiniões das pessoas que dela participam. Os dados analisados são de natureza qualitativa e comumente gerados a partir de observação participante, entrevistas e relatos. ( ) São características do estudo de caso: retratar a realidade de forma completa e profunda, usar apenas um instrumento como fonte de informação, representar os diferentes pontos de vista presentes em uma situação social e não permitir generalizações naturalísticas. ( ) O método de observação é uma estratégia que envolve o registro detalhado do que está sendo observado com: descrição dos sujeitos, reconstrução de diálogos, descrição de locais, descrição de eventos especiais, descrição das atividades e registro dos comportamentos do observador. ( ) O entrevistador deve estar atento não apenas ao roteiro anteriormente elaborado e às respostas verbais que o entrevistado lhe proporciona, mas também a gestos, expressões, entonações, sinais não verbais, hesitações e alterações de ritmo ocorridos durante a entrevista.
Assinale a sequência correta

  • A F, V, F, F
  • B V, V, F, V
  • C V, F, V, V
  • D F, F, V, F

A pedagogia de projetos é uma metodologia de ensino que utiliza a experiência, permitindo que o aluno aprenda fazendo, reconheça sua própria autoria naquilo que constrói pela investigação, contextualize conceitos já conhecidos e descubra outros que emergem durante o desenvolvimento do projeto. Assim sendo, é CORRETO afirmar, em relação à citada pedagogia.
I. Incentiva uma visão interdisciplinar do conhecimento e o desenvolvimento da autonomia dos alunos. II. Trata os conteúdos disciplinares como essencialmente teóricos e abstratos, sendo assim, um fim em si mesmos. III. Tem como características a intencionalidade e a flexibilidade. IV. Deve ser vista como uma atividade funcional, regular, metódica, que trabalha com objetivos e conteúdos prefixados, predeterminados.
Qual a opção correta?

  • A As afirmativas I e II são verdadeiras.
  • B Somente a afirmativa IV é verdadeira.
  • C As afirmativas I e III são verdadeiras.
  • D As afirmativas I, III e IV são verdadeiras.

Na execução de uma dinâmica curricular em que se trabalha com Projetos, é INCORRETO ter como elemento norteador que:

  • A a escolha dos projetos deve considerar os objetivos que a turma deve alcançar e o conhecimento a ser construído.
  • B o ensino baseado na execução de projetos incentiva uma visão interdisciplinar do conhecimento e favorece o desenvolvimento da autonomia do aluno.
  • C a participação do aluno deve ser ativa, porquanto se trata de uma metodologia voltada para a construção do conhecimento e não para a transferência desse conhecimento.
  • D no desenvolvimento dos Projetos, a recepção, o engajamento e o resultado que cada turma obtém são sempre os mesmos, demonstrando o sucesso da ação efetivada.

Vasconcellos (2009) salienta que, no Trabalho por Projeto, o professor deve assumir, em todas as etapas, um papel de:

  • A Interventor.
  • B Orientador.
  • C Sintetizador.
  • D Centralizador.
O PBL - Project Based Learning ou Ensino Baseado em Projetos como uma técnica de Aprendizagem Ativa é caracterizada por:
  • A Desafiar os estudantes à resolver um problema e o professor atuar como um facilitador e não uma fonte de soluções.
  • B Proporcionar aos estudantes diversos tipos de problemas à serem resolvidos, mas que possuam apenas uma única solução sem reflexão.
  • C Desafiar os estudantes à resolver um projeto e apresentar ao final do período uma apresentação.
  • D Proporcionar aos estudantes o uso de recursos tecnológicos em sala de aula.