Questões de Elaboração do Planejamento de Ensino (Pedagogia)

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De acordo com Santos (2012), o currículo e o planejamento destinados ao aluno com deficiência intelectual devem, entre outros objetivos, proporcionar experiências em um ambiente que

  • A ofereça atividades diferenciadas aos estudantes que necessitam de suporte adaptado para os processos avaliativos.
  • B esteja organizado com materiais e diferentes recursos para a integração nas salas de aulas comuns.
  • C promova a participação plena em relação de igualdade com os demais estudantes da educação especial.
  • D possibilite atividades em salas de recursos multifuncionais para o apoio em alimentação, locomoção e higiene.
  • E estimule a curiosidade e desafie o aluno, a fim de gerar um repertório permanente de iniciativa e exploração ativa.

Mendes, Vilaronga e Zerbato (2014), ao discutirem a importância e os desafios do planejamento no modelo de Coensino – realizado entre professores da sala comum e do Atendimento Educacional Especializado – destacam que, entre os diversos fatores essenciais para o sucesso dessa parceria, está a oferta de

  • A formação superior sobre o tema.
  • B tempo suficiente para o planejamento conjunto.
  • C espaço reservado com estrutura para os planejamentos pedagógicos.
  • D acervo sobre a temática, de modo que todos conheçam o conceito de coensino.
  • E sala de reunião organizada para a parceria.

Uma escola está preparando a transição de alunos da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Os professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais estão organizando uma reunião para planejar ações de integração. A escola planeja realizar atividades como a troca de materiais pedagógicos, visitas mútuas e discussões sobre os processos de aprendizagem das crianças. Considerando as diretrizes para essa transição, qual alternativa melhor descreve ações eficazes que a escola pode tomar para garantir uma transição bem-sucedida?

  • A A troca de materiais entre os professores, as visitas e as conversas sobre o histórico dos alunos são ações importantes para garantir a continuidade das aprendizagens e a adaptação das crianças.
  • B A escola deve focar apenas no cumprimento de conteúdos acadêmicos, sem considerar o acolhimento afetivo ou as necessidades emocionais dos alunos durante a transição.
  • C A transição deve ser planejada sem envolver os professores da Educação Infantil, já que os professores do Ensino Fundamental devem assumir totalmente a responsabilidade pela adaptação dos alunos.
  • D A transição não precisa de planejamento, pois os alunos da Educação Infantil estão naturalmente prontos para ingressar no Ensino Fundamental sem maiores dificuldades.
  • E A escola deve introduzir mudanças abruptas no currículo e no ambiente escolar para que os alunos se adaptem rapidamente à nova etapa de forma mais eficiente.

O projeto político-pedagógico é compreendido como a própria organização do trabalho pedagógico da escola. Sua construção constitui um mecanismo para se contrapor à fragmentação e à rotinização desse trabalho. No processo de sua construção, etapas e marcos são fundamentais para garantir a sua concretização. Nesse sentido, destacam-se o marco referencial, o diagnóstico e a programação. A respeito da “programação”, é correto afirmar que:

  • A É caracterizado como uma proposta de ação por definir metas a serem atingidas para a diminuição da distância entre o real e o ideal, isto é, entre o que a escola é e o que almeja ser.
  • B Processo de análise da realidade da escola, que retrata a distância entre a situação atual e os objetivos futuros da instituição, identificando fatores positivos e negativos presentes nessa realidade.
  • C Propõe-se romper com a separação entre concepção e execução, entre pensar e fazer, entre teoria e prática, mediante a participação dos representantes dos diferentes segmentos da instituição escolar.
  • D Definido por um conjunto de valores nos quais a comunidade escolar acredita e pelos objetivos propostos para a aprendizagem dos alunos, sendo estruturado nos âmbitos situacional, conceitual e operativo.
  • E Etapa em que se reflete sobre o papel da escola em seu entorno e na sociedade, definindo ações pedagógicas que viabilizem a relação entre o local e o global.

Conforme Vasconcellos (2022), o planejamento educacional é um processo intencional, sistemático e reflexivo, fundamental para organização e efetividade do ensino. Esse processo permite ao docente estruturar sua prática pedagógica de forma coerente, articulando objetivos de aprendizagem, seleção de conteúdos, escolha de metodologias e definição de procedimentos de avaliação. A partir dessa perspectiva, assinale a opção que melhor expressa à importância do planejamento no contexto educacional:

  • A Os planos de ensino constituem documentos escolares burocráticos que precisam ser seguidos à risca para garantir a uniformidade ensino, independentemente das demandas específicas de cada contexto.
  • B O ato de planejar permite ao professor organizar suas ações de modo flexível e adaptável, promovendo um ensino significativo e alinhado às necessidades de cada turma.
  • C A principal função do planejamento é definir previamente todas as atividades que serão desenvolvidas em sala de aula, sem requerer ajustes e revisões ao longo do período letivo.
  • D O ato de planejar, por sua própria natureza, dispensa a necessidade de avaliação contínua, uma vez que estabelece de forma definitiva os critérios e estratégias que servirão de roteiro para o ensino.
  • E A elaboração dos planos de ensino deve ser atividade exclusiva do professor, sem que sejam necessárias a interferência da equipe pedagógica ou a consideração do contexto educacional.